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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_psicofarmacologia.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: 12º ano. - Profissionais das áreas da psicologia, psiquiatria, enfermagem, farmácia, gerontologia, terapeutas e outros profissionais de formações académicas relacionadas com a área da saúde mental, neurociências, biologia e ciências do comportamento; - Outras formações académicas que pretendam adquirir conhecimentos nesta área do conhecimento. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de identificar os principais psicofármacos usados na área da Saúde Mental, bem como os quadros clínicos em que são prescritos e respetivas consequências/riscos da sua prescrição e utilização. 3. Objetivos Específicos - Identificar os principais psicofármacos usados na área da Saúde Mental; - Identificar e caraterizar os quadros clínicos em que são prescritos os psicofármacos; - Compreender as respetivas consequências/riscos da prescrição e utilização dos psicofármacos. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Psicofarmacologia: Enquadramento teórico (4 horas) Psicofármacos e Psicofarmacologia Introdução Classificação das substâncias psicoativas Classificação quanto à sua origem Classificação quanto aos efeitos farmacológicos ao nível do SNC Classificação quanto ao potencial de uso nocivo e utilidade clínica Classificação quanto ao status legal das substâncias Classificação das Doenças Mentais Princípios Gerais de Prescrição de Psicofármacos Módulo 2 - (SNC) Sistema Nervoso Central e mecanismo de ação dos fármacos (4 horas) Organização Funcional do SNC (Sistema Nervoso Central) Transmissão Neuronal O neurónio Os processos de comunicação Principais Neurotransmissores Mecanismos de Ação de Fármacos no SNC Transmissores centrais Psicofármacos e SNC Ansiolíticos, sedativos e hipnóticos Antipsicóticos Antidepressores Módulo 3 - Ansiolíticos, sedativas e hipnóticos (14 horas) Ansiolíticos Benzodiazepinas (BZD) Antidepressivos (AD) Neurolépticos (NRL) Buspirona Bloqueadores Beta-adrenérgicos (BBA) Hipnóticos Benzodiazepinas Ansiolíticas (BZD ANS) Benzodiazepinas Hipnóticas (BZD HPN) Mianserina e Trazodona Quetiapina e Risperidona Módulo 4 - Antipsicótico (12 horas) Antipsicóticos Principais Neurolépticos (NRL) Indicações dos Neurolépticos (NRL) Neuroléptico (NRL) de Ação Prolongada Normas de Utilização dos Neurolépticos (NRL) em Geral Efeitos Secundários (ES) dos Neurolépticos (NRL) Contra-indicações (CI) dos Neurolépticos (NRL) Principais Interações (IA) dos Neurolépticos (NRL) Hiperdosagem de Neurolépticos (NRL) e Seu Tratamento Módulo 5 - Antidepressivos (12 horas) Introdução Antidepressivos (AD) Propriamente Ditos Indicações dos Antidepressivos (AD) nas Perturbações de Humor Normas de Utilização dos Antidepressivos (AD) Efeitos Secundários (ES) dos Antidepressivos (AD) Contra-indicações (CI) dos Antidepressivos (AD) Principais Interações (IA) dos Antidepressivos (AD) Hiperdosagem de Antidepressivos (AD) e seu Tratamento Módulo 6 - Estimulantes do SNC (sistema nervoso central) (6 horas) Classificação das drogas psicoativas quanto aos efeitos farmacológicos ao nível do SNC Análise das principais substâncias psicoativas estimulantes do SNC As anfetaminas Efeitos e riscos para a saúde A Cocaína e Crack Sinónimos e aparência Principais sintomas decorrentes do uso A Nicotina Efeitos e riscos para a saúde Canabinóides Sinónimos e aparência Efeitos e riscos para a saúde Alucinogénios LSD Ecstasy Módulo 7 - Psicofármacos: Interações medicamentosas (4 horas) Interações Medicamentosas – noções gerais Classificação das Interações Medicamentosas Causas e fatores das Interações Medicamentosas Psicofármacos e interações medicamentosas Principais interações com Ansiolíticos Principais Interações com Barbitúricos Principais interações com Neurolépticos Principais interações com Neurolépticos (Atípicos) Principais interações com Antidepressivos Principais interações com Anticonvulsivantes Módulo 8 - Psicofármacos: Escala de avakiação dos efeitos colaterais (4 horas) Introdução Escalas de Avaliação Efeitos extrapiramidais agudos Discinesia tardia Outros efeitos colaterais 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_ciencias_forenses2.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Direito, Polícias, Militares, Profissionais de carreira judiciária e potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos teórico - práticos de Ciências Forenses de forma a promover nestes, as competências necessárias para proceder à consultadoria e investigação criminal. 