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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_nutricao_clinica.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais da área da saúde e que desejem aprofundar os seus conhecimentos em Nutrição Clínica, para intervenção em meio hospitalar, clínico, ambulatório, geriátrico, cantinas e refeitórios, entre outros. Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos, recursos e técnicas no âmbito da Nutrição Clínica que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho. Abordar de modo aprofundado, as principais questões inerentes à Nutrição Clínica Infantil e do Adulto, bem como as temáticas respeitantes à Nutrição e Dietoterapia na doença e casos clínicos oncológicos. A presente formação pretende promover a aquisição de conhecimentos no âmbito da nutrição clínica, não permitindo o exercício da profissão de Nutricionista e/ou Dietista, estando esta profissão devidamente regulamentada. 3. Objetivos Específicos - Demonstrar conhecimentos sobre as noções básicas clínicas da alimentação e nutrição; - Compreender a importância de uma correta avaliação nutricional e metabólica nas diferentes etapas do ciclo de vida; - Reconhecer e avaliar a importância da nutrição clínica como terapia em diferentes patologias; - Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de intervenção nutricional em situações específicas de doença e/ou doença oncológica; - Reconhecer e avaliar a importância da nutrição clínica materno-infantil; - Conhecer as diferentes interações medicamentosas com os alimentos; - Demonstrar conhecimentos sobre os diversos fármacos nutricionais e suplementos dietéticos existentes; - Planear e orientar intervenções nutricionais individualizadas e coletivas; - Orientar, aconselhar, programar, implementar e monitorizar o suporte nutricional em meio hospitalar e ambulatório; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Alimentação e Nutrição: Noções clínicas básicas (14 horas) Evolução da História Alimentar Roda Alimentar e a Pirâmide dos alimentos Princípios Nutricionais Bases Fisiológicas e Metabólicas Macronutrientes Proteínas Hidratos de Carbono Lípidos Fibras Água Princípios da Nutrição Clínica Interpretação De Exames Laboratoriais Módulo 2 - Necessidades nutricionais no ciclo de vida (27 horas) Necessidades nutricionais no ciclo de vida Importância das recomendações nutricionais Desenvolvimento das recomendações nutricionais Nutrição na Gravidez Nutrição na Infância Nutrição na Adolescência Nutrição na Idade Adulta Nutrição na Pessoa Idosa Recomendações alimentares na população portuguesa Módulo 3 - Nutrição entérica e parentérica (14 horas) Suporte nutricional: nutrição entérica VS nutrição parentérica Critérios para a seleção do suporte nutricional Nutrição entérica Vias de acesso entérico Nutrição entérica de curta duração Nutrição entérica de longa duração Conteúdo e escolha da fórmula Administração da nutrição entérica Monitorização e complicações Nutrição entérica no domicílio Nutrição Parentérica Vias de acesso e osmolaridade Formas de administração Tempo de infusão Soluções parentéricas Monitorização Complicações Avaliação do estado nutricional dos pacientes Módulo 4 - Farmacologia nutricional e suplementos dietéticos (20 horas) Noções Básicas de Farmacologia Farmacologia de nutrientes Vitaminas Vitaminas Lipossolúveis Vitamina A e Carotenoides Vitamina D Vitamina E Vitamina K Vitaminas Hidrossolúveis Vitamina C Vitamina B1 (Tiamina) Vitamina B2 (Riboflavina) Vitamina B6 (Piridoxina) Niacina Ácido fólico Vitamina B12 (Cobalamina) Biotina Ácido Pantoténico Minerais Sódio, Cloro e Potássio Cálcio Cobre Ferro Fósforo Iodo Magnésio Selénio Zinco Manganês Crómio Boro Molibdénio Proteínas Suplementos Alimentares Suplementos Ergogénicos Exemplos de Suplementos Alimentares Exemplos de Medicamentos constituídos por nutrientes Módulo 5 - Interação medicamentos-alimentos (20 horas) Aspetos gerais da cinética dos alimentos Influência dos alimentos na ação dos medicamentos Interações de natureza farmacocinética Influência dos alimentos no processo de absorção dos fármacos Influência dos alimentos no processo de distribuição de fármacos Influência dos alimentos no processo de metabolização dos fármacos Influência dos alimentos no processo de excreção dos fármacos Interações de natureza farmacodinâmica Interações que implicam uma diminuição do efeito farmacológico Interações que implicam um aumento do efeito farmacológico Estado Nutricional VS