Teorias
Lista mais vendidos teorias
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 Estado do livro Usado e bem conservado com defeito na capa e lombada e sublinhados a lápis
	          
              13 €
	        Ver produto
          
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 Estado do livro Bom estado. Sinais de uso na capa e lombada. Com assinatura e sublinhados/anotações a lápis.
	          
              7,75 €
	        Ver produto
          
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 Estado do livro O Anúncio tem 4 Fotos Titulo: Introdução Às Teorias dos Testes em Ciências Humanas Autor: Dany Laveault e Jacques Grégoire Tradução: Annette P. R. Botelho, Maria Isabel Coutinho Vieira, Maria José M- M. de Almeida Editora: Porto Editora Dimensões: 24 x 16 cm Páginas: 335
	          
              25 €
	        Ver produto
          
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 Estado do livro Como novo, nunca foi lido, apenas tirado o plástico original.
	          
              8 €
	        Ver produto
          
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 Estado do livro Razoável estado de conservação. Alguns (muito pouco) sublinhados a lápis.
	          
              5 €
	        Ver produto
          
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 Estado do livro Em muito bom estado geral (ligeiras pintas de acidez começam a surgir na lombada)
	          
              10 €
	        Ver produto
          
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 Estado do livro Livro em bom estado, bem limpo e sem marcações no interior
	          
              25 €
	        Ver produto
          
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 Estado do livro O miolo está novo, a capa tem um dano numa quina, ver fotos
	          
              7,69 €
	        Ver produto
          
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 Estado do livro Bom, marca de uso na capa, marca de dobra, identificado na fotografia
	          
              10 €
	        Ver produto
          
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 Estado do livro Lido apenas umas 2 ou 3 vezes mas está em bom estado. Sem uso à alguns anos.
	          
              20 €
	        Ver produto
          
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning  Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_cuidados_continuados.html Em qualquer parte em formato e-Learning  1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, enfermeiros, médicos, auxiliares de ação médica, nutricionistas, assistentes sociais, educadores sociais e terapeutas (fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais), gerontólogos e outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento.  2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção no apoio e cuidado ao doente crónico e terminal, bem como familiares, viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, ao nível da rede nacional de cuidados continuados integrados.  3. Objetivos Específicos - Reconhecer os princípios e valores dos cuidados continuados integrados no sistema de saúde;  - Promover uma compreensão das dimensões biopsicossociais do sofrimento e da doença;  - Desenvolver competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais, trabalho em equipa, apoio à família e controlo sintomático;  - Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção em cuidados continuados e paliativos;  - Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica;  - Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de avaliação e intervenção/reabilitação, nos cuidados continuados integrados;  - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação.  4. Plano Curricular  Módulo 1 - Contextualização e princípios dos cuidados continuados e paliativos (8 horas) Cuidados Continuados e os Sistemas de Saúde Conceito de Cuidados Continuados, continuidade de cuidados e cuidados paliativos Modelo de Rede dos Cuidados Continuados, respetivos princípios e direitos Cuidado Integral da pessoa, promoção da autonomia e dignidade do doente O papel da Família A intervenção multidisciplinar  Módulo 2 - Organização e gestão dos serviços de cuidados continuados integrados no sistema de saúde (12 horas) Enquadramento concetual da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) Marcos históricos e legislativos da RNCCI A RCCI em Portugal, tipologias e características da rede  Modelo de Gestão e Coordenação da RNCCI Implementação e Financiamento da RNCCI Sistema de referenciação e admissão de utentes na RNCCI  Módulo 3 - Equipas multidisciplinares nos serviços de cuidados continuados integrados (10 horas) Filosofia dos cuidados continuados em saúde  Papel dos cuidadores: abordagem multidisciplinar Papel do médico de família na equipa de saúde  Organização e gestão de equipas: liderança, gestão de conflitos e coordenação  Módulo 4 - Ética nos cuidados continuados integrados (14 horas) Noções Básicas de Bioética e Ética Médica O que é a Bioética Diferentes momentos da Bioética Princípios da Bioética Princípio da autonomia Princípio da beneficência Princípio da não maleficência Princípio da justiça Princípio da proporcionalidade O que é Ética Médica Aplicação dos princípios de Bioética e de ética em Saúde, nas situações concretas de cuidados continuados e paliativos Questões controversas nos cuidados continuados e paliativos Testamento Vital, Consentimento Informado, Eutanásia e Suicídio Assistido  Módulo 5 - Relação terapêutica e comunicação (14 horas) A importância da Comunicação nos cuidados continuados A comunicação enquanto fenómeno social: a comunicação Emocional e Assertiva A competência comunicacional em cuidados paliativos integrados Fundamentos Teóricos da relação de Ajuda Competências de base para a relação de ajuda com o doente e a sua família Atitudes de escuta empática, aceitação incondicional e congruência Treino de técnicas de entrevista clínica Grupos de encontro  Módulo 6 - Envelhecimento:Aspetos biológicos, sociais e psicológicos (20 horas) Conceito de Envelhecimento Causas de Envelhecimento Causas Endógenas Causas Exógenas Envelhecimento, Velhice, Velho Modificações associadas ao Envelhecimento: Biológicas, Psicológicas e Sociais Abordagem de algumas teorias: Teorias Estocásticas, Uso e Desgaste, Teorias Sistémicas, Teorias Metabólicas, Teorias Genéticas e Teorias Imunológicas Teorias Biológicas do Envelhecimento Envelhecimento Biológico Aspetos Sociais do Envelhecimento Relações Sociais na velhice Envelhecimento Demográfico Alterações sociais: o trabalho e a reforma, doença, morte, viuvez e solidão Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma do desenvolvimento ao longo de toda a vida (life-span) Teorias Atuais: Seletividade Socioemocional; Dependência Apreendida Alterações associadas ao processo de envelhecimento Cognição Perceção e Atenção Memória e Aprendizagem Inteligência Personalidade Envelhecimento e dependência: incapacidade, (in)dependência e autonomia  Módulo 7 - Patologias prevalentes nos cuidados continuados integrados (25 horas) Patologias prevalentes nos cuidados continuados integrados  Abordagem específica e individualizada das patologias mais frequentes em Cuidados Continuados Integrados, boas práticas e estratégias de intervenção com vista à promoção e funcionalidade para uma melhor qualidade de vida  Estados vegetativos  Patologias ortopédicas  Gestão de doença crónica  Doença cardíaca  Doença Pulmonar  Demências  Doenças Oncológicas - Cancro  Síndromes geriátricos  AVC  Doença hepática  Doença Renal  Módulo 8 - Tratamento da dor e dos sintomas nos cuidados continuados integrados (16 horas) Tratamento da dor e dos sintomas nos cuidados continuados integrados  Princípios gerais, fisiológicos e avaliação da dor  Controlo da dor por meios farmacológicos e não farmacológicos  Controlo da dor e qualidade de vida  Tratamento de feridas e úlceras de pressão  Nutrição  Sintomas específicos de doenças não oncológicas  Módulo 9 - Reabilitação e dependências (20 horas) Modelo de Cuidados dirigidos à independência das pessoas idosas Avaliação Multidimensional  Avaliação Funcional  Estrutura Organizacional, Conceitos, Tipologias e Critérios de referenciação Equipas de Apoio Domiciliário  Unidades Sócio-Ocupacionais  Unidades Residenciais  Unidades de Convalescência  Tipologias de utentes e Critérios de admissão  Objetivos das Unidades de Convalescença  Tipologia dos Serviços  Metodologia de Trabalho  Preparação do membro da família e/ou prestador de cuidados informais Envolvimento nos cuidados ao doente  Instrumento de Avaliação Psicossocial   Módulo 10 - Cuidados paliativos (25 horas) Revisão histórica dos cuidados paliativos  Cuidados paliativos em Portugal - Do Programa Nacional de Cuidados Paliativos ao Plano Estratégico para o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos  Doentes a que se destina – Cuidados Paliativos  Organização dos cuidados paliativos Humanização e cuidados paliativos  Módulo 11 - Família, morte e apoio no luto (16 horas) A Família - Noção de família; Família(s): definição de família em função da sua constituição. Espaço e Tempo da família Psicologia da morte: a visão existencialista da morte; uma perspetiva psicológica da morte; influência da morte na perceção da vida O processo de morrer: reações face à morte; a consciência de estar a morrer O luto: teorias do luto; o processo de luto; intervenção terapêutica no luto A perda do familiar e suas consequências. Manifestações afetivas. Manifestações comportamentais e cognitivas Intervenção na doença terminal: objetivos da intervenção; comunicar as más notícias Os profissionais de saúde perante a morte: programas psicoeducativos sobre a morte; prevenção de burnout  Módulo 12 - Assistência social e psicológica nos cuidados continuados integrados (20 horas) Intervenção do serviço social numa equipa interdisciplinar de cuidados paliativos Serviço social nos cuidados continuados Objeto de intervenção e metodologia usada pelo serviço social As redes de suporte social Intervenção do serviço social na família - aplicações práticas Fatores psicológicos, socioculturais, interpessoais e espirituais na doença crónica e terminal Metodologia de avaliação do indivíduo e da sua família com doença grave e terminal Avaliação de questões específicas comuns em doentes graves e terminais: psicopatologia, respostas de luto, dor, desesperança, capacidade de tomada de decisões Exemplos de intervenções específicas: dignity therapy, terapia de apoio, terapia cognitivo-comportamental Especificidades da intervenção clínica: limites, estrutura, setting  Módulo 13 - Projeto final (80 horas) Elaboração de um projeto no âmbito dos Cuidados Continuados e Paliativos, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.  5. Certificado  Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
	          
