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Portugal (Todas as cidades)
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_educacao_social.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação social e intervenção comunitária ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos teórico – práticos, que lhes possibilite exercer funções, na área da Educação Social e Intervenção Comunitária. 3. Objetivos Específicos - Enquadrar a situação atual em Portugal, ao nível da intervenção comunitária e educação social; - Analisar os diferentes contextos de intervenção comunitária; - Operacionalizar competências de intervenção e avaliação em projetos de assistência social. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Cidadania e risco social (10 horas) Direitos político, civil e social Fragmentação social Individualização Genes egoístas e empatia Globalização Risco social Globalização solidária Módulo 2 - Exclusão e inclusão social (20 horas) Globalização e exclusão social Tipos de exclusão social Identidades e inclusão social Fatores de inclusão e exclusão social Lugares da exclusão social GapMinder Módulo 3 - Políticas de ação social e intervenção comunitária (10 horas) O modelo Social Europeu O modelo Mediterrâneo Ações sociais portuguesas Conceito de comunidade Modelos de intervenção social Projetos sociais de sucesso Legitimações para intervir Módulo 4 - Psicologia da família/ Relações familiares (25 horas) Psicologia da Família Família como Contexto de Desenvolvimento Humano – Perspetiva Ecológica Família como Sistema – Perspetiva Sistémica Família como Agente de Socialização Caracterização das Interações Familiares Vinculação Vinculação na Infância Vinculação na Idade Adulta Conflitualidade na Família Parentalidade Famílias Monoparentais Famílias Adotivas Famílias de Acolhimento Famílias Reconstruídas Módulo 5 - Intervenção sócio-educativa comunitário em adultos (15 horas) A Intervenção Sociocomunitária com Adultos - A Família Intervenção Familiar Critérios de Funcionalidade Familiar Intervenção Familiar: porquê? Avaliação Diagnóstica Familiar Modelo Sistémico na Intervenção Familiar Modelo Cognitivo-Comportamental de Intervenção Familiar Modelos de Intervenção Comunitária Prevenção Desenvolvimento de um Plano de Intervenção Comunitária Contextos de Intervenção Comunitária Módulo 6 - Intervenção sócio -educativa comunitária em crianças e jovens (15 horas) Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – A Criança, o Adolescente e a Família O Desenvolvimento da Criança A Importância do Jogo Fases de Desenvolvimento da Criança A entrada para a escola A importância da organização dos tempos livres O Adolescente e o Jovem Adulto Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – Família e Adolescência – alteração da relação com os progenitores Alteração da relação com os pares A construção da identidade Fatores de Risco e Fatores Protetores no Desenvolvimento Social e Pessoal na Adolescência Desenvolvimento Familiar Módulo 7 - Educação social, reinserção e desenvolvimento comunitário (25 horas) Educação Social Pedagogia Social Origens e Desenvolvimento da pedagogia/educação social A Pedagogia Social na Alemanha Estado Providência e Educação Social Marco jurídico e educação social Conceito de Educação Social Diferentes Perspetivas da Educação Social Eixos da Educação Social Conclusões Reinserção Social – o exemplo de Reinserção Social de Toxicodependentes Contextualização teórica da Exclusão Social Da Toxicodependência e exclusão à reinserção social – o processo de “transição ao trabalho” As políticas sociais ativas e facilitadoras para a “transição ao trabalho” O Rendimento Social de Inserção - RSI Desenvolvimento Comunitário Desenvolvimento Comunitário vs Educação O Desenvolvimento Comunitário e/ou local A escola como promotora de desenvolvimento local O papel do educador Desenvolvimento local Que modelos de desenvolvimento local para a escola? Oportunidade de Desenvolvimento Comunitário em Portugal Bases para a estruturação de uma política de desenvolvimento comunitário em Portugal Módulo 8 - Psicologia comunitária (20 horas) As origens históricas da Psicologia Comunitária Definição de Psicologia Comunitária e Comunidade Definição e objetivos da psicologia comunitária Definição de comunidade Fundamentos da Psicologia Comunitária Psicologia Comunitária e Ecologia Psicologia Comunitária e Teoria da Crise Psicologia Comunitária e Suporte Social Psicologia Comunitárias: as áreas de intervenção Psicologia Comunitária e intervenção social Desenvolvimento e participação comunitária Empowerment e Comunidade Módulo 9 - Projeto final (60 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Educação Social e Intervenção Comunitária, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