Biodisponibilidade dos Fármacos Interferência do fármaco no estado nutricional Grupos populacionais de risco Interações medicamento-nutriente Módulo 6 - Avaliação nutricional e metabólica no ciclo de vida (27 horas) Avaliação do estado nutricional Anamnese História de saúde e medicamentosa Dados socioeconómicos Exame físico Avaliação da ingestão alimentar Parâmetros bioquímicos e imunitários Antropometria Peso Comprimento/Estatura Índices Antropométricos Avaliação da massa gorda Avaliação da massa não gorda Avaliação da composição corporal por bioimpedância bioelétrica Força de preensão da mão Avaliação do Risco Nutricional Ferramentas de identificação do risco nutricional Módulo 7 - Nutrição e dietoterapia na doença (37 horas) Nutrição em oncologia Nutrição na obesidade Nutrição na diabetes Nutrição na doença cardiovascular Nutrição na doença gastrenterológica Doenças do trato gastrointestinal superior Doenças do trato gastrointestinal inferior Doença Hepática Doença Pancreática Nutrição na doença renal Insuficiência Renal Aguda Insuficiência Renal Crónica Hemodiálise Nutrição na doença pulmonar Doença pulmonar obstrutiva crónica Fibrose quística Módulo 8 - Nutrição e dietoterapia oncológica (27 horas) Cancro: definição e contextualização Estado nutricional do doente oncológico Processos metabólicos alterados no doente oncológico Relação entre os tratamentos oncológicos e estado nutricional do doente Principais fatores que contribuem para perda de apetite Acompanhamento nutricional do doente oncológico Suplementação Princípios de uma alimentação saudável a adotar pelo doente oncológico Desafios na alimentação no doente oncológico Dietas anti-cancro Módulo 9 - Nutrição materno-infantil (27 horas) Necessidades energéticas e nutricionais na gravidez Programação da saúde futura Fatores externos capazes de programar saúde futura Défice micronutrientes na dieta materna Distinguir conceitos Efeitos epigenéticos Os primeiros 1000 dias de vida Alimentação na pré-conceção Ganho de peso ponderal na gravidez Macronutrientes Proteína Hidratos de Carbono Lípidos Micronutrientes Ácido Fólico Ferro Iodo, Cálcio, Vitamina D, Magnésio e Zinco Prevenção de Toxinfeções Alimentares Toxoplasmose Listeriose Lactação Influência da dieta materna no leite materno Monitorização do crescimento da criança Aleitamento materno: prevenção da obesidade? Aleitamento materno: prevenção da diabetes tipo 2? Situação em Portugal Introdução Alimentar na infância A introdução alimentar Módulo 10 - Elaboração de regimes nutricionais especiais (27 horas) Prescrição de plano alimentar personalizado – fatores a considerar Anamnese Alimentar Regimes nutricionais em contexto hospitalar Geral Cremosa Líquida/Líquida reforçada Regimes nutricionais especiais Ovolactovegetariana/Vegan Baixo teor microbiano Isenta de glúten Isenta de lactose Restrita em sal Restrita em potássio Restrita em Hidratos de carbono Módulo 11 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Nutrição Clínica, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_recrutamento_selecao.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1.Destinatários Psicólogos, Sociólogos, Gestores de Recursos Humanos, Estudantes Finalistas destas áreas e outros interessados de áreas relacionadas com a gestão de recursos humanos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Saídas Profissionais Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos. 3. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos que permitam o desenvolvimento de competências, ao nível dos procedimentos e recursos envolvidos num processo de recrutamento e selecção de colaboradores nas organizações. 4. Objetivos Específicos - Promover competências de elaboração e realização de um processo eficaz de recrutamento e selecção; - Distinguir os vários tipos de métodos de selecção e escolha dos mais adequados a cada situação; - Seleccionar o candidato com as técnicas adequadas e avaliá-lo tendo em conta um mapa de competências e perfil pré-definido; - Promover atitudes eficazes na condução dos métodos de selecção. 