              890 €
	        Ver produto
          2 fotos
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 INSCRIÇÕES ABERTAS  Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_esp_psicogeront.html Em qualquer parte em formato e-Learning  1. Destinatários  Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Assistentes Sociais, Técnicos de Reabilitação, Enfermeiros, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Sociólogos, Animadores Sócio-Culturais, Estudantes finalistas e outros profissionais das áreas sociais e saúde, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação.  2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos teórico - práticos de Psicogerontologia de forma a promover nestes, as competências necessárias para proceder à avaliação/intervenção/ reabilitação junto dos idosos e simultaneamente trabalhar com os cuidadores quer sejam informais quer sejam formais.  3. Objetivos Específicos - Compreender o envelhecimento humano numa perspetiva biopsicossocial e espiritual;  - Identificar as perturbações psicopatológicas mais frequentes na população idosa;  - Identificar e diferenciar os vários tipos de demências;  - Conceber o papel da prestação de cuidados na população idosa e as consequências biopsicossociais;  - Identificar situações de maus-tratos;  - Proporcionar formas de avaliação e intervenção psicológica no adulto e no idoso, em várias áreas: intervenção comunitária, intervenção nos prestadores de cuidados e nos profissionais de saúde;  - Desenvolver competências que visam a promoção da autonomia, independência da pessoa idosa;  - Identificar a importância da intervenção inter e multidisciplinar na interação do idoso.  5. Plano Curricular  Módulo 1 - Introdução à psicogerontologia (8 horas) Breve concetualização histórica da Gerontologia Conceito de envelhecimento Envelhecimento, Velhice, Velho Modificações associadas ao envelhecimento: biológicas, psicológicas e sociais  Módulo 2 - Aspetos sociais do envelhecimento (8 horas) Relações Sociais na velhice Envelhecimento demográfico Alterações sociais: o trabalho e a reforma, doença, morte, viuvez e solidão  Módulo 3 - Teorias biológica do envelhecimento (8 horas) Abordagem de algumas teorias: Estocásticas, Uso e Desgaste, Teorias Sistémica, Teorias Metabólicas, Teorias Genéticas e Teorias Imunológicas  Módulo 4 - Psicologia do envelhecimento (16 horas) Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma de desenvolvimento ao longo de toda a vida (life-span) Teorias atuais: Seletividade Socioemocional; Dependência Aprendida Alterações associadas ao processo de envelhecimento: Cognição, Perceção e Atenção, Memória e Aprendizagem, Inteligência e Personalidade Envelhecimento e dependência: incapacidade, (in)dependência e autonomia  Módulo 5 - Aspetos da espiritualidade no envelhecimento (8 horas) Espiritualidade na velhice Religiosidade, Espiritualidade e a saúde física e mental  Módulo 6 - Envelhecimento e cognição (16 horas) Noções básicas de neuropsicologia cognitiva Modificações cognitivas no envelhecimento cerebral Envelhecimento e plasticidade neuronal  Módulo 7 - Neuropsicologia das demências (28 horas) Conceitos básicos de neuroanatomia e neurofisiológica: Funções cognitivas Demências: conceito, perfis cognitivo e comportamental: Défice Cognitivo ligeiro, Doença de Alzheimer, Demência Fronto-temporal, Demência com Corpos de Levy Abordagem da terapêutica farmacológica Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar  Módulo 8 - Psicopatologia do envelhecimento (24 horas) Conceitos básicos Perturbação de Ansiedade Perturbação Cognitivas: Delirium Perturbação do estado de ânimo: Depressão Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar  Módulo 9 - Luto e viuvez (8 horas) Perda do parceiro e suas consequências Manifestações afetivas Manifestações comportamentais e cognitivas  Módulo 10 - Maus tratos (24 horas) Definição e concetualização de maus tratos Tipologia dos maus tratos Características da vítima e do agressor Situações onde se podem detetar situações de maus tratos Avaliação: Instrumentos existentes Intervenção multidisciplinar  Módulo 11 - Envelhecimento e prestação de cuidados (20 horas) Ser-se cuidador O processo de iniciação O perfil do cuidador As características das tarefas desempenhadas Impacto dos cuidados na dinâmica familiar: no cuidador familiar; no recetor de cuidados; nas relações familiares Apoios formais – a família, o idoso e o(s) cuidador(es) formais Relação família, idosos e instituições/profissionais Triângulo comunicacional Relações entre família e profissionais Relação cuidador(es) formais e cuidador(es) informais Promover boas relações Cuidados comunitários: centros de dia, centros de convívio e apoio domiciliário Cuidados institucionalizados Institucionalização temporária – hospitalização Relação com os profissionais de saúde Institucionalização permanente: lares de idosos O processo de institucionalização O relacionamento entre lar, idoso e família  Módulo 12 - Intervenção (32 horas) Importância da equipa multidisciplinar nas instituições geriátricas Psicogerontomotricidade: promover as funções executivas Psicogerontologia grupal: características cognitivas e emocionais dos idosos Terapia Narrativa, o Trabalho com as famílias Grupos psicoeducativos para cuidadores   6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
	          
              500 €
	        Ver produto
          2 fotos
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning  Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/formacao-avancada-criminologia.php Em qualquer parte em formato e-Learning  1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Direito, Polícias, Militares, Profissionais de carreira judiciária e potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.  2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção na área da criminologia, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, em entidades públicas e privadas que atuem na área da criminologia (prevenção, intervenção e investigação).  3. Objetivos Específicos - Demonstrar uma visão global dos diferentes aspetos relacionados com a criminologia;  - Promover a reflexão sobre os conflitos sociais que provocam a criminalidade urbana e rural, interna ou transnacional;  - Analisar e compreender de forma aprofundada a natureza do crime e da violência;  - Explorar técnicas de investigação criminal no que concerne à definição do retrato psicológico e perfil criminal;  - Compreender a importância da vítima, a sua conduta e medidas para reduzir o dano;  - Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de investigação criminal;  - Incentivar a crítica académica no âmbito das medidas de reinserção social de criminosos;  - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação.  4. Plano Curricular  Módulo 1 - Criminologia e sociologia do crime - Enquadramento teórico (26 horas) A Sociologia da criminalidade A origem da punição O direito, o delito e a criminologia O objeto e o método da criminologia Antropologia do homem criminógeno Neuropsicologia e psiquiatria forense  Módulo 2 - Teorias do crime, comportamento desviante e criminalidade violenta (40 horas) A visão da sociedade e as teorias do crime Comportamento desviante, agressividade e violência Segurança interna, criminalidade violenta e o terrorismo Comportamento abusivo, pornografia e violência sexual A medicina legal e as ciências forenses O contributo e a intervenção da psicologia da justiça  Módulo 3 - Tribunais e Ministério Público - Funcionamento da estrutura processual penal (16 horas) Introdução ao Direito Processual Penal: Natureza, Valores e Finalidades A Estrutura Acusatória e os Modelos de Processo Penal Jurisdição Penal Os Sujeitos Processuais (Em Destaque: O Tribunal e o Ministério Público)  Módulo 4 - Crime Organizado e Criminologia Económica (20 horas) PARTE I - O Crime Organizado Introdução Globalização e sociedade de risco Conceito e estrutura do crime organizado O crime organizado no nosso ordenamento jurídico-penal PARTE II - A Criminologia Económica Introdução Cenário da política criminal económica Direito penal económico: é legítimo? É necessário? A autorregulação regulada: Corporate governance e compliance O branqueamento  Módulo 5 - Direito Penal (20 horas) Conceito de direito penal Noção de direito penal As normas penais, o facto ilícito e a sanção O direito penal e o poder punitivo do Estado O conceito de bem jurídico Fins do direito penal e das sanções penais Secção I – Fins do direito penal Diversidade de fins do direito penal Prevenção geral A prevenção geral negativa A prevenção geral positiva Outras teorias sobre os fins do direito penal: Crítica Secção II – Natureza e fins das sanções penais As sanções penais são meios de tutela jurídica repressiva Pluridimensionalidade dos fins das sanções penais Natureza e fins das penas criminais Natureza e fins das medidas de segurança Monismo e dualismo das penas e medidas de segurança Caraterísticas essenciais do direito penal Os princípios da autonomia, proporcionalidade, subsidiariedade, legalidade e jurisdicionalidade do direito penal Os princípios da culpa e do direito penal do facto O princípio da humanidade das penas e dignidade da pessoa enquanto limite da duração e execução das penas Classificações do direito penal Parte geral e parte especial do direito penal; direito penal comum e direito penal especial Outras classificações As ciências penais: A dogmática jurídico-penal A ciência do direito penal. A dogmática jurídico-penal Outras ciências do direito penal: filosofia e história do direito penal A política criminal A criminologia Ciências auxiliares do direito penal  Módulo 6 - Direitos Humanos (10 horas) Natureza e conceito dos direitos fundamentais e direitos humanos O “desenvolvimento” dos direitos fundamentais e dos direitos humanos As fontes dos direitos fundamentais e dos direitos humanos  Módulo 7 - Violência Doméstica - Questões legais (8 horas) O bem jurídico protegido O concurso de crimes O fundamento da natureza pública do crime O suicídio da vítima Violência na idade maior Questões de direito adjetivo (processual) A vítima e a centralidade do arguido Flagrante delito Recolha de prova Declarações para memória futura O silêncio O que diz a Lei Declaração Universal dos Direitos do Homem Constituição da República Portuguesa Convenção de Istambul Declaração dos Direitos da Criança Convenção sobre os Direitos da Criança Princípios das Nações Unidas para as Pessoas Idosas Código Penal  Módulo 8 - Saúde Mental e Crime (20 horas) Saúde Mental e Crime Enquadramento Conceptual Da Normalidade à Psicopatologia e ao Crime Normalidade e patologia Comportamento desviante e marginalidade Comportamento anti-social Perturbação anti-social da personalidade Agressividade e raiva Personalidade criminal Atitudes pró-criminais Psicopatia A Entidade do Homicida e Assassinos em Série Definição Resenha Histórica Características Modelos Integradores Causas Inimputabilidade Penal O Conceito de Anomalia Psíquica  Módulo 9 - Vitimologia (20 horas) Noções Gerais de Vitimologia Origens da Vitimologia Teorias de Vitimização Teoria do Estilo de Vida Abordagens Feministas Realismo de Esquerda Aspetos Críticos Impacto do Crime na Vítima Orientações Globais no Apoio à Vítima Vitimologia no Contexto de Violência Doméstica Considerações Gerais Enquadramento Legal Exercício da Violência Doméstica (Conjugal) Impacto da Violência nas Crianças Violência contra Dependentes Vitimologia no Contexto de Violência Sexual – Adultos Considerações Gerais Enquadramento Legal Impacto na Vítima Intervenção Articulada Abordagem às Vítimas Vitimologia no Contexto de Violência Sexual – Crianças Considerações Gerais Enquadramento Legal Especificidades na Abordagem com Crianças Vitimologia no Contexto de Violência Sexual – Aspetos de Intervenção Médico-Legal  Módulo 10 - Profiling Criminal (30 horas) Profiling Criminal: técnica ou intuição Noções gerais e o papel do profiler Objetivos e considerações no Profiling Domínios de Aplicação Introdução às Abordagens Principais Abordagens Elaboração de Perfis Criminais Indicadores na elaboração de Perfis Criminais Crimes Sexuais - Crianças O Estranho Caso de Jack the Ripper – Estudo de Caso  Módulo 11 - Investigação Criminal (30 horas) O Conceito de Investigação Criminal Conceito Normativo Conceito Material Estratégias de Investigação Criminal Interrogação Instrumentação Interpretação de vestígios Criminalística, Polícia Técnica e Polícia Científica A Organização da Investigação Criminal O Método A informação A cooperação A Prova, o objetivo central da Investigação Criminal Princípios jurídicos relativos a prova Prova Pessoal ou Subjetiva A entrevista e o Interrogatório Meios de prova pessoal Prova Real, Material ou Objetiva Meios de Obtenção de Prova Fases da Investigação Criminal Competências da Investigação Criminal Novos Desafios da Investigação Criminal  Módulo 12 - Delinquência Juvenil (15 horas) O Jovem Delinquente e o Homem Criminógeno  Comportamento Desviante, Delinquência e Criminalidade Enquadramento Legal e Institucional dos Menores em Perigo A Psicologia Forense na Prevenção da Delinquência Juvenil Avaliação dos Fatores de Risco Associados aos Comportamentos Desviantes O Bullying, a Vitimação e o Risco de Ser Delinquente  Módulo 13 - Prevenção do Crime e da delinquência (20 horas) Crime, Sociedade e Segurança Comportamentos de Risco e Vitimação Avaliação e Prevenção da Violência Doméstica Mau Trato e Abuso Sexual de Menores  Estratégias de Prevenção para Casos de Bullying  Intervenção com Agressores e Autores do Delito  Módulo 14 - Reinserção social e serviços prisionais (15 horas) Educação para os Direitos Humanos Medidas de Promoção e Proteção de Menores Medidas de Segurança e de Privação da Liberdade  Reabilitação e Reinserção Psicossocial  Planos de Reabilitação Psicossocial  Módulo 15 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da criminologia, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.  5. Certificado  Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
	          