500,0 €
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_gerontologia_clinica.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação social e intervenção comunitária ou que pretendam vir a investir nesta área profissional. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção clínica no apoio e cuidado do idoso, bem como familiares na prática da Gerontologia clínica aplicada, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, ao nível de serviços clínicos especializados no apoio ao idoso. 3. Objetivos Específicos - Demonstrar uma visão global dos diferentes aspetos relacionados à gerontologia clínica; - Compreender as dimensões biopsicossociais do envelhecimento e demonstrar competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais, trabalho em equipa, apoio à família; - Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção com idosos; - Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica; - Demonstrar conhecimentos sobre os grandes síndromes gerontológicas, assim como sobre as patologias mais frequentes, a reabilitação, etc.; - Dominar a multidisciplinariedade na assistência gerontológica; - Aplicar os processos a serem seguidos na avaliação gerontológica integral; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Saídas Profissionais Lares de Idosos, Residências Geriátricas, Serviços de Apoio Domiciliário, Centros de Dia, Centros de Noite, Centros Comunitários, Hospitais, Clínicas e Casas de Repouso. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Introdução à Gerontologia (8 horas) Gerontologia - breve concetualização histórica da Gerontologia Evolução histórica Conceito de envelhecimento Causas do envelhecimento Causas Endógenas Causas Exógenas Envelhecimento, Velhice, Velho Modificações associadas ao envelhecimento: Biológicas, Psicológicas e Sociais Módulo 2 - Envelhecimento e aspetos psicossociais (20 horas) Aspetos Sociais no Envelhecimento Relações sociais na velhice Teorias Sociais do Envelhecimento Teoria das Trocas Teoria da Equidade Teoria da Integração Social Teoria da Atividade Alterações Sociais no Envelhecimento Trabalho e Reforma Doença Morte, Viuvez e Luto Solidão Aspetos Psicológicos do Envelhecimento Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma do desenvolvimento ao longo da vida (Life-span) Teorias Atuais Teoria da Seletividade Sócio-Emocional Teoria da Dependência Apreendida Alterações Psicológicas Associadas ao Envelhecimento Cognição Perceção e Atenção Memória e Aprendizagem Inteligência Personalidade Módulo 3 - Avaliação clínica geriátrica (6 horas) Avaliação Multidimensional Geriátrica Avaliação Clínica Avaliação para obter o diagnóstico Avaliação Funcional Avaliação Cognitiva para a Demência Instrumentos de Avaliação Módulo 4 - Grandes síndromes geriátricos e demências (26 horas) Conceitos Básicos de Psicopatologia Delirium Sintomatologia Depressão Geriátrica Quadro Clínico e Diagnóstico Causas da Depressão Aspetos Neurobiológicos da Depressão Depressão e Doenças Clínicas Gerais Depressão e Funções Cognitivas Formas de Apresentação Clínica Como atuar Tratamento Tratamento Farmacológico Tratamento Não Farmacológico Síndromes Demenciais Conceitos Básicos de Neuroanatomia e Neurofisiologia Aspetos neuroanatómicos Aspetos Neurofisiológicos Demência: Conceito, Perfis Cognitivo e Comportamentais Défice Cognitivo Ligeiro Demência de Alzheimer Demência Frontotemporal Demência com Corpos de Lewy Demência Vascular Abordagem da Terapêutica Farmacológica Módulo 5 - Nutrição geriátrica (10 horas) Nutrição e Geriatria Avaliação Clínica e Nutricional de Idosos Alterações Fisiológicas do Envelhecimento relacionadas com a Alimentação Componentes essenciais da Avaliação Nutricional de Idosos Protocolos de Avaliação Nutricional do Idoso Planeamento da dieta: Componentes Dietéticos Módulo 6 - Enfermangem e fisiterapia geriátrica (18 horas) Suporte Básico de Vida (SBV) Posição Lateral de Segurança (PLS) Obstrução da Via Aérea Outras Particularidades Emergências Médicas Enfarte Agudo do Miocárdio