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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_esp_psicogeront.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Assistentes Sociais, Técnicos de Reabilitação, Enfermeiros, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Sociólogos, Animadores Sócio-Culturais, Estudantes finalistas e outros profissionais das áreas sociais e saúde, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos teórico - práticos de Psicogerontologia de forma a promover nestes, as competências necessárias para proceder à avaliação/intervenção/ reabilitação junto dos idosos e simultaneamente trabalhar com os cuidadores quer sejam informais quer sejam formais. 3. Objetivos Específicos - Compreender o envelhecimento humano numa perspetiva biopsicossocial e espiritual; - Identificar as perturbações psicopatológicas mais frequentes na população idosa; - Identificar e diferenciar os vários tipos de demências; - Conceber o papel da prestação de cuidados na população idosa e as consequências biopsicossociais; - Identificar situações de maus-tratos; - Proporcionar formas de avaliação e intervenção psicológica no adulto e no idoso, em várias áreas: intervenção comunitária, intervenção nos prestadores de cuidados e nos profissionais de saúde; - Desenvolver competências que visam a promoção da autonomia, independência da pessoa idosa; - Identificar a importância da intervenção inter e multidisciplinar na interação do idoso. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Introdução à psicogerontologia (8 horas) Breve concetualização histórica da Gerontologia Conceito de envelhecimento Envelhecimento, Velhice, Velho Modificações associadas ao envelhecimento: biológicas, psicológicas e sociais Módulo 2 - Aspetos sociais do envelhecimento (8 horas) Relações Sociais na velhice Envelhecimento demográfico Alterações sociais: o trabalho e a reforma, doença, morte, viuvez e solidão Módulo 3 - Teorias biológica do envelhecimento (8 horas) Abordagem de algumas teorias: Estocásticas, Uso e Desgaste, Teorias Sistémica, Teorias Metabólicas, Teorias Genéticas e Teorias Imunológicas Módulo 4 - Psicologia do envelhecimento (16 horas) Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma de desenvolvimento ao longo de toda a vida (life-span) Teorias atuais: Seletividade Socioemocional; Dependência Aprendida Alterações associadas ao processo de envelhecimento: Cognição, Perceção e Atenção, Memória e Aprendizagem, Inteligência e Personalidade Envelhecimento e dependência: incapacidade, (in)dependência e autonomia Módulo 5 - Aspetos da espiritualidade no envelhecimento (8 horas) Espiritualidade na velhice Religiosidade, Espiritualidade e a saúde física e mental Módulo 6 - Envelhecimento e cognição (16 horas) Noções básicas de neuropsicologia cognitiva Modificações cognitivas no envelhecimento cerebral Envelhecimento e plasticidade neuronal Módulo 7 - Neuropsicologia das demências (28 horas) Conceitos básicos de neuroanatomia e neurofisiológica: Funções cognitivas Demências: conceito, perfis cognitivo e comportamental: Défice Cognitivo ligeiro, Doença de Alzheimer, Demência Fronto-temporal, Demência com Corpos de Levy Abordagem da terapêutica farmacológica Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar Módulo 8 - Psicopatologia do envelhecimento (24 horas) Conceitos básicos Perturbação de Ansiedade Perturbação Cognitivas: Delirium Perturbação do estado de ânimo: Depressão Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar Módulo 9 - Luto e viuvez (8 horas) Perda do parceiro e suas consequências Manifestações afetivas Manifestações comportamentais e cognitivas Módulo 10 - Maus tratos (24 horas) Definição e concetualização de maus tratos Tipologia dos maus tratos Características da vítima e do agressor Situações onde se podem detetar situações de maus tratos Avaliação: Instrumentos existentes Intervenção multidisciplinar Módulo 11 - Envelhecimento e prestação de cuidados (20 horas) Ser-se cuidador O processo de iniciação O perfil do cuidador As características das tarefas desempenhadas Impacto dos cuidados na dinâmica familiar: no cuidador familiar; no recetor de cuidados; nas relações familiares Apoios formais – a família, o idoso e o(s) cuidador(es) formais Relação família, idosos e instituições/profissionais Triângulo comunicacional Relações entre família e profissionais Relação cuidador(es) formais e cuidador(es) informais Promover boas relações Cuidados comunitários: centros de dia, centros de convívio e apoio domiciliário Cuidados institucionalizados Institucionalização temporária – hospitalização Relação com os profissionais de saúde Institucionalização permanente: lares de idosos O processo de institucionalização O relacionamento entre lar, idoso e família Módulo 12 - Intervenção (32 horas) Importância da equipa multidisciplinar nas instituições geriátricas Psicogerontomotricidade: promover as funções executivas Psicogerontologia grupal: características cognitivas e emocionais dos idosos Terapia Narrativa, o Trabalho com as famílias Grupos psicoeducativos para cuidadores 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_abordagens_adolescencia.