              890 €
	        Ver produto
          2 fotos
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 INSCRIÇÕES ABERTAS  Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_vitimologia.html Em qualquer parte em formato e-Learning  1. Destinatários Profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Direito, Polícias, Militares, Profissionais de carreira judiciária e potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.  2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos que lhes permita o estudo da vítima no momento do crime, desde a sua ocorrência até às suas consequências. Tem como objetivos evidenciar a importância da vítima, a sua conduta e medidas para reduzir o dano.  3. Objetivos Específicos - Definir Vitimologia;  - Descrever os aspetos específicos do processo de pesquisa em matéria de vitimação;  - Identificar a vítima enquanto objeto de estudo e de conhecimento: diferentes classificações, tipologias e definições;  - Indicar alguns tipos de violência, de crime, de vitimação, assim como os métodos de estudo da vítima e da vitimação;  - Explicar a evolução histórico-teórica da vitimologia e as principais correntes psicossociais e criminológicas explicativas da violência;  - Compreender a importância dos direitos humanos das vítimas, bem como a sua aplicação a nível internacional;  - Identificar e aplicar medidas de apoio à vítima.  4. Saídas Profissionais Investigação e Consultadoria criminal; Apoio às forças de segurança, tribunais e empresas de segurança privada; Formação, ensino e investigação.  5. Plano Curricular  Módulo 1- Vitimologia - Enquadramento teórico (4 horas) Diferentes conceções da Vitimologia Breve história da Vitimologia Vitimologia teórica Da Vitimologia do ato à Vitimologia de ação Vitimologia e investigação A atual crise na Vitimologia  Módulo 2 - Tipos de vítimas e perfis de vitimação (10 horas) Conceitos e tipos de vítima Vítimas em contexto doméstico Violação - perspetiva vitimológica Violência conjugal Crianças vítimas de violência  Módulo 3 - teorias da vitimação (12 horas) Teorias Blaming The Victims Teorias da Oportunidade Perspetivas Sócio-Estruturais, Institucionais e Culturais  Módulo 4 - Vitimologia e direitos humanos (8 horas) Vitimologia e Direitos Humanos Direitos das Vítimas no Direito Internacional Direitos Humanos e Vitimologia  Módulo 5 - Apoio à vítima - Orientações (6 horas) Orientações globais para o apoio à vítima Impacto do crime na vítima A APAV  6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
	          
              140 €
	        Ver produto
          2 fotos
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 INSCRIÇÕES ABERTAS  Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/fa_criminologia.html Em qualquer parte em formato e-Learning  1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade ou de um C.E.T. (Curso de Especialização Tecnológica), interessados nas áreas relacionadas com as ciências forenses ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.  2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção na área da criminologia, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, em entidades públicas e privadas que atuem na área da criminologia (prevenção, intervenção e investigação).  3. Objetivos Específicos - Demonstrar uma visão global dos diferentes aspetos relacionados com a criminologia;  - Promover a reflexão sobre os conflitos sociais que provocam a criminalidade urbana e rural, interna ou transnacional;  - Analisar e compreender de forma aprofundada a natureza do crime e da violência;  - Explorar técnicas de investigação criminal no que concerne à definição do retrato psicológico e perfil criminal;  - Compreender a importância da vítima, a sua conduta e medidas para reduzir o dano;  - Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de investigação criminal;  - Incentivar a crítica académica no âmbito das medidas de reinserção social de criminosos.  4. Saídas Profissionais  - Investigação criminal; - Consultadoria criminal; - Apoio às forças de segurança, tribunais e, empresas de segurança privada.  - Intervenção com delinquentes.  Entidades empregadoras: Profissão liberal, Forças de segurança (PJ, PSP, GNR), Ministério da defesa (serviços secretos), Serviço de estrangeiros e fronteiras, Tribunais de justiça, Instituições penitenciárias, Centros de menores, Instituições de apoio a vítimas, Direção geral de reinserção social, Autarquias, Instituições de ensino, Centros de investigação, Gabinetes de mediação, Gabinetes de advogados e Empresas de segurança privadas.   5. Plano Curricular  Módulo 1 - Criminologia e sociologia do crime - Enquadramento teórico (26 horas) A Sociologia da criminalidade A origem da punição O direito, o delito e a criminologia O objeto e o método da criminologia Antropologia do homem criminógeno Neuropsicologia e psiquiatria forense  Módulo 2 - Teorias do crime, comportamento desviante e criminalidade violenta (40 horas) A visão da sociedade e as teorias do crime Comportamento desviante, agressividade e violência Segurança interna, criminalidade violenta e o terrorismo Comportamento abusivo, pornografia e violência sexual A medicina legal e as ciências forenses O contributo e a intervenção da psicologia da justiça  Módulo 3 - Vitimologia (20 horas) Noções Gerais de Vitimologia Origens da Vitimologia Teorias de Vitimização Teoria do Estilo de Vida Abordagens Feministas Realismo de Esquerda Aspetos Críticos Impacto do Crime na Vítima Orientações Globais no Apoio à Vítima Vitimologia no Contexto de Violência Doméstica Considerações Gerais Enquadramento Legal Exercício da Violência Doméstica (Conjugal) Impacto da Violência nas Crianças Violência contra Dependentes Vitimologia no Contexto de Violência Sexual – Adultos Considerações Gerais Enquadramento Legal Impacto na Vítima Intervenção Articulada Abordagem às Vítimas Vitimologia no Contexto de Violência Sexual – Crianças Considerações Gerais Enquadramento Legal Especificidades na Abordagem com Crianças Vitimologia no Contexto de Violência Sexual – Aspetos de Intervenção Médico-Legal  Módulo 4 - Profiling Criminal (30 horas) Profiling Criminal: técnica ou intuição Noções gerais e o papel do profiler Objetivos e considerações no Profiling Domínios de Aplicação Introdução às Abordagens Principais Abordagens Elaboração de Perfis Criminais Indicadores na elaboração de Perfis Criminais Crimes Sexuais - Crianças O Estranho Caso de Jack the Ripper – Estudo de Caso  Módulo 5 - Investigação Criminal (30 horas) O Conceito de Investigação Criminal Conceito Normativo Conceito Material Estratégias de Investigação Criminal Interrogação Instrumentação Interpretação de vestígios Criminalística, Polícia Técnica e Polícia Científica A Organização da Investigação Criminal O Método A informação A cooperação A Prova, o objetivo central da Investigação Criminal Princípios jurídicos relativos a prova  Prova Pessoal ou Subjetiva A entrevista e o Interrogatório Meios de prova pessoal Prova Real, Material ou Objetiva Meios de Obtenção de Prova Fases da Investigação Criminal Competências da Investigação Criminal Novos Desafios da Investigação Criminal  Módulo 6 - Delinquência Juvenil (15 horas) O Jovem Delinquente e o Homem Criminógeno Comportamento Desviante, Delinquência e Criminalidade Enquadramento Legal e Institucional dos Menores em Perigo A Psicologia Forense na Prevenção da Delinquência Juvenil Avaliação dos Fatores de Risco Associados aos Comportamentos Desviantes O Bullying, a Vitimação e o Risco de Ser Delinquente  Módulo 7 - Prevenção do crime e da delinquência (20 horas) Crime, Sociedade e Segurança Comportamentos de Risco e Vitimação Avaliação e Prevenção da Violência Doméstica Mau Trato e Abuso Sexual de Menores Estratégias de Prevenção para Casos de Bullying Intervenção com Agressores e Autores do Delito  Módulo 8 - Reinserção Social (15 horas) Educação para os Direitos Humanos Medidas de Promoção e Proteção de Menores Medidas de Segurança e de Privação da Liberdade Reabilitação e Reinserção Psicossocial  6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
	          