Angina de Peito Insuficiência Cardíaca Congestiva Acidente Vascular Cerebral Hipertensão Arterial Fisioterapia Geriátrica Módulo 7 - Bioética aplicada ao idoso (8 horas) Bioética, Ética do Cuidado e Envelhecimento Humano Princípio da Ética do Cuidado: história e pressupostos teóricos Módulo 8 - Terapia ocupacional geriátrica (14 horas) Terapia Ocupacional Terapia Ocupacional Geriátrica Avaliação Terapêutica Ocupacional Avaliação Avaliação Funcional Avaliação Ambiental Intervenção Classificação de Áreas Ocupacionais Área de atividades de vida diária Banho e Duche Mobilidade Módulo 9 - Projeto Final (16 horas) Elaboração de um projeto no âmbito da Gerontologia Clínica, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação. 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Oeiras (Lisboa)
Tens garra para lutar? Ninguém te dá uma oportunidade? Ainda bem, porque a MD GROUP anda à procura de alguém como tu, resiliente, trabalhador e com vontade de aprender e crescer. Contamos com uma equipa de profissionais de sucesso e com o Know-How necessário para o teu crescimento no mercado de trabalho e de forma a assegurar o crescimento pessoal e profissional procuramos novos colaboradores com ideias inovadoras e forte motivação. Onde? Em Lisboa Qual o horário? Full-Time, das 10h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira. O que valorizamos? O teu lado mais irrequieto, a tua simpatia, o teu sentido de responsabilidade, a tua assiduidade, a tua facilidade de comunicação, o teu gosto pelo contato presencial com o cliente, o teu lado mais comercial e a tua vertente de nunca desistires até atingires os teus objetivos. E o que oferecemos? Salário fixo e/ou variável, um estruturado plano de integração nas nossas equipas, a possibilidade de te desenvolveres, a oportunidade de vivenciares uma empresa responsável e onde te vais sentir bem, assim como também oferecemos todo o suporte e apoio para gestão da equipa da melhor forma, condicionados às qualificações apresentadas para a oferta. Contrato para entrar com manifestação de interesse no SEF (documentação a/c do nosso departamento jurídico sem custos) – no caso de imigrantes. Faz já a sua candidatura e vem fazer parte da nossa equipa!
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Em qualquer parte em formato e-Learning Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_processamento_salarios.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários - Gestores, Técnicos de Recursos Humanos, Empresários, Assessores de Recursos Humanos Contabilistas. Outros profissionais interessados no processamento salarial. 2. Objetivo Geral No final do curso, os formandos deverão ser capazes de demonstrar noções básicas de processamento salarial na vertente administrativa e processual na base do enquadramento legal em vigor, que podem ser pertinentes e úteis no apuramento das componentes remunerativas e retributivas. 3. Objetivos Específicos - Conhecer o conceito de retribuição, distinguindo as várias modalidades de retribuição; - Identificar as obrigações legais a cumprir no pagamento da retribuição; - Calcular os valores do subsídio de férias e de natal e os casos especiais de retribuição; - Conhecer os elementos obrigatórios que devem constar no recibo de vencimento; - Saber as principais formas de cessação do contrato de trabalho e os seus efeitos no processamento salarial; - Conhecer e utilizar a base de cálculo das contribuições devidas à segurança social; - Identificar os principais regimes contributivos e respetivas taxas. 4.Plano Curricular Módulo 1 - Contrato Individual de Trabalho e Desvinculação Laboral (4 horas) Contrato Individual de Trabalho Tipos de Contrato de Trabalho Período experimental A Forma Trâmites legais necessários à contratação Duração do Trabalho Contratação a Termo – Regras gerais Desvinculação Laboral Caducidade e Avisos Prévios Módulo 2 - Assiduidade e Comissões (4 horas) Assiduidade Absentismo Controlo da assiduidade Comissões Prémios atribuídos pelas empresas Trabalho suplementar Módulo 3 - Outros Abonos sujeitos ou isentos de TSU e IRS (5 horas) Abonos – Retribuição e Remuneração Prestações Complementares – Exclusões Legais Descontos – Considerações gerais Rendimentos sujeitos e isentos de TSU Rendimentos sujeitos e isentos de IRS Módulo 4 - Remuneração Base, Trabalho Suplementar e Remuneração Bruta (5 horas) Retribuição Base Retribuição