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação /intervenção na adolescência, ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos sobre conceitos, atitudes e instrumentos que possibilitem aos formandos uma compreensão global e integrada do adolescente, de modo a permitir o desenvolvimento de competências que lhes permitam uma escolha refletida de estratégias educacionais adequadas à resolução de problemas nos diversos contextos em que possam vir a intervir. 3. Objetivos Específicos - Enquadrar a situação atual em Portugal, ao nível da intervenção comunitária e educação social; - Analisar os diferentes contextos de intervenção comunitária; - Operacionalizar competências de intervenção e avaliação em projetos de assistência social. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Concetualização da Adolescência e do Adolescente (30 horas) Adolescência – enaquadramento teórico Desenvolvimento biológico e físico na adolescência Mudanças fisiológicas na adolescência por sexo Efeitos psicológicos decorrentes das transformações físicas Desenvolvimento cognitivo na adolescência Desenvolvimento da personalidade na adolescência Desenvolvimento social na adolescência Módulo 2 - Adolescência e Família (20 horas) Família -conceito, relações e dinâmicas familiares Perfis de pais e personalidade dos adolescentes As preciosas ajudas da família na adolescência: positivas consoante a etapa da adolescência O papel do grupo de pares A influência da cultura Módulo 3 - Adolescência e Sexualidade (15 horas) O adolescente e o desenvolvimento psicossexual Estádios de Erikson A crise de identidade do adolescente – implicações A educação sexual na escola e o papel dos professores Doenças de transmissão sexual Módulo 4 - Adolescência e Dependência (15 horas) Adolescência e comportamentos de risco Adolescência e o álcool – uma relação perigosa Efeitos do uso de álcool na vida familiar e social Adolescência e as drogas – uma relação perigosa Efeitos do uso de drogas na vida familiar e social Principais tipos de drogas usadas na adolescência Módulo 5 - Adolescência, Escola e Comunidade (20 horas) A Escola na Vida do Adolescente O que significa a Escola na vida do Adolescente O papel do professor como novo modelo de autoridade para o adolescente O Adolescente e a Comunidade Módulo 6 - Fundamentos de Intervenção Educativa e Psicossocial na Adolêscencia (30 horas) Intervenção Educativa na Adolescência Fundamentos teóricos Aplicações práticas Intervenção Psicossocial na Adolescência Fundamentos teóricos Aplicações práticas Módulo 7 - Modelos de Intervenção na Adolescência - Cenários Práticos Problemáticas mais frequentes na Adolescência Depressão na Adolescência Gravidez na Adolescência Drogas na Adolescência Suicídio na Adolescência Perturbações Alimentares na Adolescência Problemas de Comportamento na Adolescência Módulo 8 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito das Abordagens e Modelos de Intervenção na Adolescência, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_tecnico_auxiliar_farmacia.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas na área de Técnico Auxiliar de Farmácia em: - Farmácias; - Postos de Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica; - Centros Dietéticos; Parafarmácias e Ervanárias; - Farmácias comunitárias e hospitalares. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos, atitudes e competências técnicas adequadas e necessárias à prática da atividade de Técnico(a) Auxiliar de Farmácia. 