4. Plano Curricular Módulo 1 - O Processo do Recrutamento (7 horas) Gestão de pessoas Gestão estratégica Definição de recrutamento Lei da oferta e da procura do mercado de trabalho Etapas do processo de recrutamento Necessidades de recrutamento Análise do pedido de recrutamento Definição da função Módulo 2 - Tipo de Recrutamento (9 horas) Recrutamento interno Fontes de recrutamento Vantagens e desvantagens Recrutamento externo Fontes de recrutamento Vantagens e desvantagens Recrutamento misto Módulo 3 - Triagem de candidaturas (8 horas) Conceito de triagem Processo de triagem Questionários Triagem telefónica Módulo 4 - Seleção (8 horas) Conceito de seleção Processo de seleção Seleção por competências Definição Seleção tradicional vs. Seleção por competências Vantagens e desvantagens Módulo 5 - Técnicas de Seleção ( 8 horas) Entrevista telefônica Entrevista Tipos de entrevista Formas de entrevista Fases de entrevista Tipos de perguntas Aspetos a avaliar Responsabilidades do recrutador Regras a cumprir Dinâmicas Testes Teste de aptidão Teste de personalidade Teste de simulação Tomada de decisão Boas práticas – Regulamento Geral sobre Proteção de Dados 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
160,0 €
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_marketing.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Licenciados em Marketing, Gestão, Publicidade, Relações-Públicas, Gestão de Recursos Humanos e outras áreas de formação superior, que pretendam adquirir conhecimentos em Marketing. Finalistas de Doutoramento, de Mestrado, de Licenciatura, de MBA, de Pós-Graduação ou de Especialização; Profissionais técnicos superiores que atuam ou queiram ingressar nas áreas comerciais, comunicação e marketing, titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, ou superior. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir capacidades avançadas para exercerem a função de Especialistas em Marketing, desenvolvendo e implementando soluções de marketing eficazes que contribuam para o crescimento das empresas num ambiente digital dinâmico e competitivo 3. Objetivos Específicos Ao concluir a Especialização em Marketing da Cognos, ficará preparado(a) para: Desenvolver uma visão holística e estratégica do marketing, compreendendo o seu papel fundamental na criação de valor para as empresas e na procura de vantagem competitiva. Dominar as principais ferramentas e técnicas de marketing, tais como pesquisa de mercado, segmentação de público, definição de posicionamento, desenvolvimento de produtos e serviços, comunicação integrada de marketing, SEO, SEM, marketing digital, marketing de performance e marketing relacional. Criar e implementar campanhas de marketing de alta performance, utilizando dados e análises para otimizar resultados e maximizar o retorno sobre investimento (ROI). Atuar como um agente de mudança na organização, promovendo uma cultura de marketing orientada para o cliente e focada na inovação. Desenvolver uma sólida rede de contatos com profissionais da área de marketing, expandindo suas oportunidades de carreira. Compreender os aspetos práticos mais relevantes para a elaboração e implementação de planos de marketing bem sucedidos. Elaborar planos de marketing, com base na inovação, conhecimento sobre o consumidor e as tecnologias com o intuito de promover a marca do cliente. Planear, propor estratégias, definir, executar e gerir as táticas de Marketing medindo e avaliando a sua eficácia no contexto organizacional. Estruturar soluções criativas e tecnológicas, sendo agente propulsor da procura de tendências e de inovação para o negócio, propondo soluções de marketing. 4.Plano Curricular Módulo 1 - Marketing Empresarial: Estratégias e ferramentas (40 horas) Definição de Marketing e sua Evolução Conceitos Centrais de Marketing Processo de Marketing Planeamento Estratégico Empresarial – Definição do papel do Marketing Estratégias de marketing Marketing Mix Módulo 2 - Estratégias e ferramnetas de comunicação em marketing (30 horas) Definição De Comunicação Comunicação de Marketing Composto de Marketing Comunicação Integrada de Marketing Módulo 3 - Comunicação e imagem (25 horas) Definição De Comunicação Publicidade Marketing Direto Relações Públicas Módulo 4 - Marketing de conteúdos (30 horas) Marketing de conteúdos: conceito e regras Blogging, videoblogging e podcasting Wikis e ferramentas de colaboração Publicações digitais Utilização de vídeo e fotografia Apps e widgets Conteúdos gerados pelos utilizadores Webminars e conteúdos formativos Cloud computing aplicada ao marketing Módulo 5 - Marketing relacional - CRM (20 horas) Princípios da gestão de relações com clientes Permission Marketing Fundamentos de CRM Fundamentos de Business Intelligence Módulo 6 - Marketing Digital: Social media, redes sociais, community mangement, motores de busca (40 horas) O ecossistema dos social media Estratégia de comunicação em social media As plataformas