3. Objetivos Específicos - Compreender os conceitos fundamentais, princípios e teorias das Ciências Forenses; - Identificar as áreas fundamentais de intervenção das Ciências Forenses e que exigem sólidas competências científicas, técnicas e éticas, reconhecidas pelo sistema judicial; - Consultar literatura apropriada, demonstrando compreensão completa e crítica relativamente a conteúdos, contexto, objetivos, qualidade de informação, bem como a sua interpretação e aplicação; - Apresentar habilidade crítica e analítica para reconhecer que fatores devem ser pesquisados, testados e que evidências podem/devem ser avaliadas; - Empregar metodologias de estudo forenses e criminais em investigação, no registo e na análise de factos; - Pensar autonomamente, desempenhar tarefas e propor soluções na resolução de problemas no âmbito forense. 4. Saídas Profissionais - Investigação e Consultadoria criminal; - Elaboração de programas de politica criminal, programas de apoio a vítimas, programas de prevenção, tratamento e reinserção de delinquentes e programas penitenciários; - Apoio às forças de segurança, tribunais e empresas de segurança privada; - Formação, ensino e investigação. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Ciências Forenses - Enquadramento teórico (12 horas) Definição de ciências forenses História e evolução das ciências forenses Medicina Legal e Ciências Forenses Ciências Forenses em Portugal Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses Legislação aplicável Autópsia médico-legal Evidências biológicas e não biológicas Evidências comportamentais Evidências Digitais Análise e processamento da cena de crime Cadeia de custódia Atividade pericial e relatórios periciais Módulo 2 - Antropologia Forense (16 horas) O que é a Antropologia Forense Introdução aos processos da Antropologia Forense Introdução ao estudo do esqueleto humano O esqueleto humano A dentição humana Introdução ao processo de deteção, escavação e exumação de restos humanos Exame de campo Introdução ao estudo da Tafonomia Forense A decomposição Datação da altura da morte Diagnose sexual Estimar a idade à morte Caraterização morfológica Caracteres métricos Caracteres discretos A raça Exame patológico Doenças ósseas Articulações Doenças dentárias Análise de fraturas/lesões traumáticas Lesões ante mortem Lesões post mortem Lesões peri mortem Módulo 3 - Psiquiatria e Psicologia Forense (28 horas) Psiquiatria Forense Definição de Psiquiatria Forense Autópsia Psicológica Analisando as emoções dos falecidos Heranças, Suicídio e Homicídio Os Limites da Ciência Dúvida Razoável Responsabilidade Profissional em Peritagem Médica Leges Artis Pressupostos da responsabilidade no que respeita ao dano Responsabilidade Civil, Penal e Disciplinar Pressupostos da Responsabilidade Capacidade Civil Capacidade de Testar e Doar O Poder Paternal Stress Stress Pós-traumático Desenvolvimento temporal da reação Antecedentes traumáticos Morbilidade anterior Ameaça de extinção – experiência perto da morte Tempo de exposição ao trauma O isolamento da vítima Identificar o agressor Elementos ou acontecimentos específicos Prognóstico das reações pós-traumáticas Stress Laboral Acidentes de Viação, Trabalho e Doenças Profissionais Parecer Clínico Simulação Sinistrose Junta Médica Psicologia Forense Definição de Psicologia Forense A psicologia forense é uma função ou um papel A psicologia forense é uma especialidade profissional A psicologia forense aplica-se à justiça criminal e à justiça cível Quem é o cliente A prática da Psicologia Forense O que se espera do Psicólogo Forense Psicologia do testemunho História da Psicologia do Testemunho Depoimento de Testemunhas Oculares Fase de observação, armazenamento e recuperação na memória de testemunhas oculares Integridade e precisão das descrições Reconhecimento em linhas de identificação Engano e Memória de testemunhas oculares Psiquiatria e Psicologia Forenses Responsabilidade Criminal Inimputabilidade e Inimputabilidade Diminuída (ou Atenuada) Avaliação de responsabilidade criminal Avaliar as perturbações mentais Instrumentos de avaliação Simulação e minimização Avaliação da relação entre perturbação mental e competência legal O regime legal da prova pericial em processo penal Noção – quando tem lugar a prova pericial Quem realiza as perícias O Sistema Português A Realização da Perícia Os consultores técnicos As Perícias Médico-Legais e Psiquiátricas Noções e traços gerais do regime legal Distinção entre perícia psiquiátrica e perícias sobre a personalidade Principais direitos e obrigações dos peritos Módulo 4 - Química Forense (32 horas) Tipos de consumo de drogas e sua interação com o corpo Orlamento Por contacto Aspiração e via sublingual Inalação o Injeção A circulação das drogas Sistema Nervoso Central (SNC) Neurotransmissores o Cérebro Classificação das drogas psicoativas Estimulantes Depressores Alucinógenos Inalantes Tolerância Dependência Abstinência Drogas no desporto O doping Esteroides anabólicos Drogas e gravidez Seleção das amostras em química forense Conservação das