3. Objetivos Específicos - Dispensa medicamentos e outros produtos de saúde de acordo com os procedimentos legais; informação sobre a sua indicação terapêutica, correta utilização e conservação; promoção da adesão à terapêutica; - Dispensa de medicamentos não sujeitos a receita médica de acordo com os protocolos em vigor na farmácia; - Aconselhamento sobre estilos de vida saudáveis; - Realização de determinações de parâmetros bioquímicos e fisiológicos de acordo com os protocolos em vigor na farmácia; - Preparação de medicamentos manipulados cumprindo todos os requisitos técnicos e legais; - Realização tarefas relativas a faturação de receituário, controlo de stocks existentes (medicamentos, produtos de saúde, consumíveis e outros materiais), manutenção e controlo de equipamentos; - Contribuição para uma imagem ética e profissional da farmácia; - Domínio do sistema informático da farmácia e as novas tecnologias; - Relacionamento de forma adequada com os demais profissionais da farmácia e da saúde. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Enquadramento do sector farmacêutico (25 horas) Módulo 2 - O medicamneto - formas farmacêuticas, vias de administração e o seu percurso no organismo (25 horas) Módulo 3 - Reações adversas a medicamentos - farmacovigilância (25 horas) Módulo 4 - Sistema imunitário - imunidade e defesas do organismo (25 horas) Módulo 5 - Noções básicos do sistema nesvoso e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 6 - Noções básicas do sistema respiratório e o aconselhamento na farmácia (50 horas) Módulo 7 - Noções básicas do sistema gastrointestinal e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 8 - Noções básicas do sistema cardiovascular e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 9 - Noções básicas do sistema reprodutor e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 10 - Noções básicas da pele e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 11 - Noções básicas sobre antibioterapia e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 12 - Noções básicas sobre antibioterapia e o aconselhamneto na farmácia (25 horas) Módulo 13 - Procedimentos de receção, conferência e armazenamento de medicamentos e produtos de saúde (25 horas) Módulo 14 - Procedimentos de controlo de existência e prazos de validade de medicamentos e produtos de saúde (25 horas) Módulo 15 - Gestão do processo de encomendas de medicamentos e produtos de saúde (25 horas) Módulo 16 - Gestão do processo de devoluções de medicamentos e produtos de saúde (25 horas) Módulo 17 - Gestão de stocks da farmácia (25 horas) Módulo 18 - Procedimentos de conferência de receituário (25 horas) Módulo 19 - Ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho - conceitos básicos (25 horas) Módulo 20 - Boas práticas de segurança e saúde na farmácia (25 horas) Módulo 21 - Abordagem geral de noções básicas de primeiros socorros (25 horas) Módulo 22 - Fundamnetos do marketing (25 horas) Módulo 23 - Estratégias de marketing (25 horas) Módulo 24 - Relacionamento interpessoal e assertividade (25 horas Módulo 25 - Comunicação interpessoal e assertividade (25 horas) Módulo 26 - Técnicas de venda (25 horas) Módulo 27 - Atendimento - técnicas de comunicação (25 horas) Módulo 28 - Atendimento e venda presencial (25 horas) Módulo 29 - Atendimento - inglês técnico (50 horas) Módulo 30 - Gestão e tratamneto de reclamações (25 horas) Módulo 31 - Protocolos de dispensa de medicamentos não sujeios a receita médica (25 horas) Módulo 32 - Técnicas de execução de determinações de parâmetros na farmácia (25 horas) Módulo 33 - Sistemas informáticos aplicados à atividade comercial na farmácia (25 horas) Módulo 34 - Gestão de stress e gestão de conflitos (25 horas) Módulo 35 - Trabalho em equipa (25 horas) Módulo 36 - Introdução à gestão da qualidade (25 horas) Módulo 37- Boas práticas em farmácia (25 horas) Módulo 38- Noções gerais de homeopatia e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 39- Dermofarmácia e cosmética e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 40- higiene oral e o conselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 41 - Suplementos alimentares e o aconselhamento na farmácia (25 horas) Módulo 42 - Puericultura e o aconselhamneto na farmácia (25 horas) Módulo 43 - Plantas medicinais e fitoterapia (25 horas) Módulo 44 - Estágio - Prática em Contexto de Trabalho (210 horas) 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_auxiliar_domicilio.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 9º ano. Titulares do grau de 9º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas especializadas ao nível da carreira de apoio ao domicilio. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam cuidar e zelar pelo bem-estar geral do idoso, no seu próprio domicílio. 