de comunicação em redes sociais Analítica aplicada aos social media Community management Funcionamento dos motores de busca Implementação e explotação de campanhas de SEM Princípios de SEO Analítica web Desenvolvimento de Landing Pages e Testing Módulo 7 - Marketing internacional (40 horas) Objetivos e âmbito do marketing internacional O ambiente internacional O processo de decisão e as opções estratégicas Formas de acesso aos mercados internacionais Implementação do marketing-mix internacional Módulo 8 - Métricas de marketing e ROI (35 horas) Algumas considerações sobre métricas de marketing Métricas gerais da área de marketing Métricas de mercado, de marca e de clientes Métricas de produto e preço Métricas de distribuição e vendas Métricas de comunicação e promoção Métricas de Marketing digital Módulo 9 - Como criar um plano de marketing (40 horas) Diagnóstico da empresa (externo e interno) Definição de mercado e de negócio Posicionamento e Segmentação Marketing-Mix Orçamentação e controlo do plano de marketing Módulo 10 - Projeto Final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito do Marketing, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação Profissional 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Abitureira Faro (Faro)
pellet de madeira ENplus entrega 24 toneladas Compre EN + 24Ton pellets de madeira online. (abeto, carvalho, faia e pinheiro) Diâmetro: 6 mm / 8 mm Cor: claro Umidade: 6,8% Cinza: 0,3-0,5% Valor calórico 4223 kKal / kg - 4996 kKal / kg Embalagem: sacos de 15 kg ou big-bags (990 kg) 1 saco = 15 kg 1 palete = 66 sacos (990 kg) 1 caminhão = 24 paletes (24 toneladas) Entrega disponível apenas na compra de no máximo 1 camião, contacte-nos para pedidos através do email ou tel. Número de telefone (WhatsApp +362 -0586 -9392) para que possamos enviar nossa oferta completa.
180,0 €
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_cuidados_continuados.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, enfermeiros, médicos, auxiliares de ação médica, nutricionistas, assistentes sociais, educadores sociais e terapeutas (fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais), gerontólogos e outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção no apoio e cuidado ao doente crónico e terminal, bem como familiares, viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, ao nível da rede nacional de cuidados continuados integrados. 3. Objetivos Específicos - Reconhecer os princípios e valores dos cuidados continuados integrados no sistema de saúde; - Promover uma compreensão das dimensões biopsicossociais do sofrimento e da doença; - Desenvolver competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais, trabalho em equipa, apoio à família e controlo sintomático; - Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção em cuidados continuados e paliativos; - Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica; - Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de avaliação e intervenção/reabilitação, nos cuidados continuados integrados; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Contextualização e princípios dos cuidados continuados e paliativos (8 horas) Cuidados Continuados e os Sistemas de Saúde Conceito de Cuidados Continuados, continuidade de cuidados e cuidados paliativos Modelo de Rede dos Cuidados Continuados, respetivos princípios e direitos Cuidado Integral da pessoa, promoção da autonomia e dignidade do doente O papel da Família A intervenção multidisciplinar Módulo 2 - Organização e gestão dos serviços de cuidados continuados integrados no sistema de saúde (12 horas) Enquadramento concetual da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) Marcos históricos e legislativos da RNCCI A RCCI em Portugal, tipologias e características da rede Modelo de Gestão e Coordenação da RNCCI Implementação e Financiamento da RNCCI Sistema de referenciação e admissão de utentes na RNCCI Módulo 3 - Equipas multidisciplinares nos serviços de cuidados continuados integrados (10 horas) Filosofia dos cuidados continuados em saúde Papel dos cuidadores: abordagem multidisciplinar Papel do médico de família na equipa de saúde Organização e gestão de equipas: liderança, gestão de conflitos e coordenação Módulo 4 - Ética nos cuidados continuados integrados (14 horas) Noções Básicas de Bioética e Ética Médica O que é a Bioética Diferentes momentos da Bioética Princípios da Bioética Princípio da autonomia Princípio da beneficência Princípio da não maleficência