              750 €
	        Ver produto
          2 fotos
            
                Vila Nova de Gaia (Porto)
              
              
                 INSCRIÇÕES ABERTAS  Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_comercio_internacional.html Em qualquer parte em formato e-Learning  1. DESTINATÁRIOS - Empreendedores atuais e potenciais - Comerciantes  - Executivos de PMEs - Professores de Gestão e Economia - Gestores e empresários - Estudantes do ensino médio e superior - Outros potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.  2. OBJETIVO GERAL No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos que lhes permitam compreender as oportunidades e desafios da globalização, as formas de internacionalização das empresas, os critérios para decidir quais os mercados a entrar, avaliando a sua atratividade e o investimento direto estrangeiro, e focando os vários fatores a atender nas economias emergentes.  3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Compreender a regulamentação internacional; - Realizar planos de internacionalização de empresas; - Analisar riscos e oportunidades na internacionalização; - Conhecer os mercados internacionais; - Compreender e utilizar termos como Globaltrade, Incoterms, Balança Comercial, etc; - Aplicar modelos de comércio tradicional; - Conhecer os processos logísticos e adaptá-los às suas necessidades; - Selecionar um País-alvo para a internacionalização.  4. PLANO CURRICULAR Módulo 1: Teorias e modelos do comércio internacional (10 horas)  Comércio Internacional - introdução A rota da Seda Teorias e Modelos do comércio internacional Regulamentação do comércio internacional Lista de organismos governamentais com estudos sobre o comércio Internacional por país  Módulo 2: Globaltrade (6 horas)  GlobalTrade Módulo 3: Balança comercial (6 horas)  Balança Comercial Porque é a globalização importante para os gestores? Globalização versus Regionalização à escala mundial Formas de regionalização O sucesso das pequenas e médias empresas (PME) num mundo plano Módulo 4: Incoterms (6 horas)  Incoterms: principais características Módulo 5: O ambiente económico mundial após a omc (organização mundial do comércio) (6 horas)  Prepare-se para trabalhar lá fora Mentalidade de silo, incompatível com empresas internacionais Somos empreendedores? Módulo 6: Distribuição e logística: importância no comércio internacional (6 horas)  Importância da Cadeia de Distribuição Processo “Push-pull” Módulo 7: Internacionalização (10 horas)  Que Países escolher para localizar unidades produtivas? O que é a dupla tributação internacional? O “International Accounting Standards Board” (IASB) e as Normas Internacionais de Contabilidade (NIC) Como preparar a internacionalização de uma empresa Formas de entrada em mercados estrangeiros  5. CERTIFICADO Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
	          
              180 €
	        Ver produto
          2 fotos
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 INSCRIÇÕES ABERTAS  Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_bullying.html Em qualquer parte em formato e-Learning  1. Destinatários Professores, Psicólogos, Animadores sócio-culturais, Auxiliares Educativos, Estudantes Finalistas e outros profissionais das áreas sociais, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação.  2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos sobre a temática do bullying, tendo em conta os diferentes contextos que podem concorrer para o seu aparecimento. Como agir, como combater e lidar com os agressores e as vítimas de bullying.  3.Objetivos Específicos  - Fornecer informação sobre as diferentes teorias de agressividade;  - Compreender a importância dos diferentes contextos relacionais do adolescente;  - Identificar os sinais do bullying nas vítimas e agressores;  - Contribuir para a intervenção no contexto escolar.  4.Plano Curricular  Módulo 1 - A agressividade (6 horas)  A Agressividade Conceito de Agressividade Teorias Explicativas da Agressividade Teoria Catártica da Agressão Teoria Etológica Hipótese da Frustração-Agressão Teoria da Aprendizagem Social Teoria Sócio-Cognitiva de K. Dodge Possíveis Fatores Explicativos da Agressividade A Família Práticas Parentais Relacionamento Entre Irmãos O Grupo de Pares   Módulo 2 - O bullying (7 horas) Bullying Definição Vítimas e Agressores Caracterização das Vítimas Caracterização dos Agressores Efeitos do Bullying para as Vítimas Efeitos do Bullying para os Agressores Bullying na Escola Bullying e o recreio Bullying e a Indisciplina Cyberbullying Formas de Cyberbullying Tipos de Cyberbullying Cyberbullying em Contexto Escolar Cyberbullying: Estratégias de Defesa Estudos de Investigação no Âmbito do Bullying/Cyberbullying  Módulo 3 - Dos estudos às linhas para a intervenção (5 horas)  Bullying – Uma Visão Nacional e Internacional Estudos Efetuados no Contexto Português Contributos de um Estudo Qualitativo Discurso do Grupo dos Agressores e Vítimas Interpretação e Discussão dos Resultados Estudos Internacionais  Módulo 4 - Debates e criação de plano de intervenção (7 horas) Proposta de Intervenção em Contexto Escolar Escola Direção da Escola (Conselho Executivo) Professores em Geral Diretores de Turma Funcionários Alunos Recreios e outros Espaços da Escola Família Restante comunidade Programa de Desenvolvimento Narrativo Programa de Intervenção Para Promoção e Desenvolvimento de Competências  5. Certificado  Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
	          
              150 €
	        Ver produto
          2 fotos
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 INSCRIÇÕES ABERTAS  Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_gerontologia_clinica.html Em qualquer parte em formato e-Learning  1. Destinatários  Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação social e intervenção comunitária ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.  2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção clínica no apoio e cuidado do idoso, bem como familiares na prática da Gerontologia clínica aplicada, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, ao nível de serviços clínicos especializados no apoio ao idoso.  3. Objetivos Específicos - Demonstrar uma visão global dos diferentes aspetos relacionados à gerontologia clínica;  - Compreender as dimensões biopsicossociais do envelhecimento e demonstrar competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais, trabalho em equipa, apoio à família;  - Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção com idosos;  - Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica;  - Demonstrar conhecimentos sobre os grandes síndromes gerontológicas, assim como sobre as patologias mais frequentes, a reabilitação, etc.;  - Dominar a multidisciplinariedade na assistência gerontológica;  - Aplicar os processos a serem seguidos na avaliação gerontológica integral;  - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação.  4. Saídas Profissionais Lares de Idosos, Residências Geriátricas, Serviços de Apoio Domiciliário, Centros de Dia, Centros de Noite, Centros Comunitários, Hospitais, Clínicas e Casas de Repouso.  5. Plano Curricular  Módulo 1 - Introdução à Gerontologia (8 horas) Gerontologia - breve concetualização histórica da Gerontologia  Evolução histórica Conceito de envelhecimento Causas do envelhecimento Causas Endógenas Causas Exógenas  Envelhecimento, Velhice, Velho  Modificações associadas ao envelhecimento: Biológicas, Psicológicas e Sociais  Módulo 2 - Envelhecimento e aspetos psicossociais (20 horas) Aspetos Sociais no Envelhecimento  Relações sociais na velhice  Teorias Sociais do Envelhecimento  Teoria das Trocas  Teoria da Equidade  Teoria da Integração Social  Teoria da Atividade  Alterações Sociais no Envelhecimento  Trabalho e Reforma  Doença  Morte, Viuvez e Luto  Solidão Aspetos Psicológicos do Envelhecimento  Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma do desenvolvimento ao longo da vida (Life-span) Teorias Atuais  Teoria da Seletividade Sócio-Emocional  Teoria da Dependência Apreendida  Alterações Psicológicas Associadas ao Envelhecimento  Cognição  Perceção e Atenção Memória e Aprendizagem Inteligência Personalidade  Módulo 3 - Avaliação clínica geriátrica (6 horas) Avaliação Multidimensional Geriátrica Avaliação Clínica Avaliação para obter o diagnóstico Avaliação Funcional Avaliação Cognitiva para a Demência Instrumentos de Avaliação  Módulo 4 - Grandes síndromes geriátricos e demências (26 horas) Conceitos Básicos de Psicopatologia Delirium Sintomatologia Depressão Geriátrica Quadro Clínico e Diagnóstico Causas da Depressão Aspetos Neurobiológicos da Depressão Depressão e Doenças Clínicas Gerais Depressão e Funções Cognitivas Formas de Apresentação Clínica Como atuar Tratamento Tratamento Farmacológico Tratamento Não Farmacológico Síndromes Demenciais Conceitos Básicos de Neuroanatomia e Neurofisiologia Aspetos neuroanatómicos Aspetos Neurofisiológicos Demência: Conceito, Perfis Cognitivo e Comportamentais Défice Cognitivo Ligeiro Demência de Alzheimer Demência Frontotemporal Demência com Corpos de Lewy Demência Vascular Abordagem da Terapêutica Farmacológica  Módulo 5 - Nutrição geriátrica (10 horas) Nutrição e Geriatria Avaliação Clínica e Nutricional de Idosos Alterações Fisiológicas do Envelhecimento relacionadas com a Alimentação Componentes essenciais da Avaliação Nutricional de Idosos Protocolos de Avaliação Nutricional do Idoso Planeamento da dieta: Componentes Dietéticos  Módulo 6 - Enfermangem e fisiterapia geriátrica (18 horas) Suporte Básico de Vida (SBV)  Posição Lateral de Segurança (PLS)  Obstrução da Via Aérea  Outras Particularidades  Emergências Médicas  Enfarte Agudo do Miocárdio  Angina de Peito  Insuficiência Cardíaca Congestiva Acidente Vascular Cerebral  Hipertensão Arterial  Fisioterapia Geriátrica  Módulo 7 - Bioética aplicada ao idoso (8 horas) Bioética, Ética do Cuidado e Envelhecimento Humano Princípio da Ética do Cuidado: história e pressupostos teóricos  Módulo 8 - Terapia ocupacional geriátrica (14 horas) Terapia Ocupacional Terapia Ocupacional Geriátrica Avaliação Terapêutica Ocupacional Avaliação Avaliação Funcional Avaliação Ambiental Intervenção  Classificação de Áreas Ocupacionais Área de atividades de vida diária Banho e Duche Mobilidade  Módulo 9 - Projeto Final (16 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Gerontologia Clínica, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.  6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
	          