3.Objetivos Específicos - Demonstrar competências e atitudes teórico-práticas que lhe permitem o exercício da profissão como auxiliar de apoio ao domicílio; - Reconhecer o quadro concetual básico que caracteriza o envelhecimento na sociedade atual e diferentes contextos sociais; - Cuidar e vigiar pessoas idosas, pessoas dependentes e/ou pessoas acamadas, no seu próprio domicílio e em contexto institucional; - Realizar atividades de higiene, mobilização, alimentação, animação e ocupação do idoso, pessoa dependente e/ou pessoa acamada; - Zelar pelo bem-estar geral do idoso, pessoa dependente e/ou acamada, vigiar a sua alimentação e garantir o cumprimento das prescrições médicas. 5.Plano Curricular Módulo 1 - Importância e perfil do auxiliar de apoio ao domicílio (6 horas) Definição de Cuidar e Cuidador Importância do Auxiliar de Apoio ao Domicílio Funções do Auxiliar de Apoio ao Domicílio Competências do Auxiliar de Apoio ao Domicílio Princípios, Direitos e Valores do Cuidar Registos de atuação do profissional Módulo 2 - Equipas de saúde nos serviços de apoio ao domicílio (6 horas) Conceito de Promoção da Saúde Relações entre cuidadores informais (familiares) e formais Relação do Auxiliar de Apoio ao Domicílio e a equipa de saúde Módulo 3 - Os serviços de apoio ao domicílio (12 horas) Enquadramento Histórico do Serviço de Apoio ao Domicílio Serviço de Apoio Domiciliário – Realidade Portuguesa e Europeia Enquadramento Jurídico do Serviço de Apoio Domiciliário Equipas de Apoio domiciliário nos Cuidados Continuados de Saúde Mental Módulo 4 - Comunicação e relação terapêutica no apoio ao domicílio (10 horas) Definição de Comunicação Formas de comunicação Comunicação na prática gerontológica A importância da Relação Terapêutica no Apoio Domiciliário A relação entre comunicação e processo de cuidar Comunicação com a pessoa idosa portadora de défices Módulo 5 - Envelhecimento e doenças neurológicas (16 horas) Conceito de envelhecimento Identificar as causas de envelhecimento Envelhecimento, Velhice, Velho Modificações associadas ao envelhecimento: biológicas, psicológicas e sociais Doenças Neurológicas: Doença Vascular Cerebral, Demência Neuropsicologia: Funções executivas, memória, atenção e orientação Módulo 6 - Higiene e mobilização (20 horas) Cuidados Humanos Básicos – Alimentação, Vestuário, Higiene Saúde Oral Mobilidade - Transferências e Posicionamentos Ajudas Técnicas Módulo 7 - Princípios de nutrição (8 horas) Nutrição Nutrientes Alimentação Alimentação das pessoas Idosas Problemas de saúde Módulo 8 - Busca da autonomia do paciente, lazer e saúde (10 horas) Envelhecimento e procura de autonomia Animação Planificação de atividades Métodos pedagógicos utilizados na planificação de atividades Recursos Avaliação Módulo 9 - Urgências e primeiros socorros (12 horas) Princípios Gerais de Socorrismo Noções e Conceitos Noções de Primeiros Socorros Assistência Primária Avaliação da situação Precauções Universais Avaliação Primária Ventilação de socorro Reanimação Cardio-Pulmonar Desobstrução da via aérea Controlo de hemorragia grave Controlo de estado de choque Assistência Secundária Avaliação de lesões Avaliação de enfermidades Sinais e sintomas de Gravidade Módulo 10 - A morte e apoio aos familiares ( 8 horas) Morte A Família O Profissional face à morte Pessoa em Fim de Vida Viuvez Luto Módulo 11 - Apoio psicológico (8 horas) Intervenção na doença terminal: objetivos da intervenção; comunicar as más notícias Os profissionais de saúde perante a morte: programas psicoeducativos sobre a morte, prevenção de Burnout 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c-ortodontia.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Todos os potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos na área da ortodontia, nomeadamente médicos dentistas e técnicos assistentes dentários. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de reconhecer a importância e dominar o conceito de ortodontia, bem como as suas várias técnicas e etapas. 3. Objetivos Específicos - Definir ortodontia e reconhecer a sua importância nas anomalias dentofaciais; - Reconhecer a classificação das anomalias dentofaciais; - Reconhecer os vários tipos de aparatologia; - Identificar as etapas de um tratamento ortodôntico; - Reconhecer a importância da utilização da fotografia em ortodontia; - Reconhecer a importância do cumprimento das normas de higiene oral. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Estudo ortodôntico (5 horas) Ortodontia e a sua importância Necessidade de tratamento ortodôntico Procura de tratamento ortodôntico Importância do estudo ortodôntico Módulo 2 - Anomalias dentofaciais e tipos de aparatologia (20 horas) Anomalias Dentofaciais Oclusão ideal Má oclusão Classificação de Angle Tipos de Aparatologia Fotografia em Ortodontia Apoio em fotografia Cirurgia na Ortodontia Indicação clínica para cirurgia ortognática Cuidados de higiene em pacientes portadores de aparelho Módulo 3 - Protocolo da consulta de ortodontia (10 horas) Primeira Consulta Segunda Consulta Terceira Consulta Consultas de Manutenção Última consulta de tratamento ativo Consulta final Consulta pós-contenção 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_necessidades_nutricionais.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários - Profissionais da área da saúde e que desejem aprofundar os seus conhecimentos em Nutrição Clínica, para intervenção em meio hospitalar, clínico, ambulatório, geriátrico, cantinas e refeitórios, entre outros; - Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de compreender o tipo, magnitude e determinantes das necessidades nutricionais, nas diferentes etapas do ciclo de vida. 3. Objetivos Específicos - Definir necessidades nutricionais; - Identificar as etapas do ciclo de vida; - Conhecer as recomendações nutricionais e as suas bases metodológicas para cada ciclo de vida (Gestação, Infância, Adolescência, Adulto e Idoso); - Demonstrar a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nas várias etapas do ciclo de vida, junto dos pacientes/utentes. 4. Saídas Profissionais Integrar equipas de planeamento e orientação de intervenções nutricionais individualizadas e coletivas em meio hospitalar, clínico, ambulatório, geriátrico, cantinas e refeitórios, entre outros. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Necessidades Nutricionais na Gestação e Aleitamento Materno ( 10 horas) Principais alterações fisiológicas e principais consequências nutricionais na gravidez e no aleitamento materno Necessidades nutricionais diárias: energia, macronutrientes (proteína, lípidos e hidratos de carbono), micronutrientes (vitaminas e minerais) e hídricas Papel e importância dos principais nutrientes necessários e respetivas fontes alimentares Módulo 2 - Necessidades Nutricionais na Infância ( 8 horas) Principais alterações fisiológicas e principais consequências nutricionais na infância Necessidades nutricionais diárias: energia, macronutrientes (proteína, lípidos e hidratos de carbono), micronutrientes (vitaminas e minerais) e hídricas Papel e importância dos principais nutrientes necessários e respetivas fontes alimentares Módulo 3 - Necessidades Nutricionais na Adolescência ( 6 horas) Principais alterações fisiológicas e principais consequências nutricionais na adolescência Necessidades nutricionais diárias: energia, macronutrientes (proteína, lípidos e hidratos de carbono), micronutrientes (vitaminas e minerais) e hídricas Papel e importância dos principais nutrientes necessários e respetivas fontes alimentares Módulo 4 - Necessidades Nutricionais no Adulto (8 horas) Principais alterações fisiológicas e principais consequências nutricionais na idade adulta Necessidades nutricionais diárias para um adulto: energia, macronutrientes (proteína, lípidos e hidratos de carbono), micronutrientes (vitaminas e minerais) e hídricas Papel e importância dos principais nutrientes necessários nesta etapa do ciclo de vida e respetivas fontes alimentares Módulo 5 - Necessidades Nutricionais no Idoso ( 8 horas) Principais alterações fisiológicas e principais consequências nutricionais no idoso Necessidades nutricionais diárias no idoso: energia, macronutrientes (proteína, lípidos e hidratos de carbono), micronutrientes (vitaminas e minerais) e hídricas Papel e importância dos principais nutrientes necessários e respetivas fontes alimentares 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_pcalimentar.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais da área da saúde, em especial psicólogos, enfermeiros, médicos, nutricionistas, dietistas, terapeutas e outros envolvidos no cuidado ao paciente com perturbações alimentares e/ou obesidade e seus familiares. Outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento, que pretendam vir a atuar nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos, recursos e técnicas no âmbito das Perturbações do Comportamento Alimentar e Obesidade – Vertente Psíquica, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho. Abordar de modo aprofundado, as principais questões inerentes às Perturbações do Comportamento Alimentar e Obesidade, bem como as temáticas respeitantes à vertente psíquica destas tipologias de perturbações. 