Princípio da justiça Princípio da proporcionalidade O que é Ética Médica Aplicação dos princípios de Bioética e de ética em Saúde, nas situações concretas de cuidados continuados e paliativos Questões controversas nos cuidados continuados e paliativos Testamento Vital, Consentimento Informado, Eutanásia e Suicídio Assistido Módulo 5 - Relação terapêutica e comunicação (14 horas) A importância da Comunicação nos cuidados continuados A comunicação enquanto fenómeno social: a comunicação Emocional e Assertiva A competência comunicacional em cuidados paliativos integrados Fundamentos Teóricos da relação de Ajuda Competências de base para a relação de ajuda com o doente e a sua família Atitudes de escuta empática, aceitação incondicional e congruência Treino de técnicas de entrevista clínica Grupos de encontro Módulo 6 - Envelhecimento:Aspetos biológicos, sociais e psicológicos (20 horas) Conceito de Envelhecimento Causas de Envelhecimento Causas Endógenas Causas Exógenas Envelhecimento, Velhice, Velho Modificações associadas ao Envelhecimento: Biológicas, Psicológicas e Sociais Abordagem de algumas teorias: Teorias Estocásticas, Uso e Desgaste, Teorias Sistémicas, Teorias Metabólicas, Teorias Genéticas e Teorias Imunológicas Teorias Biológicas do Envelhecimento Envelhecimento Biológico Aspetos Sociais do Envelhecimento Relações Sociais na velhice Envelhecimento Demográfico Alterações sociais: o trabalho e a reforma, doença, morte, viuvez e solidão Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma do desenvolvimento ao longo de toda a vida (life-span) Teorias Atuais: Seletividade Socioemocional; Dependência Apreendida Alterações associadas ao processo de envelhecimento Cognição Perceção e Atenção Memória e Aprendizagem Inteligência Personalidade Envelhecimento e dependência: incapacidade, (in)dependência e autonomia Módulo 7 - Patologias prevalentes nos cuidados continuados integrados (25 horas) Patologias prevalentes nos cuidados continuados integrados Abordagem específica e individualizada das patologias mais frequentes em Cuidados Continuados Integrados, boas práticas e estratégias de intervenção com vista à promoção e funcionalidade para uma melhor qualidade de vida Estados vegetativos Patologias ortopédicas Gestão de doença crónica Doença cardíaca Doença Pulmonar Demências Doenças Oncológicas - Cancro Síndromes geriátricos AVC Doença hepática Doença Renal Módulo 8 - Tratamento da dor e dos sintomas nos cuidados continuados integrados (16 horas) Tratamento da dor e dos sintomas nos cuidados continuados integrados Princípios gerais, fisiológicos e avaliação da dor Controlo da dor por meios farmacológicos e não farmacológicos Controlo da dor e qualidade de vida Tratamento de feridas e úlceras de pressão Nutrição Sintomas específicos de doenças não oncológicas Módulo 9 - Reabilitação e dependências (20 horas) Modelo de Cuidados dirigidos à independência das pessoas idosas Avaliação Multidimensional Avaliação Funcional Estrutura Organizacional, Conceitos, Tipologias e Critérios de referenciação Equipas de Apoio Domiciliário Unidades Sócio-Ocupacionais Unidades Residenciais Unidades de Convalescência Tipologias de utentes e Critérios de admissão Objetivos das Unidades de Convalescença Tipologia dos Serviços Metodologia de Trabalho Preparação do membro da família e/ou prestador de cuidados informais Envolvimento nos cuidados ao doente Instrumento de Avaliação Psicossocial Módulo 10 - Cuidados paliativos (25 horas) Revisão histórica dos cuidados paliativos Cuidados paliativos em Portugal - Do Programa Nacional de Cuidados Paliativos ao Plano Estratégico para o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos Doentes a que se destina – Cuidados Paliativos Organização dos cuidados paliativos Humanização e cuidados paliativos Módulo 11 - Família, morte e apoio no luto (16 horas) A Família - Noção de família; Família(s): definição de família em função da sua constituição. Espaço e Tempo da família Psicologia da morte: a visão existencialista da morte; uma perspetiva psicológica da morte; influência da morte na perceção da vida O processo de morrer: reações face à morte; a consciência de estar a morrer O luto: teorias do luto; o processo de luto; intervenção terapêutica no luto A perda do familiar e suas consequências. Manifestações afetivas. Manifestações comportamentais e cognitivas Intervenção na doença terminal: objetivos da intervenção; comunicar as más notícias Os profissionais de saúde perante a morte: programas psicoeducativos