amostras Tipos de exames químicos Módulo 5 - Toxicologia Forense (32 horas) Capítulo 1 Toxicologia Forense Tipos de Intoxicação: Agudas, Sub-agudas e Crónicas Absorção, Distribuição, Metabolização e Excreção dos Tóxicos Absorção pelo Pulmões Absorção pela Pele Proteínas Plasmáticas Fígado e Rins Tecido adiposo Tecido ósseo Barreira hemato-encefálica Eliminação/Excreção Excreção Urinária Excreção Fecal Excreção Biliar Exalação Outras vias de eliminação Líquido cefalorraquidiano Leite Suor e Saliva Capítulo 2 Toxicologia analítica A autópsia em casos de suspeita de intoxicação Exame do local de suspeita de morte por intoxicação Informação em casos de suspeita de morte por intoxicação Aspetos relevantes no exame de hábito externo e interno em casos de suspeita de morte por intoxicação Recomendações práticas para a realização de autópsia em que haja suspeita de intoxicação Passos fundamentais do exame toxicológico Seleção de amostras em toxicologia Conservação das amostras Preparação da amostra Rastreio analítico Identificação e Doseamento Interpretação dos resultados analíticos Capítulo 3 Toxicologia alimentar Características nutricionais dos alimentos Tipos de intoxicação alimentar Bactérias Toxinas das Espécies Marinhas - Ciguatera Toxinas do Marisco - PSP, DSP, NSP, ASP Toxinas das Espécies Marinhas - Tetrodotoxina Toxinas de Cogumelos e Outros Vegetais Capítulo 4 Toxicologia ambiental Principais poluentes gasosos do ar Óxido de enxofre (SO2) Ozono (O3) Óxido de azoto (NO2) Aldeídos Monóxido de carbono (CO) Poeiras Solventes e vapores Hidrocarbonetos alifáticos Gasolina e Querosene Hidrocarbonetos halogenados Glicóis Hidrocarbonetos aromáticos Pesticidas Inseticidas Outros inseticidas clorados Rodenticidas Módulo 6 - Biologia Forense (32 horas) Fundamentos de biologia molecular Estrutura dos cromossomas eucarióticos Ciclo celular Ácidos nucleicos Dogma central da biologia molecular Herança dominante e recessiva Fisiologia da reprodução funcional Anomalias congenéticas Anomalias cromossómicas Anomalias numéricas Anomalias estruturais Aconselhamento genético Casais com problemas de fertilidade Diagnóstico Pré-Natal de doenças genéticas Citogenética Origem genética do atraso mental Determinação genética do sexo Módulo 7 - A Importância do DNA (20 horas) Capítulo 1 Marcadores genéticos convencionais Sistema HLA – marcadores MHC Polimorfismos da Molécula de DNA Polimorfismos de Comprimento Short Tandem Repeats – STRS Variable Number of Tandem Repeats – VNTRS Polimorfismos de Sequência Outros Marcadores Capítulo 2 Técnicas Biológicas em Medicina Legal Extração de DNA Genómico de Amostras Biológicas Amplificação de DNA – PCR Aplicações Procedimento Comparação das Dimensões de Fragmentos Específicos de DNA Depois de Digestão Enzimática – RFLP Estudo do Comprimento Variável de Fragmentos Específicos de DNA – Eletroforese Estudo das Sequências (disposições) de Fragmentos Específicos de DNA – Sequenciação Capítulo 3 Variabilidade de Amostras Biológicas DNA Quimera Mosaicismo Microbiologia Forense Aplicações Forenses da Microbiologia Transplantação de Órgãos Compatibilidade Transplante de Medula Módulo 8 - Entomologia Forense (20 horas) Noções Introdutórias sobre Entomologia Forense e suas áreas principais Aplicações da Entomologia Forense Intervalo Pós-Morte (IPM) – o seu cálculo Os Fenómenos Cadavéricos Glossário de Entomologia Forense Insetos de Importância forense Consolidação de Conhecimentos Módulo 9 - Aspetos legais e Éticos das Ciências Forenses (16 horas) As Ciências Forenses e as suas disciplinas Ciências Forenses: realidade atual e caminho futuro Ética Introdução ao conceito Deontologia Consequencialismo Ética Médica Ética das Ciências Forenses Peritagem forense Reflexão final Diplomas Legais 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_avaliacao_psico_nee.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos (formação pré-bolonha ou formação pós-bolonha com frequência de Mestrado). 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Avaliação Psicológica no âmbito da Educação Inclusiva/NEE, para uma correta atuação profissional do Psicólogo (Licenciatura pré-bolonha e/ou Mestrado em Psicologia) e, complementar a formação de outras áreas do conhecimento que intervêm no âmbito da Educação Inclusiva/NEE (Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, entre outros). 3. Objetivos Específicos - Compreender o papel e a função do grupo de profissionais que intervêm na organização das respostas educativas no âmbito da educação inclusiva e necessidades educativas especiais, tais como o Serviço de Psicologia e restantes Profissionais de Serviços Internos/Externos à Escola, bem como pais e encarregados de educação; - Identificar problemáticas que conduzem à educação inclusiva e problemáticas que configuram outras necessidades educativas; - Dominar técnicas e instrumentos que permitam avaliar e intervir no âmbito da Educação Inclusiva/NEE; - Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF e o DSM-5; - Desenvolver competências de investigação na área da educação inclusiva/educação especial, visando uma atitude de atualização e reflexão constantes. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Educação Inclusiva - Enquadramento legal (5 horas) Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho Módulo 2 - Objetivos da Educação Inclusiva (10 horas) Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores Educação inclusiva vs Educação especial Noção de deficiência: Da segregação à inclusão Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença Módulo 3 - Público - alvo da Educação Inclusiva e perfil dos alunos à saída da escolaridade Obrigatória (4 horas) Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências Práticas pedagógicas e didáticas Módulo 4 - Constituição e competências da equipa multidisciplinar de apoio à Educação Inclusiva (2 horas) Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva Módulo 5 - Avaliação psicológica no âmbito das NEE (10 horas) O que é a avaliação psicológica? Entrevista com a criança: particularidades Preparar o contexto Receber a criança Estratégias de comunicação não-verbal Comunicação direta com a criança Exame físico da criança Recapitulando Entrevista com o adolescente: particularidades Administração de testes psicológicos Críticas ao método dos testes Vantagens do uso de testes psicológicos Testes psicológicos mais usados no âmbito das NEE Diferenças entre avaliação psicológica e avaliação psiquiátrica Instrumentos de Avaliação Psicológica Módulo 6 - Abordagem neuropsicológica das NEE/Perturbações do Desenvolvimento (30 horas) As Funções executivas Funções executivas – enquadramento teórico Funções executivas – modelos Funções executivas – anatomia Principais funções cognitivas Alterações das funções executivas: crianças e adolescentes Funções Executivas – avaliação Perturbações do Desenvolvimento vs Dificuldades de Aprendizagem e Avaliação Perturbações Globais do Desenvolvimento Dificuldades de Aprendizagem: conceito Dificuldades de Aprendizagem: etiologia Caracterização dos indivíduos com DA e avaliação Módulo 7 - Instrumentos na avaliação psicológiac das NEE (25 horas) Instrumentos na avaliação psicológica A entrevista Observação Testes psicológicos Instrumentos avaliação no âmbito das NEE/Educação Inclusiva, entre outros Instrumentos de Avaliação Psicológica Estudados em Portugal no domínio da Orientação e Aconselhamento Educacional Instrumentos de Avaliação Educacional Instrumentos de Avaliação da Organização Escolar e Profissional Instrumentos de Avaliação de Aptidões Instrumentos de Avaliação do Desenvolvimento Instrumentos de Avaliação da Inteligência Instrumentos de Avaliação da Personalidade Módulo 8 - Intervenção precoce (24 horas) Conceito e respetiva evolução Intervenção Precoce: o que é? Serviços de Intervenção Precoce em Portugal: breve abordagem Decreto – Lei nº 281/2009 e o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) Educação Precoce VS Educação Especial/Educação Inclusiva Intervenção Precoce: da abordagem centrada na criança à abordagem centrada na família Ciclo de intervenção Escalas/modelos usados na avaliação/intervenção Módulo 9 - As NEE e a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) (30 horas) Evolução Histórica da CIF Estrutura, Organização e Funcionamento da CIF Análise, classificação, apresentação e discussão de casos, por referência à CIF Módulo 10 - Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, recursos específicos e níveis de intervenção (30 horas) Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios Medidas Universais Medidas Seletivas Medidas Adicionais Sistema integrado e multinível de medidas de suporte O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018 Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar Plano de Saúde Individual Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC) Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) Módulo 11 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Educação Inclusiva/NEE, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_psicooncologia.htm Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais da área da saúde, em especial psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, terapeutas, gerontólogos e outros envolvidos no cuidado ao paciente oncológico, familiares e equipas profissionais deste âmbito. Outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento, que pretendam vir a atuar no âmbito do tratamento a pacientes oncológicos e apoio a familiares. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção no apoio e cuidado ao doente oncológico, bem como familiares, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, ao nível de instituições de apoio e tratamento de doentes oncológicos, serviços de saúde especializados oncológicos e rede nacional de cuidados continuados integrados. 3. Objetivos Específicos - Adquirir conhecimentos sobre as bases médicas oncológicas; - Conhecer com profundidade a história da psico-oncologia e respetivos objetivos; - Desenvolver competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais com o paciente, trabalho em equipa e apoio à família; - Desenvolver competências comunicacionais clínicas perante situações específicas (más notícias, expressão de sentimentos e emoções, apoio à família); - Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica; - Abordar as emoções e reações típicas adaptativas e desadaptativas dos pacientes perante a informação de doença oncológica; - Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de intervenção psicológica em psico-oncologia; - Proporcionar conhecimentos sobre a base de trabalho de equipas de saúde interdisciplinares e multidisciplinares; - Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção com pacientes oncológicos; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Plano Curricular Módulo 1- Noções básicas de Oncologia Médica (25 horas) Módulo 2- Doença Oncológica: Comunicação e diagnóstico (25 horas) Módulo 3- Oncologia e Psicologia: Psico- oncologia (30 horas) Módulo 4- Psico-Oncologia: Bases históricas e teóricas (35 horas) Módulo 5- Psico-Oncologia: Avaliar e intervir (40 horas) Módulo 6- Cuidados Paliativo em Oncologia (35 horas) Módulo 7- Equipas Multidisciplinares e Burnout (35 horas) Módulo 8- Bioética em Oncologia (15 horas) Módulo 9- Projeto Final (60 horas) 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_educacao_adultos.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Sociólogos, Professores, Mediadores, Formadores, Coordenadores de formação, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação de adultos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos teórico - práticos que possibilite o exercício de funções na área da Formação e Educação de Adultos. 3. Objetivos Específicos - Realizar o enquadramento da Educação e Formação de adultos nas novas políticas europeias de aprendizagem ao longo da vida e a situação atual em Portugal; - Analisar os diferentes contextos de aprendizagem ao longo da vida; - Desenvolver e operacionalizar competências e estimular capacidades para futuros desempenhos, no âmbito da educação de adultos; - Desenvolver competências de intervenção e avaliação em processos de cursos EFA e processos de RVCC. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Desenvolvimento histórico da educação de adultos (16 horas) Desenvolvimento histórico da formação de adultos Tendências recentes Os atores – Instituições e Promotores de Educação de Adultos Os Atuais Desafios – Aprendizagem ao longo da vida para todos O Caso Português Módulo 2 - Políticas e práticas de eduacação de adultos (10 horas) Enquadramento Legal das Políticas e Práticas da Educação de Adultos Métodos e Práticas da Educação de Adultos Aprendizagem ao longo da vida Educação e Formação de Adultos – atualidade do conceito Módulo 3 - Psicologia da educação e teorias da apredendizagem (24 horas) Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem A Andragogia A Reflexão Crítica A Aprendizagem Transformativa A Responsabilidade Social Conceitos transversais às propostas educativas para adultos O auto-direcionamento na aprendizagem A aprendizagem experiencial A aprendizagem contextual O formador de pessoas adultas Diferentes significados para diferentes práticas Função (ou funções) do formador Ações, intenções e crenças dos formadores: da identificação à mudança Áreas de conhecimento do formador de adultos O conhecimento sobre os princípios da prática O conhecimento do formador O conhecimento dos formandos O conhecimento do conteúdo O conhecimento dos métodos Perspetivas de ensino e desempenho profissional Perspetiva transmissiva Perspetiva de aprendizagem guiada Perspetiva desenvolvimentista Perspetiva nurturing Perspetiva de reforma social Práticas de reflexão em educação e formação de adultos Do conceito às práticas de reflexão Funções da reflexão no contexto da educação e formação de adultos O desafio pós-moderno à reflexão O formando adulto Principais características Diferenças entre alunos e formandos Módulo 4 - Desenvolvimento pessoal e social do jovem adulto e do adulto (30 horas) Desenvolvimento Pessoal e Social do formando adulto Características Cognitivas Características de Personalidade Características Experienciais A criação de ambientes de aprendizagem que sustentam a motivação Estabelecer a Inclusão Desenvolver atitudes Fomentar o significado Promover a competência Os processos de mudança no formando O desenvolvimento do adulto: conceitos e perspetivas - O self assumido Implicações nos processos educativos e formativos Módulo 5 - Metodoologi de Educação e Formação de Adultos: Balanço de competências, construção de portefólios e cursos EFA (30 horas) Breve enquadramento – Educação de Adultos Ensino vs Aprendizagem Breve caracterização histórica Metodologias de Intervenção Balanço de Competências Construção de portefólios Cursos EFA Princípios orientadores dos cursos EFA Portefólio Reflexivo de Aprendizagens (PRA) Etapas possíveis para construção de um PRA Módulo 6 - Educação de Adultos: Casos práticos (30 horas) Breve enquadramento – Métodos de ensino para públicos adultos A aprendizagem colaborativa O método do debate O método dos estudos de caso A avaliação nos modelos educativos para públicos adultos Planificação curricular Módulo 7 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Educação de Adultos, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Viseu (Viseu)
Possibilidade de financiamento sem entrada inicial a partir de 180 euros. A Renault Mégane Sports Tourer, é uma proposta muito equilibrada pontuando no conforto, no espaço, na qualidade, na fiabilidade, nos baixos consumos e no comportamento desta fantástica viatura que a marca Renault já nos habituou e que por onde passa ninguém fica indiferente ao seu Look desportivo/familiar. Com uma apresentação fantástica e cheio de extras esta linda Renault Mégane apresentasse como uma excelente opção de compra. ATENÇÃO, viatura NACIONAL de Outubro de 2016, ainda não tem 88.000 KMS e não é 1.5 DCI de 90 CV mas sim 1.5 DCI de 110 CV, faz toda a diferença nas comparações. Por este preço, mesmo mais recentes não vai encontrar com facilidade com apenas 88.000 KMS. KMS reais que poderão ser confirmados em qualquer centro de Inspeções ou IMTT de Portugal. Espaçoso com habitáculo acolhedor, qualidade inquestionável, potente ( 110 CV ), fiabilidade e reconhecido pelo seu excelente desempenho e consumos reduzidos, é simplesmente o mesmo motor 1.5 a Diesel que equipa a Mercedes Benz e a Nissan. Revisão feita aos 87.400 Kms, próxima será aos 107.000 KMS. Cruise Control, Limitador de Velocidade, Luz diurna Led, Alerta sobre cintos de segurança, Alerta sobre manutenção, Isofix, ESP - Prog. Estab. Electrónica, Fecho automático das portas em andamento, Fecho central com controlo remoto embutido na Chave ou Sistema de Cartão Inteligente, Sistema follow me home, Sistema imobilizador, Sistema ISOFIX, Rádio CD USB MP3, Bluetooth, GPS, ABS, Controlo electrónico de estabilidade, Volante em pele regulável em altura e profundidade, Bancos com regulação lombar, Jantes de liga, Computador de Bordo, Limitador de Velocidade, Apoio de braço, Ar condicionado Automático Dual Zone, Sistema de ajuda no arranque em inclinação, Sensores de estacionamento, Luz, Chuva e temperatura, Start and Stop, 4 vidros elétricos, Sistema de Controlo de Pressão dos Pneus, Airbags, Tomada Elétrica 12V, Faróis de Nevoeiro, Retrovisores com regulação elétrica, pisca embutido e recolha automática, Bancos rebatíveis, Encostos de Cabeças frente e trás, Não Fumador, Direção assistida progressiva, Airbags frontais e laterais, Barras Tejadilho, TCS Sistema de Control de Tração, Imobilizador, Fecho Automático das Portas em Andamento, Alertas sobre Cinto de Segurança, Banco Traseiro Rebatível, Apoio de Braço, Bancos desportivos, Vidros coloridos frente e escurecidos traseiros de origem, etc... Interiores sem desgaste e pintura brilhante sem riscos nem mossas. GARANTIA tal como é habitual em todas as nossas viaturas o que demonstra que acreditamos no que estamos a vender. Link Vídeo demostrativo da viatura: https://youtu.be/tcBYLFiG3Kk Agende a sua visita e venha fazer o seu Test Drive. Somos P.J. Car em Viseu desde 1993. Duvidas? Pergunte aos clientes que já nos compraram. Matriculas tapadas no cumprimento do decreto de lei de Proteção de Dados. Para mais informações ligue ou mande MP ou visite-nos em P.J. Car na Rua Pedro Alvares Cabral N 126 em Viseu.
12.500,0 €
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Vila Nova de Famalicão (Braga)
charrete maratona de cavalos preta pouco usada semi-nova encontra se muito bem conservada está a ser vendida devido a inutilização do proprietario e tambem a falta de interesse de quem lhe de uso e cuide dela
6.000,0 €
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Santarém Santarém (Santarém)
Telefone fixo AEP 89D-1088, testado OK, com cerca de 50 anos, nunca instalado ou usado, a funcionar bem. Simples, pois só tem as teclas de marcação numerica. Foi adaptado para puder ser usado, com conectores e fichas formato RJ11. - O router Thompson nas fotos não está incluido. - Não precisa de alimentador/carregador. - Pode ligar a router TV-NET-VOZ, ou a outro ponto "telefónico" compativel RJ11. Entrega em mão em Santarém ou pelos correios.