              650 €
	        Ver produto
          2 fotos
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 INSCRIÇÕES ABERTAS  Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_gerontologia_social.html Em qualquer parte em formato e-Learning  1. Destinatários  Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, educadores sociais e terapeutas (fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais), gerontólogos, sociólogos e outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento.  2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção clínica no apoio e cuidado do idoso, bem como familiares na prática da Gerontologia clínica aplicada, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, ao nível de serviços clínicos especializados no apoio ao idoso.  3. Objetivos Específicos - Demonstrar uma visão global dos diferentes aspetos relacionados à gerontologia clínica;  - Compreender as dimensões biopsicossociais do envelhecimento e demonstrar competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais, trabalho em equipa, apoio à família;  - Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção com idosos;  - Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica;  - Demonstrar conhecimentos sobre os grandes síndromes gerontológicas, assim como sobre as patologias mais frequentes, a reabilitação, etc.;  - Dominar a multidisciplinariedade na assistência gerontológica;  - Aplicar os processos a serem seguidos na avaliação gerontológica integral;  - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação.  4. Saídas Profissionais Lares de Idosos, Residências Geriátricas, Serviços de Apoio Domiciliário, Centros de Dia, Centros de Noite, Centros Comunitários, Hospitais, Clínicas e Casas de Repouso.  5. Plano Curricular  Módulo 1 - Introdução à Gerontologia (8 horas) Gerontologia - breve concetualização histórica da Gerontologia  Evolução histórica Conceito de envelhecimento Causas do envelhecimento Causas Endógenas Causas Exógenas  Envelhecimento, Velhice, Velho  Modificações associadas ao envelhecimento: Biológicas, Psicológicas e Sociais  Módulo 2 - Envelhecimento e aspetos psicossociais (20 horas) Aspetos Sociais no Envelhecimento  Relações sociais na velhice  Teorias Sociais do Envelhecimento  Teoria das Trocas  Teoria da Equidade  Teoria da Integração Social  Teoria da Atividade  Alterações Sociais no Envelhecimento  Trabalho e Reforma  Doença  Morte, Viuvez e Luto  Solidão Aspetos Psicológicos do Envelhecimento  Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma do desenvolvimento ao longo da vida (Life-span) Teorias Atuais  Teoria da Seletividade Sócio-Emocional  Teoria da Dependência Apreendida  Alterações Psicológicas Associadas ao Envelhecimento  Cognição  Perceção e Atenção Memória e Aprendizagem Inteligência Personalidade  Módulo 3 - Programas de intervenção aplicados ao idoso (20 horas) Cuidados informais – uma realidade presente Cuidado informal Transição para o papel de cuidador informal Competências do cuidador Papel do cuidador informal Apoios Sociais Apoios Sociais e Comunitários Estrutura Residencial para Pessoas Idosas Novos riscos do envelhecimento – a questão da dependência Avaliação Gerontológica Multidimensional Instrumentos de avaliação Processos de realização Inscrição Admissão Plano de Desenvolvimento Individual Animação sociocultural Funções do animador sociocultural Levantamento de necessidades coletivas Plano de atividades socioculturais  Módulo 4 - Serviços Sociis para Idosos: Higiene,segurança e qualidade (20 horas) Definições  Fatores que contribuem para as condições de trabalho  Estrutura e responsabilidade do sistema de segurança e saúde do trabalho Principais riscos associados à atividade  Identificação dos riscos associados à atividade  Riscos físicos  Riscos químicos  Riscos Biológicos  Riscos Ergonómicos  Riscos Psicossociais Implementação e gestão de sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) Abordagem por processos e a gestão do valor Os princípios de gestão pela qualidade na Norma ISO 9000:2000 Suportes Documentais Controlo de documentos e registos Comportamentos da gestão Recursos necessários ao SGQ Recursos humanos Infraestruturas Ambiente de trabalho Realização do produto Planeamento do produto/serviço Relação com o cliente Conceção e desenvolvimento Aprovisionamento Realizar o produto Medição, análise e melhoria Mapa de processos Lista de procedimentos Cronograma para a certificação  Módulo 5 - Políticas sociais aplicadas ao idoso (16 horas) Políticas Sociais O sistema de bem-estar social em Portugal: Segurança Social Políticas sociais para idosos no âmbito nacional Políticas Sociais em Portugal Programa de Apoio Integrado a Idosos – PAII Respostas Sociais para a Terceira Idade Respostas sociais que promovem o envelhecimento no domicílio Respostas sociais que promovem o internamento para pessoas idosas Políticas sociais para idosos no âmbito internacional Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações (2012)  Módulo 6 - Bioética aplicada ao idoso (8 horas) Bioética, Ética do Cuidado e Envelhecimento Humano Princípio da Ética do Cuidado: história e pressupostos teóricos  Módulo 7 - Aspetos Jurídicos aplicados ao idoso (8 horas) Regime Jurídico do Maior Acompanhado Estatuto do cuidador informal Regime Jurídico das “Diretivas Antecipadas de Vontade” Sucessão hereditária  Módulo 9 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Gerontologia Social, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.   6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
	          
              650 €
	        Ver produto
          2 fotos
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning  Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_educacao_adultos.html Em qualquer parte em formato e-Learning  1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Sociólogos, Professores, Mediadores, Formadores, Coordenadores de formação, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação de adultos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.  2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos teórico - práticos que possibilite o exercício de funções na área da Formação e Educação de Adultos.  3. Objetivos Específicos - Realizar o enquadramento da Educação e Formação de adultos nas novas políticas europeias de aprendizagem ao longo da vida e a situação atual em Portugal;  - Analisar os diferentes contextos de aprendizagem ao longo da vida;  - Desenvolver e operacionalizar competências e estimular capacidades para futuros desempenhos, no âmbito da educação de adultos;  - Desenvolver competências de intervenção e avaliação em processos de cursos EFA e processos de RVCC.  4. Plano Curricular  Módulo 1 - Desenvolvimento histórico da educação de adultos (16 horas) Desenvolvimento histórico da formação de adultos Tendências recentes Os atores – Instituições e Promotores de Educação de Adultos Os Atuais Desafios – Aprendizagem ao longo da vida para todos O Caso Português  Módulo 2 - Políticas e práticas da educação de adultos (10 horas) Enquadramento Legal das Políticas e Práticas da Educação de Adultos Métodos e Práticas da Educação de Adultos Aprendizagem ao longo da vida Educação e Formação de Adultos – atualidade do conceito  Módulo 3 - Psicologia da educação e teorias da aprendizagem (24 horas) Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem A Andragogia A Reflexão Crítica A Aprendizagem Transformativa A Responsabilidade Social Conceitos transversais às propostas educativas para adultos O auto-direcionamento na aprendizagem A aprendizagem experiencial A aprendizagem contextual O formador de pessoas adultas Diferentes significados para diferentes práticas Função (ou funções) do formador Ações, intenções e crenças dos formadores: da identificação à mudança Áreas de conhecimento do formador de adultos O conhecimento sobre os princípios da prática O conhecimento do formador O conhecimento dos formandos O conhecimento do conteúdo O conhecimento dos métodos Perspetivas de ensino e desempenho profissional Perspetiva transmissiva Perspetiva de aprendizagem guiada Perspetiva desenvolvimentista Perspetiva nurturing Perspetiva de reforma social Práticas de reflexão em educação e formação de adultos Do conceito às práticas de reflexão Funções da reflexão no contexto da educação e formação de adultos O desafio pós-moderno à reflexão O formando adulto Principais características Diferenças entre alunos e formandos  Módulo 4 - Desenvolvimento pessoal e social do jovem adulto e do adulto (30 horas) Desenvolvimento Pessoal e Social do formando adulto Características Cognitivas Características de Personalidade Características Experienciais  A criação de ambientes de aprendizagem que sustentam a motivação Estabelecer a Inclusão Desenvolver atitudes Fomentar o significado Promover a competência Os processos de mudança no formando O desenvolvimento do adulto: conceitos e perspetivas - O self assumido  Implicações nos processos educativos e formativos  Módulo 5 - Metodologia de Educação e Formação de Adultos: Balanço de competências, construção de portefólios e cursos EFA (30 horas) Breve enquadramento – Educação de Adultos Ensino vs Aprendizagem Breve caracterização histórica Metodologias de Intervenção Balanço de Competências Construção de portefólios Cursos EFA Princípios orientadores dos cursos EFA Portefólio Reflexivo de Aprendizagens (PRA) Etapas possíveis para construção de um PRA  Módulo 6 - Educação de Adultos: Casos práticos (30 horas) Breve enquadramento – Métodos de ensino para públicos adultos A aprendizagem colaborativa O método do debate O método dos estudos de caso A avaliação nos modelos educativos para públicos adultos Planificação curricular  Módulo 7 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Educação de Adultos, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.  5. Certificado  Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
	          
              500 €
	        Ver produto
          2 fotos
            
                Vila Nova de Gaia (Porto)
              
              
                 INSCRIÇÕES ABERTAS Entidade Formadora Certificada pela DGERT  1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal Site: www.cognos.com.pt Telefone: 220965669 ou 916036011 Em qualquer parte em formato e-Learning  2. OBJECTIVOS  Proporcionar aos participantes conhecimentos sobre a temática do bullying, tendo em conta os diferentes contextos que podem concorrer para o seu aparecimento. Como agir, como combater e lidar com os agressores e as vítimas de Bullying.  - Fornecer informação sobre as diferentes teorias de agressividade.   - Compreender a importância dos diferentes contextos relacionais do adolescente.   - Identificar os sinais do bullying nas vítimas e agressores  - Contribuir para a intervenção no contexto escolar.  3. PLANO CURRICULAR  Módulo 1: A agressividade (6 horas)  Módulo 2: O bullying (7 horas)  Módulo 3: Dos estudos às linhas para a intervenção (5 horas)  Módulo 4: Debate e criação de plano de intervenção (7 horas)  4. CERTIFICADO No final da formação os formandos aprovados receberão 2 Certificados: •Certificado emitido pela Cognos, que descreve detalhadamente os objectivos gerais, área de formação, conhecimentos e competências adquiridas, plano curricular, avaliação obtida e, metodologia de avaliação; •Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  Para informação sobre o preço p.f contactar a entidade formadora.
	          