sobre a morte; prevenção de burnout Módulo 12 - Assistência social e psicológica nos cuidados continuados integrados (20 horas) Intervenção do serviço social numa equipa interdisciplinar de cuidados paliativos Serviço social nos cuidados continuados Objeto de intervenção e metodologia usada pelo serviço social As redes de suporte social Intervenção do serviço social na família - aplicações práticas Fatores psicológicos, socioculturais, interpessoais e espirituais na doença crónica e terminal Metodologia de avaliação do indivíduo e da sua família com doença grave e terminal Avaliação de questões específicas comuns em doentes graves e terminais: psicopatologia, respostas de luto, dor, desesperança, capacidade de tomada de decisões Exemplos de intervenções específicas: dignity therapy, terapia de apoio, terapia cognitivo-comportamental Especificidades da intervenção clínica: limites, estrutura, setting Módulo 13 - Projeto final (80 horas) Elaboração de um projeto no âmbito dos Cuidados Continuados e Paliativos, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Vila Nova de Famalicão (Braga)
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Azeitão (Setúbal)
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Grupo ou privado Online ou presencial Inscrições em setembro. Cursos começam em outubro. Aulas de 1,5h duas vezes por semana
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_gestao_formacao.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Diretores e técnicos de formação, consultores, coordenadores, formadores e gestores de recursos humanos que pretendam adquirir competências na área da gestão e coordenação pedagógica de atividades e projetos formativos e, outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação, titulares do grau de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento, de MBA, de Pós-Graduação ou de Especialização. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir competências base que lhes permitam ficar habilitados a exercer a função de Gestor de Formação ou de Coordenador Pedagógico, numa entidade formativa, estando aptos para a gestão de todas as fases do processo formativo, garantindo a qualidade dos produtos formativos desenvolvidos. 3. Objetivos Específicos - Compreender os princípios de gestão e coordenação pedagógica de atividades e projetos formativos; - Conhecer o contexto normativo em que se insere a formação profissional; - Planear, conceber, executar, gerir e avaliar programas e ações formativas, tendo como base o estudo de diagnóstico e levantamento de necessidades formativas; - Conhecer o processo de certificação de entidades formativas; - Conhecer as plataformas tecnológicas de gestão e organização da formação; - Compreender as diferentes tipologias de formação à distância e respetivos ambientes virtuais de aprendizagem; - Reconhecer a importância das auditorias e implementação de melhorias contínuas no sistema de gestão da formação. 4.Plano Curricular Módulo 1 - Enquadramento legal da Formação (10 horas) Legislação de Enquadramento da Formação Profissional Conceito de Formação Profissional Introdução ao Sistema de Formação Profissional Sistema Nacional de Qualificações Módulo 2 - Gestor de Formação e Coordenador Pedagógico (10 horas) Recursos Humanos na formação Funções fundamentais na equipa Gestor de Formação e suas funções Requisitos contratuais do Gestor de Formação Requisitos para o exercício/admissão da função de Gestor de Formação Coordenador Pedagógico e suas funções Requisitos contratuais do Coordenador de Formação Requisitos para o exercício/admissão da função de Coordenador Pedagógico Formador e suas funções Acumulação de funções Módulo 3 - Planeamneto e Gestão da Formação (40 horas) Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos alvo Metodologias e técnicas de conceção de programas de formação (definição de objetivos e conteúdos pedagógicos, recursos e condições de execução da formação) Metodologias e técnicas de formação adequadas às estratégias definidas Técnicas de utilização de equipamentos de formação Técnicas de avaliação dos formandos Metodologias e técnicas adequadas para a avaliação da qualidade e eficácia da formação. Módulo 4 - Certificação de Entidades Formadoras (40 horas) Transição da acreditação para a certificação Vantagens inerentes à certificação pela DGERT Requisitos prévios de qualidade Principais obrigações de uma entidade certificada Características do processo de certificação Inicial Manutenção Alargamento Organização