Retribuição base Trabalho Suplementar Horários de Trabalho Remuneração Base Módulo 5 - Regime de Férias, Feriados e Faltas (4 horas) Regime de Férias Princípios fundamentais do direito a férias Aquisição, vencimento e gozo de férias Acumulação de férias Encerramento da empresa para férias Marcação do período de férias Pagamento do subsídio de férias Feriados Faltas Faltas Justificadas Efeitos das faltas justificadas Faltas injustificadas Módulo 6 - Mútuo Acordo e Compensação por Caducidade do Controlo (4 horas) Mútuo Acordo Revogação por Mútuo Acordo Revogação do Acordo Revogatório Compensação por mútuo acordo Rescisão por mútuo acordo e o subsídio de desemprego Compensação por caducidade do contrato Compensação por tipos de contrato de trabalho Fundo de Compensação do Trabalho, Mecanismo Equivalente e Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho Módulo 7 - Regime de Contribuição para a Segurança Social (6 horas) Segurança Social Aspetos Gerais do Código Contributivo O Sistema de Segurança Social em Portugal Regimes Contributivos do Sistema Previdencial da Segurança Social Elementos essenciais das Contribuições para a Segurança Social Liquidação das Contribuições Isenção de Contribuições para a Segurança Social Módulo 8 - Impostos e Descontos facultativos (3 horas) Impostos Descontos de IRS Tabelas de IRS Descontos Facultativos Módulo 9 - Remuneração Líquida e Emissão de Recibos (6 horas) Remuneração Líquida Como se calcula a remuneração líquida Tabelas de IRS Cálculo da Remuneração Líquida Exemplo prático Emissão de Recibos Recibo de vencimento: o que é e como criar O que é um recibo de vencimento Etapas a considerar que deve conter um recibo de vencimento O que contém um Recibo de Vencimento Rendimentos Descontos Líquido a receber Entrega da folha de pagamento Módulo 10 - Diferença entre Remuneração e Retribuição (3 horas) Retribuição Retribuição base e prestações suplementares Modalidades de retribuição Outras formas de retribuição Remuneração Remuneração base ilíquida Diferença entre Remuneração base ilíquida e salário ilíquido Módulo 11 - Pagamento de Remunerações (6 horas) Pagamento de Remunerações Recibo de Vencimento O que deve constar no Recibo de Vencimento? Emissão do recibo de vencimento Obrigatoriedade do Recibo de Vencimento Instruções para processamento do Recibo de Vencimento Inserir funcionário Inserir Códigos de Rendimentos Inserir Código de Faltas ao trabalho Inserir Código de Desconto para Segurança Social Impressão do Recibo de Vencimento 5. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
180,0 €
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/c_esp_psicogeront.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Assistentes Sociais, Técnicos de Reabilitação, Enfermeiros, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Sociólogos, Animadores Sócio-Culturais, Estudantes finalistas e outros profissionais das áreas sociais e saúde, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos teórico - práticos de Psicogerontologia de forma a promover nestes, as competências necessárias para proceder à avaliação/intervenção/ reabilitação junto dos idosos e simultaneamente trabalhar com os cuidadores quer sejam informais quer sejam formais. 3. Objetivos Específicos - Compreender o envelhecimento humano numa perspetiva biopsicossocial e espiritual; - Identificar as perturbações psicopatológicas mais frequentes na população idosa; - Identificar e diferenciar os vários tipos de demências; - Conceber o papel da prestação de cuidados na população idosa e as consequências biopsicossociais; - Identificar situações de maus-tratos; - Proporcionar formas de avaliação e intervenção psicológica no adulto e no idoso, em várias áreas: intervenção comunitária, intervenção nos prestadores de cuidados e nos profissionais de saúde; - Desenvolver competências que visam a promoção da autonomia, independência da pessoa idosa; - Identificar a importância da intervenção inter e multidisciplinar na interação do idoso. 