SENSOR DE PRESSÃO E TEMPERATURA DOS PNEUS TPMS EM LISBOA-LISBOA

O TPMS trata-se de uma tecnologia que permite alertar o condutor para a insuficiência de ar num ou mais pneus. A informação é, geralmente, transmitida acústica e visualmente através do painel de instrumentos, auxiliando os automobilistas e evitando situações de maior gravidade. Existem dois tipos de sistemas para controlar o ar dos pneus: um recorre a um sensor de pressão em cada roda; o outro não contém qualquer mecanismo físico. Conheçamos melhor cada um deles: TPMS direto Cada uma das rodas incorpora um sensor de pressão e temperatura dos pneus acoplado à válvula, dotado de uma bateria autónoma. Quando os valores previamente memorizados pelo condutor, em função das características dos pneus e do carro em uso, deixam de coincidir com os reais, o dispositivo transmite os dados para um recetor, que os fornece imediatamente ao condutor através de um aviso no painel de instrumentos. Uma vez que existe um sensor de pressão de pneus em cada um, esta tecnologia permite saber qual a roda que está a sofrer a perda de ar e atuar diretamente sobre esta. Ainda que seja mais dispendioso, mais complexo e mais passível de danos (devido à fragilidade dos sensores), é um sistema mais preciso, fiável e instantâneo. TPMS indireto Ao contrário da anterior, esta tecnologia não faz uso de qualquer sensor de pressão no pneu para medir o ar; recorre aos sensores dos sistemas antibloqueio de travões ABS e de controlo de estabilidade ESP para medir a velocidade diferencial de rotação das rodas, fazendo uma análise comparativa. Caso algum pneu perca pressão, o seu diâmetro diminuirá ligeiramente, fazendo com que aumente a velocidade de rotação. Esta diferença é lida pelos sensores, que dão o alerta. A grande desvantagem desta tecnologia é que, na sua forma tradicional, não consegue identificar o pneu com deficiências ao nível da pressão, nem consegue informar dos valores absolutos de cada um. Avisa apenas que algo está mal nas rodas. É, por isso, um sistema menos exato e fiável, embora com um custo de manutenção mais baixo. Verificação manual Seja através da aplicação de um sensor de pressão no pneu ou do uso dos sensores do ABS, o condutor sai sempre a ganhar; ao ser informado de deficiências de pressão nas rodas, obtém um importante apoio na gestão desta matéria. Contudo, estes sistemas devem ser encarados como um auxílio e não devem substituir uma verificação manual e regular do estado dos pneus. Este continua a ser o tipo de monitorização mais fiável. Se necessitar de algum suporte, pode sempre recorrer a uma oficina EUROMASTER onde encontrará ao seu dispor técnicos especializados.

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Sensor de pressão e temperatura dos pneus TPMS
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