do processo de certificação à DGERT Módulo 5 - Plataformas Tecnológicas de Gestão e Organização da Formação (15 horas) Plataformas de apoio à gestão da formação Moodle SIGO Passaporte Qualifica SIIFSE Módulo 6 - E-learning e ambientes virtuais de aprendizagem (15 horas) Formação à Distância Definição Papel da Tecnologia Características Vantagens e Desvantagens Modalidades de Formação à Distância E-learning B-learning Ambientes de apoio à Aprendizagem e Plataformas de Apoio à Aprendizagem Comunicação Online Papel do Formador Módulo 7 - Auditoria e melhorias contínuas da formação (20 horas) Auditorias: Conceitos e Terminologia Recursos Humanos Princípios de uma Auditoria Eficaz Tipos de Auditorias Âmbito das Auditorias de formação Critérios de Auditorias Fontes de Informação Métodos de Auditoria Técnicas de auditoria O Programa da Auditoria Objetivos da Auditoria Processo de Auditoria Atividades de Auditoria Melhoria do Processo de Formação Norma NP 4512:2012 Módulo 8 - Projeto Final (50 horas) Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
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INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_psicomotricidade_clinica.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Estudantes finalistas e profissionais das áreas da Reabilitação Psicomotora, Motricidade Humana, Psicologia Clínica, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicopedagogia Curativa e Gerontologia que pretendam exercer atividades em equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares no âmbito da prevenção, avaliação, intervenção e reabilitação psicomotora. Outros profissionais das áreas da saúde que pretendam adquirir conhecimentos na área da psicomotricidade. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção em equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares junto do doente e familiares, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho. 3. Objetivos Específicos - Compreender, no geral, a importância da Psicomotricidade no desenvolvimento integral da pessoa humana ao longo da vida; - Saber a importância da atuação de equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinar com integração de saberes; - Identificar as desordens e distúrbios psicomotores; - Promover e possibilitar a autonomia para a criação de formas estimuladoras de expressão e realização do indivíduo através do corpo e da sua relação com a mente, ao longo de todo o ciclo vital; - Atuar no âmbito preventivo, reeducativo, terapêutico e reabilitivo, em problemáticas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento e de âmbito psico-afetivo, nas diferentes fases do ciclo do ciclo de vida do indivíduo; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Saídas Profissionais Centros de Dia, Instituições especializadas em deficiências e necessidades educativas especiais, Hospitais Gerais e Psiquiátricos, Instituições de Reinserção Social, Clínicas com respostas Multidisciplinares, Interdisciplinares e Transdisciplinares, Residências Geriátricas, Centros de Reabilitação. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Bases Neuropsicológicas da Psicomotricidade (30 horas) Psicomotricidade Neuropsicologia Bases neuropsicológicas da psicomotricidade Fatores psicomotores Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca Relatório de Observação Psicomotora Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores Módulo 2 - Desenvolvimento Psicomotor e Pertubações Psicomotoras (25 horas) Conceito de desenvolvimento psicomotor Modelos teóricos do desenvolvimento psicomotor Desenvolvimento psicomotor da criança, do adolescente, do adulto e do idoso Conceito de perturbações psicomotoras EPSiD – Avaliação Psicomotora dos Sinais Leves Principais perturbações psicomotoras Estudos de caso das principais perturbações psicomotoras Módulo 3 - Psicomotricidade - Bases Fisiológicas e Orgânicas ( 20 horas) Sistema Psicomotor Humano Fatores Psicomotores Tonicidade Equilíbrio Esquema Corporal e Noção do Corpo Orientação Espacial Orientação Temporal Coordenação Motora Global e Fina Sistema Esquelético Conceitos-Base Funções do Sistema Componentes do Sistema Principais Ossos do Esqueleto Alterações no Sistema Esquelético Sistema Muscular Conceitos-Base Classificação dos Músculos Componentes do Sistema Contração Muscular Alterações no Sistema Muscular Módulo 4 - Neurofisiologia do Movimento (30 horas) Sistema Nervoso Sistema Nervoso Central Sistema Nervoso Periférico Sistema Nervoso Autónomo Resposta