5. Plano Curricular Módulo 1 - Introdução à psicogerontologia (8 horas) Breve concetualização histórica da Gerontologia Conceito de envelhecimento Envelhecimento, Velhice, Velho Modificações associadas ao envelhecimento: biológicas, psicológicas e sociais Módulo 2 - Aspetos sociais do envelhecimento (8 horas) Relações Sociais na velhice Envelhecimento demográfico Alterações sociais: o trabalho e a reforma, doença, morte, viuvez e solidão Módulo 3 - Teorias biológica do envelhecimento (8 horas) Abordagem de algumas teorias: Estocásticas, Uso e Desgaste, Teorias Sistémica, Teorias Metabólicas, Teorias Genéticas e Teorias Imunológicas Módulo 4 - Psicologia do envelhecimento (16 horas) Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma de desenvolvimento ao longo de toda a vida (life-span) Teorias atuais: Seletividade Socioemocional; Dependência Aprendida Alterações associadas ao processo de envelhecimento: Cognição, Perceção e Atenção, Memória e Aprendizagem, Inteligência e Personalidade Envelhecimento e dependência: incapacidade, (in)dependência e autonomia Módulo 5 - Aspetos da espiritualidade no envelhecimento (8 horas) Espiritualidade na velhice Religiosidade, Espiritualidade e a saúde física e mental Módulo 6 - Envelhecimento e cognição (16 horas) Noções básicas de neuropsicologia cognitiva Modificações cognitivas no envelhecimento cerebral Envelhecimento e plasticidade neuronal Módulo 7 - Neuropsicologia das demências (28 horas) Conceitos básicos de neuroanatomia e neurofisiológica: Funções cognitivas Demências: conceito, perfis cognitivo e comportamental: Défice Cognitivo ligeiro, Doença de Alzheimer, Demência Fronto-temporal, Demência com Corpos de Levy Abordagem da terapêutica farmacológica Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar Módulo 8 - Psicopatologia do envelhecimento (24 horas) Conceitos básicos Perturbação de Ansiedade Perturbação Cognitivas: Delirium Perturbação do estado de ânimo: Depressão Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar Módulo 9 - Luto e viuvez (8 horas) Perda do parceiro e suas consequências Manifestações afetivas Manifestações comportamentais e cognitivas Módulo 10 - Maus tratos (24 horas) Definição e concetualização de maus tratos Tipologia dos maus tratos Características da vítima e do agressor Situações onde se podem detetar situações de maus tratos Avaliação: Instrumentos existentes Intervenção multidisciplinar Módulo 11 - Envelhecimento e prestação de cuidados (20 horas) Ser-se cuidador O processo de iniciação O perfil do cuidador As características das tarefas desempenhadas Impacto dos cuidados na dinâmica familiar: no cuidador familiar; no recetor de cuidados; nas relações familiares Apoios formais – a família, o idoso e o(s) cuidador(es) formais Relação família, idosos e instituições/profissionais Triângulo comunicacional Relações entre família e profissionais Relação cuidador(es) formais e cuidador(es) informais Promover boas relações Cuidados comunitários: centros de dia, centros de convívio e apoio domiciliário Cuidados institucionalizados Institucionalização temporária – hospitalização Relação com os profissionais de saúde Institucionalização permanente: lares de idosos O processo de institucionalização O relacionamento entre lar, idoso e família Módulo 12 - Intervenção (32 horas) Importância da equipa multidisciplinar nas instituições geriátricas Psicogerontomotricidade: promover as funções executivas Psicogerontologia grupal: características cognitivas e emocionais dos idosos Terapia Narrativa, o Trabalho com as famílias Grupos psicoeducativos para cuidadores 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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Portugal (Todas as cidades)
INSCRIÇÕES ABERTAS Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal www.cognos.pt www.cognos.pt/p_arqueologia.html Em qualquer parte em formato e-Learning 1. Destinatários Habilitações mínimas: Licenciatura. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, ou superior. Titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo. Potenciais interessados e curiosos que pretendam adquirir conhecimentos nesta área. 2. Objetivo Geral No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção em equipas de multidisciplinares da área da História e Arqueologia, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, nas áreas da investigação e prática de campo, no âmbito de trabalhos arqueológicos. 