35,0 €
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_seguranca_interna.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, ou superior; gestores / consultores de segurança; criminologistas, polícias, militares, profissionais de carreira judiciária e potenciais interessados que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção no âmbito da segurança interna, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, ao nível de serviços na área da segurança interna. Estudar e analisar as ameaças pouco convencionais dos dias de hoje, delinear estratégias de prevenção, proteção, intervenção e minimização de eventuais danos. 3. Objetivos Específicos - Demonstrar uma visão global dos diferentes aspetos relacionados com a segurança interna; - Compreender a interdisciplinaridade sobre o crime organizado; - Analisar a interação entre o global e o local no policiamento contra o crime organizado; - Demonstrar conhecimento teórico relativo à globalização do crime e do crime organizado (transnacional); - Demonstrar conhecimentos da organização judiciária e policial, bem como de direito internacional e direito penal; - Cooperar com instituições públicas e privadas, e também com os cidadãos, que tenham objetivos no âmbito da intervenção psicológica forense e do testemunho; - Promover a articulação entre a psicologia e o sistema de justiça e participar na execução das medidas tutelares educativas; - Propor medidas de prevenção da criminalidade e da reincidência; - Analisar e realizar medidas estratégicas de gestão do risco no âmbito da segurança interna; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Globalização e Terrorismo (30 horas) O que é a Globalização? O fenómeno não é, no entanto, pacífico A globalização na história das ideias Globalização – Ontem e Hoje As Economias-Mundo antes das Descobertas A primeira fase da Globalização (1450-1850) A segunda fase da Globalização (1850-1950) A Globalização recente (pós-1989) Desequilíbrios e Perspetivas da Globalização Globalização e Tecnologias de Informação Ciberterrorismo Cibercrime: a caixa de Pandora Retenção de dados e criptografia: duas questões centrais de segurança O cibercrime não é virtual O perfil digital Terrorismo História do Terrorismo Cronologia recente Definição de Terrorismo Tipos de Terrorismo A guerra de guerrilha Anti-Terrorismo e Contra-Terrorismo A ONU e o combate ao Terrorismo Estratégia da União Europeia de luta contra o terrorismo Programa específico: prevenção, preparação e gestão das consequências em matéria de terrorismo (2007-2013) Módulo 2 - Narcotráfico (20 horas) Narcotráfico - Introdução Narcotráfico - Dimensão global A globalização das drogas A mundialização do narcotráfico A globalização da produção de drogas – Quem Ganha? Ciclo do Narcotráfico Formas de distribuição Distribuição Mundial Lavagem de Narcodólares Teoria Geral As Etapas da Lavagem Atividades Económicas mais relacionadas com as operações de lavagem de dinheiro Lavagem de Dinheiro – Legislação Portuguesa Paraísos Fiscais – Usos Legais e Ilegais Lista de Paraísos Fiscais Módulo 3 - Segurança Privada (25 horas) Segurança Privada – Definição Departamento de Segurança Privada da PSP Competências Entidades Licenciadas - SIGESP Atividades de Segurança Privada Segurança Organizacional A Segurança Organizacional possui os seguintes subsistemas Segurança Organizacional vs Segurança Empresarial Manutenção de um Ambiente Seguro Gestão de multidões Introdução Tática Lutas das rebeliões Como ocorre uma rebelião? Tecnologia e filosofia de controlo de rebeliões Prevenção Conflito Dissuasão de comportamentos racistas e xenófobos Técnicas de Defesa Pessoal Âmbito civil Âmbito militar Introdução às técnicas Definição de defesa pessoal no contexto da atividade de Segurança Privada Princípios Básicos Alvos Característica do Combate Abordagens Módulo 4 - Investigação Criminal (30 horas) Introdução à Investigação Criminal Justiça & Segurança As estratégias de investigação criminal A organização da investigação criminal A prova Proteção & Segurança Medidas de Direito Premial A cena do crime de homicídio Os meios Os procedimentos Exame médico-legal do corpo no local Proposta de Relatório de Exame (INML) A Segurança e o Estado Fases no Exame da Cena do Crime Conceitos Essenciais Protocolo de Atuação Módulo 5 - Criminalidade Organizada Transnacional (20 horas) Globalização e Criminologia: Uma Introdução O Crime Organizado Crime Organizado como “Crime Empresarial” Mitos, Realidades & Definições CO e Máfia Como Formas de Governo Quem Policia o CO? Rapto e Resgate Crime Organizado Transnacional Policiamento Transnacional Força da Lei Global Como uma Protection Racket A Construção Social do Crime Organizado Transnacional Policiamento Transnacional como Governança Global Módulo 6 - Sociologia Criminal (18 horas) Conceito de Sociologia e Sociologia Criminal Objetivos da Sociologia Criminal Análise das Escolas Sociológicas, no âmbito da criminalidade Módulo 7 - Migrações e Multiculturalismo (18 horas) Conjuntura atual Dimensão do fenómeno Desafios e prioridades A migração clandestina e o tráfico humano A feminização da migração Os refugiados Diálogo