Motora Voluntária Unidades Funcionais de Luria Módulo 5 - Psicomotricidade na Neonatologia e Infância (30 horas) Desenvolvimento Humano Os 3 grandes debates sobre o desenvolvimento humano Princípios da Aprendizagem Teoria Psicanalítica Teoria Maturacionista Teoria do Desenvolvimento Psicossocial Behaviorismo ou Teoria Comportamental Teoria do Desenvolvimento Cognitivo Teoria Sociocultural Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano A contribuição de Wallon Aspetos do Desenvolvimento O período pré-natal O desenvolvimento embrionário mês a mês O período pós-natal Desenvolvimento Cognitivo Desenvolvimento Motor Fatores de risco e de oportunidade A que tipo de influências poderá estar sujeito um feto em desenvolvimento? Fatores de risco após o nascimento A Intervenção Psicomotora A importância do jogo Conceito de período sensível O papel do Psicomotricista Módulo 6 - Abordagem da Psicomotricidade para as Deficiências (25 horas) Deficiência e tipos de deficiência Deficiência Intelectual Deficiência Motora Deficiência Visual Deficiência Auditiva Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora Benefícios da Intervenção Psicomotora na Deficiência Intelectual e na Deficiência Motora Módulo 7 - Abordagem da Psicomotricidade para as Perturbações Globais de Desnvolvimento (30 horas) Perturbações de Desenvolvimento Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) Perturbações da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) Défice na atenção, no controlo motor e na perceção (DAMP) Perturbação do desenvolvimento da coordenação motora (PDCM) Tiques o Perturbação da oposição e desafio Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora Benefícios da Intervenção Psicomotora na PHDA e na PEA Módulo 8 - Gerontopsicomotricidade e Qualidade de Vida (20 horas) População Idosa A população idosa em Portugal As Teorias do Envelhecimento Envelhecimento Normal vs Envelhecimento Patológico As alterações psicomotoras no envelhecimento Alterações cognitivas no envelhecimento Alterações sensoriais no envelhecimento Alterações socioemocionais no envelhecimento Envelhecimento Patológico Demência Doença de Alzheimer Doença de Parkinson Qualidade de Vida Qualidade de Vida dos idosos Alguns princípios de atuação terapêutica A avaliação em Gerontopsicomotricidade Materiais a utilizar em Gerontopsicomotricidade As sessões de Gerontopsicomotricidade Módulo 9 - Avaliação e Diagnóstico Psicomotor (30 horas) Enquadramento da avaliação psicomotora Entrevista e observação psicomotora Avaliação psicomotora Alguns instrumentos de avaliação de competências psicomotoras Avaliações complementares à avaliação psicomotora Módulo 10 - Terapias e Reabilitação Psicomotora (20 horas) Enquadramento da terapia psicomotora Técnicas de terapia e reabilitação psicomotora Terapia psicomotora na infância Terapia psicomotora na idade adulta Gerontopsicomotricidade Módulo 11 - Psicomotricidade Hospitalar (20 horas) Psicomotricidade Psicomotricidade Instrumental ou Funcional Psicomotricidade Relacional A intervenção Psicomotora em contexto hospitalar Saúde Mental Saúde Mental Infantil e Juvenil As perturbações do neurodesenvolvimento Como é efetuado o encaminhamento de casos Sintomatologias e Patologias comuns na intervenção psicomotora em contexto hospitalar Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA) Perturbação Disruptiva do Comportamento Perturbação do Desenvolvimento Intelectual Atraso Global do Desenvolvimento Perturbações da alimentação – Anorexia Nervosa Perturbação Psicótica – Esquizofrenia Perturbação de Ansiedade Perturbações da Personalidade Perturbações Depressivas Atividades na intervenção terapêutica Relaxação e consciencialização corporal Atividades expressivas através das artes Atividades motoras Outras atividades lúdicas Módulo 12 - Psicomotricidade e Família (20 horas) A Família As práticas centradas na Família A Intervenção Precoce em Portugal A importância dos contextos naturais A família como mediadora da aprendizagem Fatores de risco e de proteção Fatores de risco Fatores de proteção A avaliação Etapas do processo de avaliação Instrumentos a utilizar O contacto com a família na intervenção psicomotora Impacto da notícia de um diagnóstico O processo de luto Fontes de stress para as famílias Quando o doente já é adulto Módulo 13 - Projeto final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Psicomotricidade, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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