3. Objetivos Específicos - Adquirir conhecimentos sobre as bases neurológicas e psicofisiológicas da alimentação; - Compreender a importância e funcionamento do auto-conceito, auto-imagem e auto-estima, em pacientes com perturbações do comportamento alimentar e obesidade; - Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica; - Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de intervenção psiquiátrica e psicológica no âmbito das perturbações do comportamento alimentar e obesidade; - Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de intervenção nutricional no âmbito das perturbações do comportamento alimentar e obesidade; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Plano Curricular Módulo 1- Auto-conceito, auto-imagem e auto-estima (25 horas) Módulo 2- Diagnóstico diferencial das perturbações do comportamento alimentar (40 horas) Módulo 3- Compreensão psiquiátrica e psicológica das perturbações do comportamento alimentar (40 horas) Módulo 4- Bases neurobiológicas e psicofisiológicas da alimentação (30 horas) Módulo 5- Obesidade e obesidade mórbida (25 horas) Módulo 6- Intervenção psiquiátrica e psicológica ( 40 horas) Módulo 7- Intervenção nutricional (40 horas) Módulo 8- Projeto final (60 horas) 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/fa-gestao-desportiva.php Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade ou de um C.E.T. (Curso de Especialização Tecnológica), interessados nas áreas relacionadas com a gestão de empresas ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam gerir estruturas, atividades e projetos de natureza desportiva de âmbito público e privado. 3. Objetivos Específicos - Compreender os princípios de gestão e direção de instituições desportistas de âmbito público e privado; - Adquirir competências ao nível da gestão de recursos humanos no âmbito da gestão desportista; - Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços de gestão desportiva; - Aplicar técnicas de marketing úteis para potenciar as atividades desenvolvidas no âmbito desportivo; - Capacitar os formandos de conhecimentos teórico-práticos, para a elaboração, promoção e seleção, de forma criativa e inovadora, de produtos e serviços desportivos, de âmbito público e privado. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Gestão de Recursos Humanos no Desporto (30 horas) A Gestão dos Recursos Humanos no quadro global da gestão Estratégia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos Estratégia organizacional Estratégias organizacionais e RH O processo de escolher pessoas Definição e análise de funções A função e conceitos relacionados Objetivos da análise de funções Técnicas de recolha de informação Métodos de recolha de informação Recrutamento: definição e tipos de recrutamento Métodos de Recrutamento (Taylor e Collins, 2000) Outros métodos de recrutamento Recrutamento e seleção de pessoas Seleção: elegendo capital humano Métodos de seleção Acolhimento e Integração de Novos Colaboradores Socialização: noção e importância O processo de socialização Acolhimento - Manual de acolhimento O processo de desenvolver pessoas Avaliação do desempenho Objetivos da avaliação do desempenho Condições de eficácia dos sistemas de avaliação de desempenho (Cunha et al.2012) Processo Contínuo de Gestão de Desempenho (Cunha et al. 2012) Avaliação de desempenho: o que deve ser avaliado Quem deve fazer a avaliação? Métodos de avaliação do desempenho Métodos de avaliação de desempenho: gestão por objetivos e Balanced ScoreCard Alguns erros avaliação de desempenho O que motiva as pessoas? - Estratégias motivacionais Objetivos da GRH Funções de um GRH Módulo 2 - Marketing Desportivo (30 horas) O que é o Marketing Desportivo O Contexto O Plano de Marketing As Vantagens do Marketing Módulo 3 - Relações Públicas no Desporto (25 horas) O que faz um Relações Públicas no Desporto Função e Papel do RP Conceitos e Objetivos o Opinião Pública A Opinião Pública Organização das relações públicas na organização desportiva Tipologia das ações de RP Relações Públicas Digitais As relações públicas e os diferentes grupos de interessados e destinatários comerciais Formas de comunicar com os órgãos de comunicação social O Plano de Relações Públicas Caracterização do meio envolvente Análise das experiências anteriores Identificação dos objetivos de negócio e de comunicação Identificação, caracterização