              60 €
	        Ver produto
          
            
                Vila Nova de Gaia (Porto)
              
              
                 INSCRIÇÕES ABERTAS Entidade Formadora Certificada pela DGERT Curso certificado pela APC – Associação Portuguesa de Criminologia  1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal Site: www.cognos.com.pt Telefone: 220965669 ou 916036011 Em qualquer parte em formato e-Learning  2. OBJECTIVOS A Criminologia é a ciência surgida no século XIX, segundo alguns autores, pela fusão da Antropologia com o pensamento sociológico, e que se ocupa do estudo das teorias do direito criminal, das causas do fenómeno criminal e de suas características, da sua prevenção e do controle da sua incidência, tendo um carácter interdisciplinar e abrangente de outras disciplinas e ciências, tais como o Direito, a Psicologia, a Psiquiatria, a Medicina, a Sociologia e a Antropologia.   Segundo Zaffaroni (1999),  “A criminologia é a disciplina que estuda a questão criminal do ponto de vista biopsicosocial, ou seja, integra-se com as ciências da conduta aplicada às condutas criminais.”  3. PLANO CURRICULAR  Módulo 1: Criminologia e enquadramento teórico (4 horas)  Módulo 2: Personalidade Criminal e Comportamento Desviante (12 horas)  Módulo 3: Sociologia Criminal (8 horas)  Módulo 4: Direito Penal (10 horas)  Módulo 5: Crime Organizado e Criminologia Económica (8 horas)  Módulo 6: Vitimologia (10 horas)  Módulo 7: Casos práticos de Análise Criminal (8 horas)  4. CERTIFICADO No final da formação os formandos aprovados receberão 2 Certificados: •Certificado emitido pela Cognos, que descreve detalhadamente os objectivos gerais, área de formação, conhecimentos e competências adquiridas, plano curricular, avaliação obtida e, metodologia de avaliação; •Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.  Para informação sobre o preço p.f contactar a entidade formadora.
	          
              190 €
	        Ver produto
          
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 INSCRIÇÕES ABERTAS  Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_gestao_equipas.html Em qualquer parte em formato e-Learning  1. Destinatários  Todos os potenciais interessados cuja a área de atividade dependa do trabalho em equipa, colaboradores da área comercial e administrativa, cargos de chefias, gestão de recursos humanos, coordenadores pedagógicos, responsáveis de equipas, entre outros.  2. Saídas Profissionais  Coordenação e gestão de equipas de trabalho.  3. Objetivo Geral  No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de demonstrar competências de gestão de equipas de trabalho.  4. Objetivos Específicos   - Conhecer as competências essenciais de um gestor de equipas, designadamente, capacidades de comunicação, gestão do tempo, motivação, resolução de problemas e negociação;  - Aprender a gerir eficazmente uma equipa, de forma a conseguir alcançar os objetivos inicialmente propostos;  - Identificar as características das equipas de elevado desempenho;  - Adotar estilos de liderança adequados, tendo em vista critérios de eficácia individual e grupal;  - Utilizar as principais técnicas de motivação dos elementos de uma equipa;  - Reconhecer e valorizar as competências dos colaboradores através do desafio e da delegação;  - Gerir reuniões orientadas para resultados;  - Potenciar a criatividade dos elementos da equipa.  4. Plano Curricular  Módulo 1 - A importância do Trabalho em Equipa (6 horas)  Importância do Trabalho em Equipa Objetivos do Trabalho em Equipa Vantagens e Desvantagens do Trabalho em Equipa Os conflitos nas equipas  Módulo 2 - Comunicação (5 horas)  Elementos do processo de comunicação Comunicação Verbal e Comunicação Não Verbal Barreiras à Comunicação Escuta Ativa Atitudes Comunicacionais Assertividade Estratégias para desenvolver a Assertividade  Módulo 3 - Definição e alcance de Objetivos (8 horas)  Organização do trabalho Definição de objetivos A importância de definir objetivos Objetivos S.M.A.R.T. Plano de Ação  Módulo 4 - Motivação de uma Equipa (8 horas)  Teorias da Motivação Humana Maslow Alderfer McLelland Herzberg Motivação, Liderança e Gestão de Equipa  Módulo 5 - Gestão do Tempo (8 horas)  Conceptualização do tempo Leis da Gestão do Tempo Os desperdiçadores e ladrões de tempo A influência da gestão de prioridades na gestão do tempo  Módulo 6 - Delegação (5 horas)  Saber delegar Princípios da delegação Etapas da delegação Vantagens e erros da delegação  Módulo 7 - Gestão de Reuniões (5 horas)  Tipos de reuniões Organização e condução de reuniões de trabalho Regras de etiqueta em reuniões Etapas da preparação de reuniões de trabalho  Módulo 8 - Criatividade nas Equipas (5 horas)  Processo Criativo Métodos de estimulação da criatividade  5.Certificado  Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
	          
              150 €
	        Ver produto
          2 fotos
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 INSCRIÇÕES ABERTAS  Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_inteligencia_emocional.html Em qualquer parte em formato e-Learning  1. Destinatários  - Professores/Formadores;  - Gestores;  - Profissionais ligados à gestão de Recursos Humanos;  - Educadores;  - Psicólogos;  - Sociólogos;  - Assistentes Sociais;  - Terapeutas;  - Todos os potenciais interessados na temática.  2. Objetivo Geral  No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de compreender o papel e importância da inteligência emocional, criatividade e motivação como ferramentas eficazes no dia-a-dia profissional e pessoal.  3. Objetivos Específicos  - Definir inteligência emocional;  - Identificar as componentes da inteligência emocional;  - Identificar competências pessoais e sociais a adotar no contexto organizacional;  - Reconhecer as emoções pessoais e identificar estratégias para as controlar, com vista a uma utilização eficaz;  - Reconhecer a importância das competências comunicacionais, criativas e motivacionais ao nível pessoal, profissional e grupal.  4. Plano Curricular  Módulo 1 - Inteligência Emocional: Reconhecer e gerir emoções (15 horas)  As Emoções Inteligência Emocional: Conceitos Inteligência Racional e Inteligência Emocional As Emoções Básicas Competências da Inteligência Emocional  Módulo 2 - Insolvência Empresarial: Fase declarativa do processo de insolvência (7 horas)  Elementos do Processo de Comunicação Comunicação Verbal e Comunicação Não Verbal Barreiras à Comunicação Escuta Ativa Atitudes Comunicacionais Assertividade Estratégias para desenvolver a Assertividade  Módulo 3 - A Motivação (10 horas)  Teorias da Motivação Humana Maslow Alderfer McLelland Herzberg Motivação, Liderança e Gestão de Equipas  Módulo 4 - Insolvência Singular: Exoneração do sujeito passivo restante e tramitação (8 horas)  Processo Criativo Métodos de estimulação da criatividade Criatividade e Emoções Comunicação efetiva com Inteligência Emocional e Criatividade  5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
	          
              150 €
	        Ver produto
          2 fotos
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 INSCRIÇÕES ABERTAS  Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_psicologia_justica.html Em qualquer parte em formato e-Learning  1. Destinatários  Profissionais das áreas da Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Direito, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a psicologia da justiça.  2. Objetivo Geral  No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de reconhecer o papel da psicologia da justiça, e nomeadamente na intervenção junto das crianças e jovens em risco, assim como identificar os instrumentos e medidas aplicáveis, na colaboração da psicologia com o sistema nacional de justiça penal.  3. Objetivos Específicos  - Propor a colaboração da psicologia da justiça nos casos que assim se justifique;  - Cooperar com instituições públicas e privadas, e também com os cidadãos, que tenham objetivos no âmbito da intervenção psicológica forense e do testemunho;  - Promover a articulação entre a psicologia e o sistema de justiça;  - Participar na execução das medidas tutelares educativas;  - Promover a avaliação e o acompanhamento psicológico, em complemento das medidas alternativas ao encarceramento.  4. Saídas Profissionais   Cooperar com instituições públicas e privadas, e também com os cidadãos, que tenham objetivos no âmbito da intervenção psicológica forense e do testemunho; Apoio às Forças de Segurança, Tribunais, Prisões, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ`s).  5. Plano Curricular  Módulo 1- Psicologia Clínica, Criminal e Forense (8 horas)  A Psicologia O Direito e a Psicologia A Psicologia da Justiça A Psicologia Forense Psicologia Clínica vs Psicologia Forense  Módulo 2 - Avaliação Psicológica em Contexto Forense (8 horas)  As Teorias da Personalidade Avaliação Psicológica Forense Relatório de Avaliação Psicológica em Contexto Forense Intervenção Psicológica Forense O Contributo da Avaliação Psicológica no Contexto Forense  Módulo 3 - Intervenção da Psicologia na matéria tutelar educativa ( 2 horas)  A Delinquência Juvenil O Menor enquanto delinquente Inimputabilidade em Razão da Idade O Comportamento do Jovem Delinquente Intervenção na Delinquência Juvenil A Psicologia na Proteção dos Menores em Perigo  Módulo 4 - A Psicologia ao serviço do Sistema Nacional de Justiça (2 horas)  O Psicólogo ao Serviço da Justiça A Psicologia Social da Justiça Justiça Restaurativa Sistema Tradicional de Justiça Criminal vs Justiça Restaurativa O Contributo da Psicologia da Justiça  6. Certificado  Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
	          