Inter-religoso e Inter-cultural Legislação Organismos Módulo 8 - Organização Judiciária e Policial (20 horas) High Policing Policiamento Transnacional Contextualização do Objeto A Prevenção Policial Segurança e Criminologia A Polícia Modelos de Polícia Organização Policial Espanhola Organização Policial Belga Organização Policial Canadiana Organização Policial Portuguesa Módulo 9 - Psicologia da Justiça (18 horas) Psicologia Clínica, Criminal e Forense Avaliação Psicológica em Contexto Forense Intervenção da Psicologia na Matéria Tutelar Educativa A Psicologia ao Serviço do Sistema Nacional de Justiça Módulo 10 - Estratégias de prevenção do Crime e da Delinquência (20 horas) Crime, Sociedade e Segurança Interna Prevenção dos Comportamentos de Risco e da Vitimação Avaliação e Prevenção da Violência Doméstica Despiste do Mau Trato e Abuso Sexual de Menores Estratégias de Prevenção para Casos de Bullying Intervenção para Agressores e Delinquentes Módulo 11 - Controlo e Liderança (18 horas) Direitos Humanos, Liberdade e Segurança As Teorias da Liderança e a Gestão de Conflitos Medidas de Controlo e Proteção de Menores Medidas de Controlo e de Privação da Liberdade O Sistema de Justiça e a Reinserção Social Módulo 12 - Direito Internacional (20 horas) A Identidade do Direito Internacional Terminologia Noção adotada O Direito Internacional Público e os seus semelhantes Direito Internacional Público e Direito interno: uma comparação virtuosa A questão existencial do Direito Internacional Público: existe porquê e para quê? As funções sociais do Direito Internacional Público Normas Internacionais e Eficácia na Ordem Jurídica Portuguesa Articulação entre Direito Internacional e Direito Interno A Constituição Portuguesa e a eficácia jurídica das normas internacionais e euro comunitárias Módulo 13 - Direito Penal (20 horas) Conceito de Direito Penal Noção de direito penal As normas penais, o facto ilícito e a sanção O direito penal e o poder punitivo do Estado O conceito de bem jurídico Fins do Direito Penal e das Sanções Penais Secção I – Fins do direito penal Diversidade de fins do direito penal Prevenção geral A prevenção geral negativa A prevenção geral positiva Outras teorias sobre os fins do direito penal. Crítica Secção II – Natureza e fins das sanções penais As sanções penais são meios de tutela jurídica repressiva Pluridimensionalidade dos fins das sanções penais Natureza e fins das penas criminais Natureza e fins das medidas de segurança Monismo e dualismo das penas e medidas de segurança Caraterísticas Essenciais do Direito Penal Os princípios da autonomia, proporcionalidade, subsidiariedade, legalidade e jurisdicionalidade do direito penal Os princípios da culpa e do direito penal do facto O princípio da humanidade das penas e dignidade da pessoa enquanto limite da duração e execução das penas Classificações do Direito Penal Parte geral e parte especial do direito penal; direito penal comum e direito penal especial Outras classificações Concurso aparente de Normas ou Leis Penais Princípios gerais Princípio da especialidade Princípio da subsidiariedade Princípio da consumpção Outras questões conexas Módulo 14 - Gestão do Risco (25 horas) O que é a Gestão do Risco? A Aplicação do Risco Operacional às Forças Armadas A gestão do Risco Operacional no Exército americano As 6 fases do processo de gestão do risco operacional Matriz de Risco Manual de Gestão de Risco (Análise Preliminar de Riscos - APR) Medidas de Controlo e Prevenção da APR Criar um Manual de Gestão de Risco Identificar os riscos Lista de Categorias Lista de riscos Análise qualitativa/quantitativa dos riscos Qualificar/Quantificar Probabilidade Qualificar/Quantificar Impacto Classificar a Prioridade Módulo 15 - Geopolítica e Geoestratágia (20 horas) O que é a Geopolítica? A formação e consolidação do campo de conhecimento da Geopolítica Principais temas abordados pela Geopolítica Geopolítica entre o final do Século XX e Início do Século XXI Teorias Geopolíticas Novas Perspetivas sobre Geopolítica Novas abrangências dos conhecimentos Geopolíticos Subdivisões interdisciplinares do estudo geopolítico Geografia Política, Geo-Estratégia, Geo-história e Disputas Internacionais Módulo 16 - Economia Mundial e Comércio Extermo (18 hora) Comércio Internacional - introdução A rota da Seda Teorias e Modelos do comércio internacional Modelo Ricardiano Modelo de Heckscher-Ohlin Modelo da gravitação Regulamentação do comércio internacional Lista de organismos governamentais com estudos sobre o comércio Internacional por país GlobalTrade Balança Comercial Porque é a globalização importante para os gestores? Incoterms: principais características O que é a dupla tributação internacional? Formas de entrada em mercados estrangeiros A importância da Segurança no Comércio Internacional Gestão da Segurança da Cadeia de Valor A segurança da cadeia logística internacional na perspetiva aduaneira Lista de Abreviaturas e Siglas comummente utilizadas Módulo 17 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Segurança Interna, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
980,0 €
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