e classificação dos públicos-alvo Definição dos eixos de comunicação e das principais mensagens Definição de ações a desenvolver Calendarização e orçamentação das ações Avaliação dos resultados Módulo 4 - Empreendedorismo aplicado ao Desporto (20 horas) Definição de empreendedor O perfil do empreendedor As características dos empreendedores O processo do empreendedor A ideia, Oportunidades Estudo de mercado A segmentação do mercado Posicionamento A marca O ambiente e a indústria Ambiente interno O ambiente externo Análise SWOT A gestão de pessoas O plano de negócios A importância de um plano de negócios O roteiro para elaborar o plano de negócios Como financiar o seu negócio Meios e fontes de financiamento Programas de incentivo Módulo 5 - Economia e Finanças aplicadas ao Desporto (40 horas) O Ciclo do Dinheiro nas Empresas Os riscos no ciclo do dinheiro nas empresas Funções do Departamento Financeiro Gestão de Tesouraria Gestão de Riscos Financeiros Relações com Investidores Relação entre Risco e Retorno Demonstrações financeiras Balanço Demonstração de resultados Demonstração de fluxos de caixa O que é a alavancagem ? O que são ativos? Instrumentos Financeiros Fontes de Informação Financeira O balanço A demonstração de resultados A demonstração de fluxos de caixa KPI – Key Performance Indicators Balanced Scorecard Rácios de Rentabilidade Rentabilidade do Ativo (ROA) Rentabilidade dos Capitais Próprios (ROE) Rácios de Liquidez O ciclo operacional de tesouraria Os juros, os impostos e os dividendos As atividades de financiamento As atividades de investimento Rácio de liquidez geral Rácio de liquidez reduzida Rácio de liquidez imediata Rácios de Funcionamento Prazo médio de recebimentos Prazo médio de pagamentos Tempo médio de duração das existências Rácios Financeiros O impacto da alavancagem financeira na rentabilidade dos capitais próprios O rácio "debt to equity" Rácio de autonomia financeira Rácios de Avaliação de Empresas Valor nominal das ações Valor contabilístico Valor de mercado Price-to-book value Earnings per share (EPS) Price-to-earnings ratio (PER) Price-to-cash flow (PCF) Dividend yield Cálculo e Análise do Cash-Flow Avaliação de Empresas Fundo de Maneio Uma análise mais pormenorizada da Margem Bruta O que é o EVA (Economic Value Added)? Módulo 6 - Gestão e Administração Desportiva (40 horas) Conceitos de Atividade Física e Desporto Identificação, Variedade e Dimensões dos Desportos Associativismo Desportivo Organização Desportiva Gestão e Administração Desportiva Gestor Desportivo, as funções e níveis de gestão Módulo 7 - Planeamento, Coordenação e Gestão de Eventos Desportivos (35 horas) O Projeto O evento desportivo Gestão do evento desportivo Gestão da qualidade de um evento desportivo 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_nutricao_dietoterapia_oncologica.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários - Profissionais da área da saúde e que desejem aprofundar os seus conhecimentos em Nutrição e Dietoterapia Oncológica, para intervenção em meio hospitalar, clínico, ambulatório, geriátrico, entre outros; - Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de intervenção nutricional em situações específicas de doença oncológica. 3. Objetivos Específicos - Compreender o conceito de cancro; - Reconhecer o risco nutricional, para que sejam instituídas medidas de intervenção nutricional mais precocemente; - Assegurar intervenções nutricionais ao tipo de doença com níveis adequados de todos os nutrientes; - Promover um bom estado nutricional. 4. Saídas Profissionais Integrar equipas de planeamento e orientação de intervenções nutricionais individualizadas e coletivas em meio hospitalar, clínico, ambulatório, geriátrico, cantinas e refeitórios, entre outros. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Alterações metabólicas da célulaa cancerígena (8 horas) Formação da célula cancerígena Alterações metabólicas Abordagem terapêutica Estado nutricional Módulo 2 - Avaliação nutricional, aconselhamento nutricional e suplementação (16 horas) Avaliação nutricional Intervenções nutricionais Aconselhamento nutricional e suplementação Módulo 3 - Protocolos de intervenção nutricional (16 horas) Protocolos de Intervenção Nutricional Recomendações dietéticas para a prevenção de Cancro Indivíduos com cancro recebem cuidados paliativos Cuidado nutricional de crianças com cancro 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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