              160 €
	        Ver produto
          2 fotos
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 INSCRIÇÕES ABERTAS  Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_criminologia.html Em qualquer parte em formato e-Learning  1. Destinatários Profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Direito, Polícias, Militares, Profissionais de carreira judiciária e potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.  2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de compreender os domínios de aplicação da Criminologia e, adquirir conhecimentos teórico práticos no âmbito das ciências forenses.  3. Objetivos Específicos  - Indicar os domínios de aplicação da Criminologia;  - Definir Personalidade Criminal e Vitimologia;  - Explicar as diferentes perspetivas sobre a noção de crime;  - Identificar o método e o objeto de estudo da Criminologia;  - Realizar a análise criminal de estudos de caso, através da aplicação de conhecimentos teórico práticos no âmbito das ciências forenses.  4. Saídas Profissionais  - Investigação e Consultadoria criminal;  - Apoio às forças de segurança, tribunais e empresas de segurança privada;  - Formação, ensino e investigação.  4. Plano Curricular  Módulo 1- Criminologia e enquadramento teórico ( 4 horas)  Criminologia – Enquadramento Teórico Conceito, Método e Objeto Evolução Histórica da Criminologia Importância do estudo da Criminologia  Módulo 2 - Personalidade criminal e comportamento desviante (12 horas)  Personalidade Criminal Avaliação Psicológica Forense Associação entre Crime e Psicopatologia  Módulo 3 - Sociologia criminal (8 horas) Introdução à Sociologia Criminal Teorias e modelos do comportamento violento  Módulo 4 - Direito penal (10 horas) Conceito de Direito Penal Fins do Direito Penal e das Sanções Penais Secção I – Fins do direito penal Secção II – Natureza e fins das sanções penais Caraterísticas Essenciais do Direito Penal Classificações do Direito Penal As Ciências Penais. A Dogmática Jurídico-Penal  Módulo 5 - Crime organizado e criminologia económica ( 8 horas) O crime organizado Introdução Globalização e sociedade de risco Conceito e estrutura do crime organizado O crime organizado no nosso ordenamento jurídico-penal A criminologia económica Introdução Cenário da política criminal económica Direito penal económico: é legítimo? É necessário? A autorregulação regulada. Corporate governance e compliance O branqueamento  Módulo 6 - Vitimologia (10 horas) Definição de conceitos Vitimologia Forense  Módulo 7 - Casos práticos de análise criminal (8 horas) O crime e a mente humana Apresentação de dois casos reais de assassinos em série  5. Certificado  Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
	          
              190 €
	        Ver produto
          2 fotos
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 INSCRIÇÕES ABERTAS  Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_alzheimer.html Em qualquer parte em formato e-Learning  1. Destinatários Finalistas de Psicologia, Psicólogos, Técnicos de Reabilitação, Assistentes Sociais, Técnicos de Geriatria, Animadores Sócio-Culturais e outros profissionais que pretendam adquirir ou consolidar conhecimentos neste tema específico.  2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e competências que lhes permitam identificar as causas e fatores de risco da Doença de Alzheimer, compreender como se deve comunicar com doentes de Alzheimer e, a importância do apoio psicológico às famílias com doentes de Alzheimer.  3.Objetivos Específicos - Compreender a importância das consequências do envelhecimento ao nível biológico, psicológico, cognitivo e social do indivíduo;  - Conhecer a história do aparecimento dos primeiros estudos da Doença de Alzheimer;  - Identificar os diferentes critérios de diagnóstico diferencial;  - Identificar os estágios de desenvolvimento da doença de Alzheimer;  - Compreender os sintomas e consequências dos diversos estágios da doença;  - Identificar os diferentes sinais de alerta num doente de Alzheimer;  - Identificar os problemas médicos mais comuns num doente de Alzheimer;  - Compreender como se deve comunicar com doentes de Alzheimer;  - Compreender a importância do apoio psicológico às famílias com doentes de Alzheimer.  4. Saídas Profissionais  Inserção em equipas técnicas de trabalho social na área da Gerontologia (ex: centros de dia, lares, residências geriátricas, empresas de apoio ao domicílio, etc…).  5.Plano Curricular  Módulo 1 - Envelhecimento e enquadramento teórico da Doença de Alzheimer (10 horas) O envelhecimento Envelhecimento biológico e respetivas teorias O Envelhecimento Cognitivo O Envelhecimento Psicológico O Envelhecimento Social Enquadramento teórico da Doença de Alzheimer Frequência e Prevalência  Módulo 2 - Diagnóstico Diferencial e Estágios de Desenvolvimento (14 horas) Diagnóstico Diferencial Doença de Alzheimer: alguns sintomas de alerta Doença de Alzheimer: estágios de desenvolvimento Os Sintomas da Doença de Alzheimer  Módulo 3 - Caraterísticas e Perturbações associadas (8 horas) Sinais de Alerta, para o cuidador de um paciente com Alzheimer Problemas médicos mais comuns num paciente de Alzheimer  Módulo 4 - Intervenção e apoio (18 horas) Alzheimer - Intervenção Nutricional Exercícios de Estimulação  5. Certificado  Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
	          
              160 €
	        Ver produto
          2 fotos
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 INSCRIÇÕES ABERTAS  Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c-processo-comunicacao-crianca.html Em qualquer parte em formato e-Learning  1. Destinatários  Professores, Psicólogos, Educadores de Infância, Auxiliares Educativos, Técnicos de Serviço Social, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, estudantes finalistas e, outros potenciais interessados na temática.  2. Objetivo Geral  No final do curso, os formandos deverão ser capazes de compreender os processos de comunicação em situação pedagógica e, importância dos fatores relacionais e pedagógicos na educação da criança.  3.Objetivos Específicos  - Obter conhecimentos de suporte ao acompanhamento de crianças; - Compreender a importância da comunicação com a criança;  - Identificar a aquisição, desenvolvimento e perturbações da linguagem da criança;  - Reconhecer a relevância do relacionamento interpessoal na infância;  - Conhecer a relação pedagógica e a relevância do envolvimento parental.  4.Plano Curricular  Módulo 1 - Processo de Comunicação (15 horas)  O Conceito de Comunicação Elementos do Processo de Comunicação Tipos de Comunicação: Verbal e Não Verbal Estilos Comunicacionais Barreiras à Comunicação Comunicação da Criança na interação com o adulto, pais e grupo de pares  Módulo 2 - Aquisição, Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem (15 horas)  A Linguagem – Conceito e Definição A Fala Componentes da Linguagem Desenvolvimento da Linguagem Teorias Explicativas da Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Perturbações da Linguagem  Módulo 3 - Relacionamento Interpessoal na Infância (10 horas)  Relacionamento da Criança A Importância da Família no Desenvolvimento da Criança O Fenómeno da “Base segura” Modelos Internos de Vinculação Separação e Rutura de Vinculação Relações Interpessoais e de Amizade Cooperação entre Crianças Interações entre Rapazes, Raparigas e Grupos Interações entre Idades Diferentes As Interações Sociais - Características dos Contextos de Vida da Criança  Módulo 4 - Relação Pedagócica e Relevância do Envolvimento Parental (10 horas)  Relação Pedagógica na Educação Infantil (Educadores/Professores) Relação Pedagógica como Promotora do Sucesso Educativo Educação Parental Instrumentos de Avaliação de Competências Parentais Programas de Intervenção Estilos Parentais e Consequências  5. Certificado  Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
	          
              220 €
	        Ver produto
          2 fotos
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 INSCRIÇÕES ABERTAS  Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_cuidados_paliativos_luto.html Em qualquer parte em formato e-Learning  1. Destinatários Psicólogos, Enfermeiros, Médicos, Assistentes Sociais, Educadores Sociais e Terapeutas (Fisioterapeutas, Terapeutas da fala e Terapeutas ocupacionais), Gerontólogos e outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento. Outros profissionais auxiliares de saúde de equipas multidisciplinares.  2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos teórico-práticos que lhes possibilitam exercer funções em serviços de saúde no âmbito dos cuidados continuados e paliativos, bem como apoio terapêutico às famílias dos respetivos pacientes, durante o processo de tratamento e luto.  3. Objetivos Específicos - Definir o conceito de cuidados paliativos;  - Saber os princípios pelos quais se rege o Programa Nacional de Cuidados Paliativos;  - Identificar os doentes a que se destina o Programa Nacional de Cuidados Paliativos;  - Perceber a organização dos cuidados Paliativos;  - Compreender o conceito de humanização em cuidados paliativos;  - Definir o processo de luto;  - Identificar as fases de luto e identificar alguns modelos de luto;  - Identificar as manifestações afetivas, comportamentais e cognitivas aquando a perda do familiar;  - Compreender a importância da comunicação adequada de más notícias;  - Definir Burnout e identificar/aplicar estratégias para lidar com o mesmo.  4. Plano Curricular  Módulo 1 - Cuidados paliativos (16 horas) Cuidados Paliativos  Revisão histórica dos cuidados paliativos  Cuidados Paliativos em Portugal - Programa Nacional de Cuidados Paliativos Doentes a que se destina – Cuidados Paliativos Organização dos cuidados paliativos Humanização e cuidados paliativos  O papel da família  Módulo 2 - A família do doente paliativo (4 horas) A Família – Noção de família; Família(s): definição de família em função da sua constituição. Espaço e Tempo da Família Definição de Família A Família: características essenciais Família e subsistemas Funções da Família – perspetivas de autores Estrutura e tipos de família Ciclo Vital Tipos de crise Necessidades dos familiares do doente paliativo Relação de ajuda e comunicação Processo de Adaptação do Doente e Família aos cuidados paliativos  Módulo 3 - Psicologia da morte e o processo de morrer (6 horas) Psicologia da morte - nota introdutória A Morte como Facto Social A Morte de Hoje O processo de morrer: reações face à morte; a consciência de estar a morrer Preparar a morte  Módulo 4 - O luto e intervenção terapêutica (10 horas) O luto: teorias do luto, o processo de luto, intervenção terapêutica no luto A perda do familiar e suas consequências. Manifestações afetivas. Manifestações comportamentais e cognitivas Luto e Família Intervenção na doença terminal: objetivos da intervenção, comunicar as más notícias   Módulo 5 - Os profissionais de saúde perante a morte (4 horas) Os profissionais de saúde e o acolhimento à família enlutada Os profissionais de saúde perante a morte Prevenção de burnout, programas psicoeducativos sobre a morte  5. Certificado  Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
	          