3. Objetivos Específicos - Demonstrar conhecimentos teóricos e práticos relativamente à praxis arqueológica; - Compreender a importância da salvaguarda do património histórico-arqueológico; - Demonstrar preparação para uma atitude de trabalho pluri e interdisciplinar; - Evidenciar visão abrangente e crítica do passado humano; - Demonstrar conhecimentos sobre a história humana e os seus testemunhos materiais; - Demonstrar um conhecimento genérico da cultura material dos diferentes períodos; - Conhecer as metodologias e técnicas do trabalho arqueológico; - Demonstrar competências no âmbito da interpretação e contextualização dos vestígios arqueológicos; - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação. 4. Plano Curricular Módulo 1 - Arquelogia: Noções básicas fundamentais (10 horas) O que é a Arqueologia? Quem é o Arqueólogo? A imagem social do Arqueólogo A atualidade: o Arqueólogo como cientista Introdução aos objetivos e processos da Arqueologia O questionário da Arqueologia Os processos/métodos da Arqueologia Módulo 2 - História da arqueologia (20 horas) As Origens da Arqueologia O Período dos Antiquários e Viajantes As Primeiras Abordagens Sistemáticas e Científicas – século XIX - início do XX A Afirmação da Arqueologia como Ciência – século XX Módulo 3 - As Evidências Arqueológicas: O que chega até nós? (15 horas) Categorias básicas de vestígios arqueológicos A importância do contexto arqueológico Processos de formação do registo arqueológico Processos culturais Processos naturais A preservação de materiais orgânicos A preservação de materiais inorgânicos A preservação de materiais inorgânicos: condições extremas Módulo 4 - Pré-história e história antiga (30 horas) O Paleolítico Paleolítico Inferior Paleolítico Médio Paleolítico Superior O Mesolítico O Neolítico Módulo 5 - Materiais arqueológicos (30 horas) Os Materiais Arqueológicos Cerâmica Técnicas de Produção Nomenclatura, Formas e Partes dos Recipientes Marcas e Inscrições Grupos Cerâmicos Vidro O Estudo do Vidro em Portugal e na Europa Breve História do Vidro O Vidro como Material Técnicas de Fabrico Introdução à Tipologia do Vidro Pré-Romano e Romano Módulo 6 - Metodologia arqueológica(30 horas) Preparação de uma Intervenção Arqueológica/Trabalho Arqueológico de Campo Métodos de Prospeção Arqueológica Prospeção de Superfície ou de Reconhecimento Cartografia Instrumentos de Localização Métodos de Escavação Arqueológica Equipamento de Escavação Sondagens Arqueológicas ou Diagnóstico Escavação em Área Técnicas de Registo Arqueológico de Campo Registo Fotográfico Registo Gráfico Módulo 7 - Métodos de datação e cronologia (15 horas) Métodos de Datação - Introdução Métodos de Datação Relativa Métodos de Datação Absoluta Módulo 8 - Explicação e interpretação da realidade arqueológica (20 horas) Arqueologia Histórico-Cultural Arqueologia Processual ou Nova Arqueologia Arqueologia Pós-Processual ou Contextual Módulo 9 - A arqueologia e o público (5 horas) A Importância da Arqueologia O Nacionalismo e os seus símbolos A Arqueologia e Ideologia A Quem Pertence o Passado? Os Museus e o Regresso dos Achados ao seu País de Origem Escavação em Cemitérios A Arqueologia e o Judaísmo Os Aborígenes Australianos O Uso do Passado O Turismo Lições de Economia retiradas do passado Agricultura nos Andes Desde Lições de Construção até à História de Doenças Conservação e Destruição Estragos Causados Pelo Roubo de Património Arqueológico O Cuidado com sítios Protegidos A Arqueologia e a Compreensão do Público Módulo 10 - Legislação arqueológica e patrimonial (15 horas) Legislação Internacional: Principais Cartas e Recomendações Enquadramento Legal da Arqueologia em Portugal Breve Historial da Legislação Arqueológico-Patrimonial em Portugal Direito do Património Cultural Português Lacunas na Legislação Competências da Tutela A Arqueologia e a Administração Local: as Autarquias Ética e Deontologia dos Profissionais de Arqueologia 6. Certificado Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
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A da Rainha (Lisboa)
Procura um bom parceiro 45+ Procuro um homem simpático entre os 45 e os 60 anos para lazer, viagens e quem sabe até um futuro a dois. Tenho 31/163/57 attr.NR, trabalho, activo, interessado em cultura e diversão. Procura um NR forte (fortemente construído), bem cuidado, funcional e móvel, sem animais de estimação ou outras obrigações. De preferência não um académico... e de preferência não um milionário (como eu),... mas deve ser de confiança e amável. Terei todo o gosto em conhecê-lo pessoalmente tomando um café ou fazendo algo juntos. ficaria feliz.. Pode contactar-me por e-mail para nancy nancynfor735@gmail.com
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