              130 €
	        Ver produto
          2 fotos
            
                Portugal (Todas as cidades)
              
              
                 INSCRIÇÕES ABERTAS  Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_ciencias_forenses.html Em qualquer parte em formato e-Learning  1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade ou de um C.E.T. (Curso de Especialização Tecnológica), interessados nas áreas relacionadas com as ciências forenses ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.  2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos teórico - práticos de Ciências Forenses de forma a promover nestes, as competências necessárias para proceder à consultadoria e investigação criminal.  3. Objetivos Específicos - Compreender os conceitos fundamentais, princípios e teorias das Ciências Forenses;  - Identificar as áreas fundamentais de intervenção das Ciências Forenses e que exigem sólidas competências científicas, técnicas e éticas, reconhecidas pelo sistema judicial;  - Consultar literatura apropriada, demonstrando compreensão completa e crítica relativamente a conteúdos, contexto, objetivos, qualidade de informação, bem como a sua interpretação e aplicação;  - Apresentar habilidade crítica e analítica para reconhecer que fatores devem ser pesquisados, testados e que evidências podem/devem ser avaliadas;  - Empregar metodologias de estudo forenses e criminais em investigação, no registo e na análise de factos;  - Pensar autonomamente, desempenhar tarefas e propor soluções na resolução de problemas no âmbito forense.  4. Saídas Profissionais  - Investigação e Consultadoria criminal;  - Elaboração de programas de politica criminal, programas de apoio a vítimas, programas de prevenção, tratamento e reinserção de delinquentes e programas penitenciários;  - Apoio às forças de segurança, tribunais e empresas de segurança privada;  - Formação, ensino e investigação.  5. Plano Curricular  Módulo 1 - Ciências Forenses - Enquadramento teórico (12 horas) Definição de ciências forenses História e evolução das ciências forenses Medicina Legal e Ciências Forenses Ciências Forenses em Portugal Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses Legislação aplicável Autópsia médico-legal Evidências biológicas e não biológicas Evidências comportamentais Evidências Digitais Análise e processamento da cena de crime Cadeia de custódia Atividade pericial e relatórios periciais  Módulo 2 - Antropologia Forense (16 horas) O que é a Antropologia Forense Introdução aos processos da Antropologia Forense Introdução ao estudo do esqueleto humano O esqueleto humano A dentição humana Introdução ao processo de deteção, escavação e exumação de restos humanos Exame de campo Introdução ao estudo da Tafonomia Forense A decomposição Datação da altura da morte Diagnose sexual Estimar a idade à morte Caraterização morfológica Caracteres métricos Caracteres discretos A raça Exame patológico Doenças ósseas Articulações Doenças dentárias Análise de fraturas/lesões traumáticas Lesões ante mortem Lesões post mortem Lesões peri mortem  Módulo 3 - Psiquiatria e Psicologia Forense (28 horas) Psiquiatria Forense Definição de Psiquiatria Forense Autópsia Psicológica  Analisando as emoções dos falecidos Heranças, Suicídio e Homicídio  Os Limites da Ciência  Dúvida Razoável Responsabilidade Profissional em Peritagem Médica  Leges Artis  Pressupostos da responsabilidade no que respeita ao dano Responsabilidade Civil, Penal e Disciplinar Pressupostos da Responsabilidade Capacidade Civil  Capacidade de Testar e Doar  O Poder Paternal Stress Stress Pós-traumático Desenvolvimento temporal da reação  Antecedentes traumáticos  Morbilidade anterior  Ameaça de extinção – experiência perto da morte  Tempo de exposição ao trauma  O isolamento da vítima  Identificar o agressor Elementos ou acontecimentos específicos  Prognóstico das reações pós-traumáticas  Stress Laboral  Acidentes de Viação, Trabalho e Doenças Profissionais  Parecer Clínico  Simulação  Sinistrose Junta Médica Psicologia Forense  Definição de Psicologia Forense  A psicologia forense é uma função ou um papel  A psicologia forense é uma especialidade profissional  A psicologia forense aplica-se à justiça criminal e à justiça cível Quem é o cliente A prática da Psicologia Forense  O que se espera do Psicólogo Forense Psicologia do testemunho  História da Psicologia do Testemunho  Depoimento de Testemunhas Oculares  Fase de observação, armazenamento e recuperação na memória de testemunhas oculares  Integridade e precisão das descrições  Reconhecimento em linhas de identificação  Engano e Memória de testemunhas oculares  Psiquiatria e Psicologia Forenses  Responsabilidade Criminal  Inimputabilidade e Inimputabilidade Diminuída (ou Atenuada)  Avaliação de responsabilidade criminal  Avaliar as perturbações mentais Instrumentos de avaliação  Simulação e minimização Avaliação da relação entre perturbação mental e competência legal  O regime legal da prova pericial em processo penal  Noção – quando tem lugar a prova pericial  Quem realiza as perícias  O Sistema Português  A Realização da Perícia  Os consultores técnicos As Perícias Médico-Legais e Psiquiátricas  Noções e traços gerais do regime legal  Distinção entre perícia psiquiátrica e perícias sobre a personalidade  Principais direitos e obrigações dos peritos  Módulo 4 - Profiling Criminal (64 horas) Criminologia e comportamento criminal Criminologia – conceito geral Evolução histórica da Criminologia Noções de crime e fenómenos criminais Sistemas de controlo (formal e informal) Biopsicossociologia do comportamento desviante Tendências atuais da Criminologia Profiling e domínios de aplicação Profiling Criminal: Conceito História do Profiling Criminal Principais abordagens do Profiling Criminal Avaliação Diagnóstica Análise da Investigação Criminal Psicologia Investigativa Profiling Geográfico Análise de Vestígios Comportamentais Perspetivas atuais do Profiling Criminal Validade do Profiling Criminal e ética profissional Perfis Criminais: da motivação à assinatura Análise das cenas de crime Motivação Criminal Psicopatia e sadismo Modus operandi e assinatura: especificidades Vitimologia forense Mulheres homicidas em série Cyberpatterns: o comportamento criminal na internet Outros crimes em série em análise Casos Práticos Análise de casos práticos  Módulo 5 - Toxicologia Forense (24 horas) Capítulo 1 Toxicologia Forense  Tipos de Intoxicação: Agudas, Sub-agudas e Crónicas Absorção, Distribuição, Metabolização e Excreção dos Tóxicos  Absorção pelo Pulmões  Absorção pela Pele  Proteínas Plasmáticas  Fígado e Rins  Tecido adiposo  Tecido ósseo  Barreira hemato-encefálica  Eliminação/Excreção  Excreção Urinária  Excreção Fecal  Excreção Biliar  Exalação  Outras vias de eliminação  Líquido cefalorraquidiano  Leite  Suor e Saliva  Capítulo 2 Toxicologia analítica  A autópsia em casos de suspeita de intoxicação  Exame do local de suspeita de morte por intoxicação  Informação em casos de suspeita de morte por intoxicação  Aspetos relevantes no exame de hábito externo e interno em casos de suspeita de morte por intoxicação  Recomendações práticas para a realização de autópsia em que haja suspeita de intoxicação  Passos fundamentais do exame toxicológico  Seleção de amostras em toxicologia  Conservação das amostras  Preparação da amostra  Rastreio analítico  Identificação e Doseamento  Interpretação dos resultados analíticos  Capítulo 3 Toxicologia alimentar  Características nutricionais dos alimentos  Tipos de intoxicação alimentar  Bactérias  Toxinas das Espécies Marinhas - Ciguatera  Toxinas do Marisco - PSP, DSP, NSP, ASP  Toxinas das Espécies Marinhas - Tetrodotoxina  Toxinas de Cogumelos e Outros Vegetais  Capítulo 4 Toxicologia ambiental  Principais poluentes gasosos do ar  Óxido de enxofre (SO2)  Ozono (O3)  Óxido de azoto (NO2)  Aldeídos  Monóxido de carbono (CO)  Poeiras  Solventes e vapores  Hidrocarbonetos alifáticos  Gasolina e Querosene  Hidrocarbonetos halogenados  Glicóis  Hidrocarbonetos aromáticos  Pesticidas  Inseticidas  Outros inseticidas clorados  Rodenticidas  Módulo 6 - A importância do DNA (20 horas) Capítulo 1 Marcadores genéticos convencionais  Sistema HLA – marcadores MHC Polimorfismos da Molécula de DNA  Polimorfismos de Comprimento  Short Tandem Repeats – STRS Variable Number of Tandem Repeats – VNTRS Polimorfismos de Sequência  Outros Marcadores  Capítulo 2 Técnicas Biológicas em Medicina Legal  Extração de DNA Genómico de Amostras Biológicas  Amplificação de DNA – PCR Aplicações  Procedimento  Comparação das Dimensões de Fragmentos Específicos de DNA Depois de Digestão Enzimática – RFLP Estudo do Comprimento Variável de Fragmentos Específicos de DNA – Eletroforese  Estudo das Sequências (disposições) de Fragmentos Específicos de DNA – Sequenciação  Capítulo 3 Variabilidade de Amostras Biológicas  DNA Quimera  Mosaicismo  Microbiologia Forense  Aplicações Forenses da Microbiologia  Transplantação de Órgãos  Compatibilidade  Transplante de Medula  Módulo 7 - Entomologia Forense (20 horas) Noções Introdutórias sobre Entomologia Forense e suas áreas principais  Aplicações da Entomologia Forense Intervalo Pós-Morte (IPM) – o seu cálculo  Os Fenómenos Cadavéricos  Glossário de Entomologia Forense  Insetos de Importância forense  Consolidação de Conhecimentos  Módulo 8 - Aspetos legais Éticos das Ciências Forenses (16 horas) As Ciências Forenses e as suas disciplinas Ciências Forenses: realidade atual e caminho futuro Ética Introdução ao conceito Deontologia Consequencialismo Ética Médica Ética das Ciências Forenses Peritagem forense Reflexão final Diplomas Legais  6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
	          
              790 €
	        Ver produto
          2 fotos
- 
            
            Seguinte →